Ryan Villopoto e Cole Seely vencem na abertura do AMA Supercross 2012


Angel Stadium recebeu 45 mil pessoas que lotaram as arquibancadas na abertura do AMA Supercross 2012 – Foto: Divulgação

O público brasileiro driblou o sono e avançou a madrugada de domingo, 8 de janeiro, para assistir às vitórias de Ryan Villopoto, na Supercross Class, e Cole Seely, na Lites-Costa Oeste, durante a abertura da temporada 2012 do AMA Supercross. A prova foi disputada no Angel Stadium, em Anaheim, Califórnia, e o BRMX transmitiu AO VIVO todo o evento.

O ano se iniciou da mesma forma que o supercross se despediu de 2011, com Ryan Villopoto, Chad Reed e Ryan Dungey ocupando suas posições no pódio do Main Event e repetindo exatamente a ordem da classificação final da última temporada. Para manter o roteiro, Bubba voltou a cometer os mesmos erros que prejudicaram seu desempenho no ano passado. Ele caiu enquanto lutava pela segunda posição com Reed faltando poucas voltas para o fim da corrida e amargou a sexta posição.

Villopoto largou na frente, conquistou o holeshot e chegou a abrir 18 segundos de vantagem para Reed durante a prova. No fim, o atual campeão da Supercross Class optou por se poupar e tirou a mão do acelerador, chegando 12 segundos na frente do segundo colocado.

– Larguei bem, assumi a primeira posição e tive pista livre para pilotar com segurança e tranquilidade. Sinto que estamos (equipe) mais preparados agora do que no início da temporada passada – afirmou o piloto da Monster Energy Kawasaki.

Reed só foi ameaçado no fim da corrida, quando Bubba e Dungey alcançaram o vice-líder e passaram a pressionar. Depois da queda de Bubba, Reed precisou somente controlar as investidas de Dungey para terminar dois pontos atrás de Villopoto.

– Estou feliz por terminar em segundo. Foi um bom começo. Vamos para a próxima semana e ver o que poderemos fazer – avaliou o manda-chuva da Two Two Motorsports.

 

:: Assista à prova da Supercross Class

 

Sem enfrentar dificuldades, Cole Seely garantiu a primeira vitória da temporada para a equipe Troy Lee Designs Lucas Oil Honda ao liderar nove das 15 voltas do Main Event entre as 250cc. Seely conquistou a posição de Tyla Rattray, que precisou defender o segundo lugar das investidas de Dean Wilson.

Mas, o escocês se desconcentrou na última volta, perdeu a chance de chegar em Rattray e ainda foi surpreendido por Eli Tomac, que atacou e fez Wilson perder o equilíbrio. Marvin Musquin aproveitou para tomar a quarta posição, e Ryan Sipes arrecadou o quinto lugar. Wilson terminou em sexto.

Jean Ramos estreou na competição com uma boa largada na Heat, mas foi derrubado e parou na LCQ – Foto: Divulgação

O brasileiro Jean Ramos terminou em 15º lugar na Heat 2 da Lites e na 13ª posição na LCQ. Adam Chatfield esteve muito próximo de se classificar para o Main Event ao terminar na 10ª colocação da Heat 1. Na LCQ, o inglês ficou em 11º lugar da bateria que garantiu Eli Tomac e Ryan Sipes no evento principal.

– Na Heat larguei em terceiro e me derrubaram na segunda curva. Na Last (Chance Qualifying) larguei mal e não rendi muito. Foi uma boa experiência. Vamos pra próxima! – comentou Jean Ramos em seu perfil no Facebook logo após a prova.

A segunda etapa do AMA Supercross 2012 será disputada em Phoenix, no Arizona, na madrugada do próximo domingo, 15 de janeiro – horário brasileiro de verão.

 

:: Veja o Main Event da Lites

Resultados

Supercross Class

1) Ryan Villopoto
2) Chad Reed
3) Ryan Dungey
4) Justin Brayton
5) Jake Weimer
6) James “Bubba” Stewart
7) Andrew Short
8) Kevin Windham
9) Mike Alessi
10) Josh Hansen

Lites – Costa Oeste

1) Cole Seely
2) Tyla Rattray
3) Eli Tomac
4) Marvin Musquin
5) Ryan Sipes
6) Dean Wilson
7) Jason Anderson
8) Wil Hahn
9) Zach Osborne
10) Travis Paker

 

Classificação

Supercross Class

1) Ryan Villopoto – 25 pontos
2) Chad Reed – 22 pontos
3) Ryan Dungey – 20 pontos
4) Justin Brayton – 18 pontos
5) Jake Weimer – 16 pontos
6) James “Bubba” Stewart – 15 pontos
7) Andrew Short – 14 pontos
8) Kevin Windham – 13 pontos
9) Mike Alessi – 12 pontos
10) Josh Hansen – 11 pontos

Lites – Costa Oeste

1) Cole Seely – 25 pontos
2) Tyla Rattray – 22 pontos
3) Eli Tomac – 20 pontos
4) Marvin Musquin – 18 pontos
5) Ryan Sipes – 16 pontos
6) Dean Wilson – 15 pontos
7) Jason Anderson – 14 pontos
8) Wil Hahn – 13 pontos
9) Zach Osborne – 12 pontos
10) Travis Paker – 11 pontos