Todas as atenções voltadas para a final do Mundial de Motocross 2015, em Glen Helen, neste fim de semana

glenhelen_youthstream
Glen Helen recebe últimos ajustes para o final de semana – Crédito: Youthstream

 

Neste fim de semana, 19 e 20 de setembro, uma das pistas mais famosas do mundo recebe a final do Mundial de Motocross 2015. Glen Helen, nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, é o palco do evento a partir desta sexta-feira.

A primeira vez que a pista recebeu o Mundial foi em 1990, com a vitória do belga Eric Geboers. Na sequência, em 1991 e 1992, Jean-Michel Bayle, atual chefe de equipe da Honda HRC, venceu os GPs. E só após dezoito anos, em 2010, Glen Helen voltou a receber o campeonato, tendo a vitória de Antonio Cairoli na MXGP e Marvin Musquin na MX2. O interessante é que, tanto Cairoli quanto Marvin estarão na pista este fim de semana outra vez.

O campeão da temporada 2015 na MXGP, Romain Febvre (Yamaha), nunca correu nos Estados Unidos e está ansioso para disputar uma prova em território desconhecido, com vários americanos na pista. A disputa da categoria nessa final fica pelo vice-campeonato, entre o francês Gautier Paulin e o russo Evgeny Robryshev, ambos da Honda, com uma diferença de 27 pontos. O favorito é Paulin, que garantiu três vitórias durante a temporada, enquanto Bobryshev não conquistou nenhuma.

>>> Confira a classificação do campeonato

O norte-americano Cooper Webb (Yamaha), vencedor do AMA Supercross 2015 na 250 Oeste, também vai participar da prova, estreando na categoria MXGP. O brasileiro Balbi Junior (Kawasaki), que participará dessa etapa, deu uma entrevista ao BRMX contando sobre seus treinos na pista – confira aqui.

Finalmente, o título da MX2 será definido nesse domingo. Tim Gajser (Honda), que conta com 3 vitórias nessa temporada, lidera o campeonato com 18 pontos a mais que Pauls Jonass (KTM), que venceu apenas uma vez. Em terceiro lugar está Max Anstie (Kawasaki), que tem uma pequena chance de levar o campeonato. O piloto da Kawasaki tem oito vitórias em 2015 e está com 506 pontos na tabela, 50 a menos que o líder, Gajser.

 

:: Confira a programação do evento no domingo, 20 (horário de Brasília)

MX2 – 16h | Primeira bateria
MXGP 17h | Primeira bateria
MX2 – 19h | Segunda bateria
MXGP – 20h | Segunda bateria

A Bandsports transmite ao vivo. Confira a programação da emissora.