Brasileiro MX: Treinos na manhã deste sábado são cancelados em Pedra Bonita por falta de segurança

||

espera2brmx
Sem moto na pista, o jeito é esperar – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Os treinos matinais deste sábado, 31, da segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2014, em Pedra Bonita, Minas Gerais, foram cancelados pela por falta de segurança.

Um helicóptero é aguardado para ficar de plantão ao lado da pista e fazer o resgate em caso de um acidente grave. Os pilotos se recusam a entrar no circuito sem que este helicóptero esteja no local. O próprio diretor de Motocross da CBM (Confederação Brasileira de Motocross), Roberto Boettcher, não libera a pista até a chega do aparelho.

Na sexta-feira, 30, quando os pilotos demonstraram preocupação sobre o assunto, a organização chegou a prometer dois helicópteros. Mas, às 9h da manhã deste sábado, quando deveriam iniciar os treinos livres, nenhum helicóptero havia chegado.

Pediu-se então um adiamento de uma hora na programação. Porém, até o meio-dia, o helicóptero ainda não havia chegado. Vale dizer que as ambulâncias e uma UTI móvel já estavam no local.

>>> Pilotos demonstram preocupação com a segurança em Pedra Bonita

A programação foi refeita. A categoria MX3, que deve ter sua prova realizada ainda neste sábado, perdeu os treinos livres e vai direto para os cronometrados às 13h. Depois, MX1, MX2 e Júnior realizam treinos livres. Os cronometrados e provas destas categorias estão previstos para acontecer no domingo, 1º de junho.

Os atletas alegam que a pista oferece muitos riscos. Dizem que o solo é muito duro e isso vai fazer com as motos andem rápido demais. Além disso, não há área de escape. A pista vai e volta em paralelo, muito próxima. Se um piloto se perde e sai do traçado, pode bater de frente com outro que vem na reta oposta.