BRMX publica nesta quinta-feira, 26, a primeira parte da retrospectiva 2013. Acompanhe abaixo os fatos que marcaram o primeiro semestre desta temporada, com links para as matérias originais.
>>> Leia a segunda parte da retrospectiva!
Bom proveito!
:: Janeiro
Janeiro sempre é marcado pelas primeiras etapas do AMA Supercross. E 2013 foi surpreendente porque Davi Millsaps apareceu vencendo a etapa de abertura, em Anaheim.
Dia 5 – Davi Millsaps surpreende e vence na abertura do AMA SX 2013
Mais importante que isso foi o anúncio da aposentadoria de Kevin Windham, no dia 19 de janeiro. Um dos ícones do esporte pendurou as botas e deixou os fãs saudosos do número #14. O BRMX fez uma matéria especial relembrando a história dele. Acesse!
Dia 19 – relembre a história de Kevin Windham
No fim de janeiro, o mundo off-road comemorou o retorno de Felipe Zanol ao Brasil após o atleta ter passado por momentos muito difíceis nos Estados Unidos, onde se acidentou em dezembro de 2012.
Zanol voltou para Belo Horonte, Minas Gerais, se recuperou, e atualmente está bem melhor, dando palestras e ajudando o motociclismo a se desenvolver. Quem sabe em breve ainda veremos ele dando umas voltinhas de moto 😉
Dia 24 – Zanol volta ao Brasil
:: Fevereiro
Olha quem voltou! No dia 24 de fevereiro, James “Bubba” Stewart voltou a vencer no AMA Supercross, coisa que não fazia há 11 meses. O fato marcou o mês, mas de nada adiantou na campanha de Bubba na temporada. O piloto da Suzuki acabou apenas na décima colocação do campeonato.
Dia 24 – Bubba volta a vencer após quase um ano no AMA SX
Outro fato que marcou o mês foi a desistência de Balbi Junior da categoria 450 no AMA Supercross. Balbi previa correr as dez primeiras etapas do AMA SX, mas sofreu uma queda forte na quinta rodada e, por recomendação dos médicos, ficou em repouso, fora das corridas de San Diego e Arlington. Depois, abandonou para se focar nos treinos de motocross para a temporada brasileira.
Dia 21 – Balbi desiste de continuar sua participação no AMA SX 2013
:: Março
Mês movimentado.
O Mundial de Motocross começou com vitória de Clement Desalle e Jeffrey Herlings, no Catar. Marvin Musquin venceu pela primeira vez em sua carreira uma etapa do AMA Supercross. O brasileiro Enzo Lopes foi campeão da categoria Mini Sr 12-15 do Ricky Carmichael Daytona Amateur Supercross. Felipe Zanol concedeu sua primeira entrevista depois do acidente que o tirou do circuito. Ben Townley se aposentou e o BRMX lançou novas camisetas!
Ufa! Coisa pra caramba. Acompanhe tudo em detalhes nos links abaixo:
Dia 2 – Desalle e Herlings vencem GP do Catar na abertura do Mundial de Motocross 2013
Dia 6 – Felipe Zanol concede primeira entrevista após o acidente
Dia 12 – Enzo Lopes é campeão no campeonato de Ricky Carmichael
Dia 13 – Marvin Musquin vence pela primeira vez no AMA Supercross
Dia 15 – BRMX apresenta nova coleção de camisetas
Dia 31 – Ben Townley se aposenta após repetidas lesões
:: Abril
Mês da única edição da história do X Games no Brasil. O BRMX esteve presente em Foz do Iguaçu, Paraná, e trouxe uma cobertura diferente. Infelizmente, a edição de 2014 foi cancelada pelos organizadores.
Dia 19 – BRMX completa 360º no X Games Brasil
Dia 26 – Análise final do X Games Brasil com olhar crítico do BRMX
No motocross, mês de abertura do Brasileiro MX e do Arena Cross. Wellington Garcia e Thales Vilardi foram os vencedores no MX e Carlos Campano e Paulo Alberto dominaram a abertura do AX.
Dia 14 – Wellington Garcia vence abertura do Brasileiro MX
Dia 20 – Gringos no alto do pódio do Arena Cross 2013
No fim do mês, Ryan Villopoto venceu em Salt Lake City e conquistou o tricampeonato no Supercross, entrando para a lista de raros pilotos que conquistaram este título três vezes consecutivas.
Dia 27 – Villopoto é tricampeão
:: Maio
Este mês começou muito bem! No dia 1º de maio, o BRMX encontrou uma das maiores lendas do motocross brasileiro: Moronguinho. O ícone estava treinando em São José, Santa Catarina, para participar de um evento especial no GP Brasil do Mundial de Motocross.
Dia 1º – Moronguinho volta às pistas de 450
Em maio, a final do AMA Supercross premiou o alemão Ken Roczen e o estadunidense Wil Hahn como campeões da categoria 250 – Roczen foi o décimo estrangeiro e o primeiro alemão a fazer tal façanha. O Brasil recebeu a sétima etapa do Mundial de Motocross, em Penha Santa Catarina. No mesmo evento, o Brasil foi anunciado como sede do Motocross das Nações 2017 (que mais tarde, em dezembro, seria cancelado).
Dia 4 – Ken Roczen e Wil Hahn são campeões do AMA SX
Dia 17 – Brasil anunciado como sede do Motocross das Nações em 2017
Dia 19 – Herlings e Cairoli vencem GP Brasil com Superfinal