Tudo pronto para a oitava etapa do Mundial de Motocross 2014 na Inglaterra!

Yamaha
Matterley Basin
Circuito de Matterley Basin – Foto: Youthstream

 

Em meio à refrescante vegetação dos campos de Winchester, na Inglaterra, está um dos maiores circuitos do calendário 2014: Matterley Basin se prepara para sediar a oitava etapa do Mundial de Motocross neste fim de semana, dias 24 e 25. Acontece também, simultaneamente, a terceira etapa dos campeonatos europeus EMX250 e EMX300, além da segunda etapa do Honda EMX150.

 

MXGP 

Tendo vencido duas baterias na Espanha, na etapa passada do Mundial – coisa que não fazia desde 14ª etapa do Mundial de 2013 – o belga Clement Desalle, da Rockstar Energy Suzuki, assumiu a vice-liderança da competição na categoria MXGP. Com este desempenho, o piloto certamente virá confiante para o fim de semana em Matterley Basin para tentar pegar a liderança do campeonato.

Já o piloto Jeremy Van Horebeek, da Yamaha Factory Racing, está começando a encher sua sala de troféus rapidamente. Jeremy, que também é belga, ficou com o segundo lugar na última etapa em Talavera de la Reina, na Espanha, e vem sendo o piloto mais consistente este ano. Van Horebeek está em terceiro na tabela e parece estar muito perto de conquistar sua primeira vitória na MXGP.

>>> Veja a tabela completa de classificação do campeonato

Ocupando seu lugar como terceiro belga entre os quatro primeiros da tabela do Mundial, está o veterano da Rockstar Energy Suzuki, Kevin Strijbos. Ele está solitário na quarta posição, 56 pontos atrás de Van Horebeek e 15 pontos na frente de Gautier Paulin, francês da Monster Energy Kawasaki que segue em quinto.

 

Antonio Cairoli no GP da Espanha em 2014
Antonio Cairoli – Foto: Ray Archer / KTM

 

Enquanto isso, levando a placa vermelha, o atual campeão e piloto da Red Bull KTM, Antonio Cairoli, teve um fim de semana difícil na Espanha. Mas isso não foi nada se comparado a quão dura foi esta última semana para o campeão, quando perdeu seu pai. Apesar disso, ele estará presente em Matterley Basin para defender a liderança.

>>> FIM faz inspeção e confirma motor de 350cc na KTM de Cairoli. 
>>> Video: Cairoli versus Desalle no GP da Espanha! 

Jake Nicholls, da equipe Wilvo Forkrent KTM, registrou o melhor resultado de sua carreira na MXGP na última etapa na Espanha, com um notável sexto lugar. Pelo trabalho que tem apresentado, é fácil esquecer que o piloto é novato na categoria principal. Na última temporada, em Matterley, quando ainda corria pela MX2, Nicholls quase venceu a etapa, o que pode significar que o jovem piloto vem com tudo para um bom resultado na pista.

A etapa na Inglaterra vai ser um recomeço para Tommy Searle na MXGP. O piloto da equipe CLS Kawasaki Monster Energy fez uma breve aparição no GP da Holanda, em Valkenswaard, mas decidiu que era muito cedo para voltar pras pistas. Agora, com mais confiança, não há nenhuma razão para que o favorito dos britânicos não corra por uma sólida colocação entre os dez primeiros.

 

:: MXGP – classificação dos top-10 após sete etapas 
1. Antonio Cairoli (ITA), KTM, 304 p.
2. Clement Desalle (BEL), Suzuki, 280 p.
3. Jeremy Van Horebeek (BEL), Yamaha, 276 p.
4. Kevin Strijbos (BEL), Suzuki, 220 p.
5. Gautier Paulin (FRA), Kawasaki, 205 p.
6. Maximilian Nagl (GER), Honda, 166 p.
7. Steven Frossard (FRA), Kawasaki, 142 p.
8. Evgeny Bobryshev (RUS), Honda, 136 p.
9. Joel Roelants (BEL), Honda, 134 p.
10. Xavier Boog (FRA), Honda, 134 p.

 

:: Podio de 2013 da MXGP em Matterley Basin
1. Clement Desalle
2. Kevin Strijbos
3. Evgeny Bobryshev

:: Pole de 2013 da MXGP em Matterley Basin: Antonio Cairoli

 

MX2  

Herlings_MXGP_6_NL_2014
Jeffrey Herlings – Foto: Youthstream

 

– Eu não tenho andado muito este ano – disse Jeffrey Herlings, da equipe Red Bull KTM, ao longo das coletivas de imprensa no início do ano, levantando dúvidas. Era verdade, apenas uma desculpa, ou os outros estavam ficando mais fortes? Após as duas últimas etapas é seguro dizer que Jeffrey “The Bullet” Herlings está de volta, e está pronto para fazer novas declarações enquanto se dirige para o seu terceiro título mundial consecutivo.

Embora Dylan Ferrandis e Arnaud Tonus, ambos da CLS Kawasaki Monster Energy, tenham tido seus momentos de glória este ano, a dupla já percebeu que não há tempo para descansar e curtir o bom momento, já que o holandês voltou a voar a toda velocidade e está pronto para deixá-los na poeira caso deem bobeira.

Ficou claro que o jovem francês da equipe Wilvo Nestaan Husqvarna, Romain Febvre, teve coração de leão nas últimas corridas, mas ele terá que arrumar uma maneira de acabar com as cãibras se ainda quer lutar por um lugar no pódio no final do ano.

Quanto ao herói local, da equipe BikeIT Yamaha Cosworths, Max Anstie, ele provavelmente vai dar o que falar neste fim de semana. O bem humorado inglês parece estar sempre sorridente e é agradável vê-lo na pista. Quando está com a cabeça no lugar, o rapaz de cabelos ruivos pode muito bem brigar pela vitória.

 

:: MX2 – classificação dos top-10 após sete etapas
1. Jeffrey Herlings (NED), KTM, 294 p.
2. Arnaud Tonus (SUI), Kawasaki, 267 p.
3. Romain Febvre (FRA), Husqvarna, 232 p.
4. Dylan Ferrandis (FRA), Kawasaki, 225 p.
5. Jordi Tixier (FRA), KTM, 215 p.
6. Glenn Coldenhoff (NED), Suzuki, 176 p.
7. Tim Gajser (SLO), Honda, 171 p.
8. Aleksandr Tonkov (RUS), Husqvarna, 170 p.
9. Jose Butron (ESP), KTM, 159 p.

 

:: Podio de 2013 da MX2 em Matterley Basin
1. Glenn Coldenhoff
2. Jake Nicholls
3. Jose Butrón

:: Pole de 2013 da MX2 em Matterley Basin: Jordi Tixier

 

:: Transmissão

Você pode acompanhar o os tempos cronometrados ou comprar a transmissão neste link. A Bandsports, canal brasileiro por assinatura, transmite no domingo.

 

Programação – horários de Brasília
7h55 – MX2 Race 1
8h55 – MXGP Race 1

11h – MX2 Race 2
12h – MXGP Race 2

Yamaha