A 42ª edição do AMA Supercross inicia na madruga deste domingo, 4 de janeiro, com a disputa da primeira etapa da temporada em Anaheim, Califórnia, Estados Unidos. Para os fãs brasileiros que costumam virar a noite ADRENADOS em frente ao computador, tablet ou smartphone, isso significa diversão até o dia 2 de maio, quando a temporada chega ao fim depois de 17 TREPIDANDES rodadas.
Inaugurado em 1974, o campeonato norte-americano de SX se tornou a principal atração do mundo do motocross, angariando legiões de fãs a cada noite de sábado ao redor de todo mundo a ponto de se tornar oficialmente o Mundial de Supercross da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) a partir de 2004.
Todas etapas acontecem dentro de estádios de futebol americano ou baseball (como o da foto acima), com garantia de mais de 40 mil espectadores nas arquibancadas e transmissão ao vivo na televisão dos EUA e na internet.
Como em anos anteriores, o BRMX é a “casa do AMA SX para brasileiros e latino-americanos”. Com informações precisas, rápidas, detalhadas, e transmissões ao vivo, a Rede BRMX traz para você todos os detalhes da competição, seja no site, no Instagram, no Twitter, no Google Plus ou no Facebook.
Abaixo você acompanha um guia especial para esta rodada de abertura. Analisando estes detalhes, você terá todas as informações que precisa para acompanhar o evento sem perder nenhum lance!
Acompanhe!
Como faço para assistir ao vivo?
A transmissão do AMA SX no Brasil será apenas pela internet. Você sempre encontrará a transmissão no link “AMA AO VIVO” localizado no menu do site, ali em cima, na barrinha cor de rosa.
>>> Clique aqui para ver a transmissão ao vivo
Esta primeira etapa, por causa do fuso horário, começa à 1h da madrugada de domingo, 4 de janeiro. Fique ligado!
:: Janela de transmissão ao vivo
:: Transmissão dos treinos
Você pode assistir aos treinos também. Eles começam às 18h50 de sábado, 3. Clique aqui para ser redirecionado
Destaques da categoria 450
Três grandes mudanças
Todos os anos apresentam novidades. Desta vez, três grandes pilotos mudaram de equipe para 2015. Ken Roczen saiu da Red Bull KTM para a RCH Suzuki. Davi Millsaps se mudou da Rockstar Energy KTM para assumir a vaga de Villopoto na Monster Energy Kawasaki. E Justin Barcia largou a Honda Muscle Milk para integrar a JGR Yamaha. São mudanças interessantes e todos eles tiveram tempo de sobra para se adaptar à nova casa. Quem será que leva a melhor?
:: Vídeo de apresentação da Red Bull KTM com Dungey, Wilson, Hill e Musquin
:: Vídeo mostra um dia na vida de Ken Roczen
Sem favorito
Pré-temporada forte
Mais um australiano na área
Husqvarna is back, baby!
:: Trey Canard e Cole Seely pela Honda Muscle Milk
#bubbafora
E na 250?
Estreantes
Sai Honda e entra KTM
:: Jean Ramos é o Brasil no AMA SX
O brasileiro Jean Ramos fará sua terceira temporada de AMA SX na 250. Já correu uma de Honda, outra de Kawasaki e agora vai de Yamaha. Seu melhor resultado foi um 14º lugar em 2013. Abaixo o vídeo de um de seus últimos treinos antes da estreia! Assista!
Concorra a prêmios
O Bolão BRMX é uma brincadeira que acontece todos os anos. Você aposta nos nomes de sua preferência e concorre a prêmios. Você também pode chamar seus amigos e utilizar o Bolão BRMX para fazer uma aposta interna com eles! É divertido. Participe!
Conheça a pista da etapa de abertura
Formato de disputa
– Treinos livres: apenas para os pilotos reconhecerem a pista
– Treinos cronometrados: apenas os 40 pilotos que fizerem o melhor tempo passam para as corridas da noite. Os melhores tempos escolhem primeiro o gate nas corridas classificatórias (Heats 1 e 2).
