Sexta etapa do AMA SX 2013 marca despedida temporária de Jean Ramos e da Costa Oeste

||

Previsão de tempo bom deve evitar guarda-chuvas em San Diego – Foto: Feld Motorsports

Cada corrida uma história diferente. Um tanto óbvio, mas esta é a marca da temporada 2013 do AMA Supercross, que chega a sexta de 17 etapas neste sábado, 9, com prova em San Diego, Califórnia.

>>> Assista as corridas ao vivo! – Acompanhe os treinos a partir das 20h do horário brasileiro. As corridas classificatórias começam à 1h30 da madrugada de domingo, 10.

A etapa é significativa também para o brasileiro Jean Ramos, que faz sua despedida da competição, cumprindo a meta de correr as seis primeiras etapas da categoria 250, na Costa Oeste. Até aqui, conseguiu o acesso a três Main Events, acumulou 14 pontos, e está na vigésima colocação do campeonato.

A despedida, porém, pode ser temporária. Existe a possibilidade de Jean Ramos regressar aos Estados Unidos quando a competição voltar para a Costa Oeste para as etapas derradeiras de Seattle e Salt Lake City (dias 20 e 27 de abril), além da final em Las Vegas, dia 4 de maio. 

Já Balbi Junior, que compete na 450, está fora da etapa por causa do tombo sofrido em Anaheim, há uma semana – saiba mais aqui.

>>> Faça sua aposta no Bolão BRMX e concorra a prêmios!

Para que você faça sua própria previsão, o BRMX fez um pequeno balanço das primeiras etapas, citando os principais nomes da competição. Davi Millsaps, Justin Barcia, Ryan Villopoto (duas vezes) e Ryan Dungey venceram as etapas até aqui, em noites (quase sempre) cheias de surpresas.

Davi Millsaps, com quatro pódios em cinco corridas, é o líder da 450 e o piloto mais consistente até o momento. Seu pior resultado foi um quarto lugar em Anaheim 2.  

Ryan Villopoto, o favorito ao título, vive altos e baixos. Ganhou duas etapas, ficou em segundo noutra, mas teve um 16º e um 8º lugar na primeira e quinta rodadas, respectivamente. Está na quarta posição da tabela de classificação. Está 17 pontos atrás de Millsaps.

Desempenho semelhante a Ryan Dungey, o herói do sábado passado e atual vice-líder da categoria. Ele tem três pódios (sendo um com vitória), mas ficou fora do TOP 5 nas outras rodadas. Está 14 pontos atrás do líder.

Trey Canard, o terceiro colocado da categoria, acumula bons resultados e boas corridas (à exceção da quinta etapa). Vinha se mantendo no TOP 5 com dois segundo lugares, um quarto e um quinto, mas viveu noite ruim em Anaheim 3 e acabou na sétima posição. Tem 15 pontos a menos que o líder.

Chad Reed vinha numa crescente, repetindo o quarto lugar nas duas rodadas iniciais, pegando pódio na terceira etapa, mas sofreu quedas na quarta e quinta corridas e se afastou dos líderes. Mesmo assim, fecha o TOP 5 da classificação.

Entre os favoritos ao título (mas cada vez mais longe de alcançá-lo), Justin Barcia e James “Bubba” Stewart figuram na sétima e oitava posições, respectivamente. Barcia teve melhores resultados, mas acumulou dois DNF (Did Not Finish – não terminou a corrida). E Bubba, apesar de veloz nos treinos, teve o melhor desempenho apenas na quinta etapa, um quarto lugar.

:: Veja como será a pista de San Diego

Já na categoria 250, só existe uma briga: Tomac X Roczen, apesar de Martin Davalos ter crescido na etapa passada e Cole Seely ser um bom piloto.

O especial da categoria na Costa Oeste é que ela terá uma pausa de nove semanas após a rodada de San Diego. Neste período, alguns pilotos como Eli Tomac devem disputar corridas de 450 na Costa Leste, enquanto outros podem aproveitar para se aprimorar ou recuperar lesões.

:: Classificação da 250
1) Ken Roczen – 116 pontos
2) Eli Tomac – 96
3) Cole Seely – 89
4) Martin Davalos – 70
5) Jason Anderson – 68
Completo

:: Classificação da 450
1) Davi Millsaps – 107
2) Ryan Dungey – 93
3) Trey Canard – 92
4) Ryan Villopoto – 90
5) Chad Reed – 81
Completo