250SX
– Classificatória 1 (ou Heat 1): 6 voltas de corrida, 20 pilotos no gate. Os 9 primeiros passam direto para a final (Main Event)
– Classificatória 2 (ou Heat 2): 6 voltas de corrida, 20 pilotos no gate. Os 9 primeiros passam direto para a final (Main Event)
– Repescagem (ou LCQ – Last Chance Qualifier): 4 voltas de corrida, 22 pilotos no gate. Os 4 primeiros passam para a final.
– Final (ou Main Event): 15 voltas, 22 pilotos no gate.
450SX
– Classificatória 1 (ou Heat 1): 6 voltas de corrida, 20 pilotos no gate. Os 4 primeiros passam direto para a final (Main Event), enquanto os demais vão para as Semis
– Classificatória 2 (ou Heat 2): 6 voltas de corrida, 20 pilotos no gate. Os 4 primeiros passam direto para a final (Main Event), enquanto os demais vão para as Semis
– Semi 1: 5 voltas de corrida, 16 pilotos no gate (vindos das Heats). Os 5 primeiros passam para a final (Main Event).
– Semi 2: 5 voltas de corrida, 16 pilotos no gate (vindos das Heats). Os 5 primeiros passam para a final (Main Event).
– Repescagem (ou LCQ – Last Chance Qualifier): 4 voltas de corrida, 22 pilotos no gate. Os 4 primeiros passam para a final.
– Final (ou Main Event): 20 voltas, 22 pilotos no gate.
:: Atração extra
Quem não conhece a Miss SX Dianna Dahlgren? Confira o vídeo mais recente da “moça da placa”!
Formação das equipes
Yoshimura Suzuki
James Stewart – 450
Blake Baggett – 450 (ex-Pro Circuit Kawasaki)
RCH Suzuki
Ken Roczen – 450 (ex-Red Bull KTM)
Broc Tickle – 450
Toyota JGRMX Yamaha
Justin Barcia – 450 (ex-Honda Muscle Milk)
Weston Peck – 450 (ex-Suzuki)
Monster Energy Kawasaki
David Millsaps – 450 (ex-Rockstar Energy KTM)
Wil Hahn – 450 (ex-GEICO Honda)
Discount Tire Racing Kawasaki Two Two Motorsports
Chad Reed – 450
Josh Grant – 450 (ex-Yamaha JGR)
Rockstar Energy Racing Husqvarna (nova equipe)
Jason Anderson – 450 (ex-Rockstar Energy KTM)
Martin Davalos – 250 (ex-Pro Circuit Kawasaki)
Zach Osborne – 250 (ex-GEICO Honda)
Zach Bell – 250 (ex-GEICO Honda)
Muscle Milk Honda
Cole Seely – 450 (ex-Troy Lee Honda)
Trey Canard – 450
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki
Adam Cianciarulo – 250
Tyler Bowers – 250 (ex-Babbits Kawasaki)
Chris Alldredge – 250
Arnaud Tonus – 250 (ex-CLS Kawasaki Europa)
Joey Savatgy – 250 (ex-Rockstar Energy KTM)
GEICO Honda
Eli Tomac – 450
Matt Bisceglia – 250
Malcolm Stewart – 250
Justin Bogle – 250
RJ Hampshire – 250
Jordan Smith – 250
MotoSport.com Crossland Racing Merge Racing
Jimmy Albertson – 450
Red Bull KTM
Ryan Dungey – 450
Dean Wilson– 450 (ex-Pro Circuit Kawasaki)
Marvin Musquin – 250
Justin Hill – 250 (ex-Pro Circuit Kawasaki)
Troy Lee Designs Lucas Oil Red Bull KTM (antes a moto era Honda)
Shane McElrath
– 250
Darryn Durham – 250 (ex-Pro Circuit Kawasaki)
Jessy Nelson – 250
Sean Cantrell – 250 (ex-Team Green Kawasaki)
AG Motorsports
Kyle Peters
Moto Mafia Crew
Nick Wey – 450
Star MyPlash Yamalube Yamaha
Jeremy Martin – 250
Cooper Webb – 250
Anthony Rodriguez – 250
Rocket Exhaust
Michael Leib – 250
BTO Sports KTM
Justin Brayton – 450 (ex-JGR Yamaha)
Andrew Short – 450
Cycle Trader Rock River Yamaha
Ben Lamay – 450
Alex Martin – 250
Team Tedder
Dakota Tedder – 250
Jab Motorsports
Matt Lemoine – 250