Ryan Villopoto e Jason Anderson voltam a vencer em Oakland

Yamaha
AMASXphoenix-20
Villopoto é o primeiro a ganhar duas corridas na 450 em 2014 – Foto: Feld Motorsports

 

Ryan Villopoto (classe 450) e Jason Anderson (classe 250 – Oeste) recuperaram a liderança do AMA Supercross 2014 com vitórias na noite deste sábado, 25, em Oakland, Califórnia, onde aconteceu a quarta etapa do campeonato.

Villopoto viveu uma noite tranquila, com vitória na sua classificatória e na final sem sofrer muita pressão de qualquer adversário, enquanto Jason Anderson mais uma vez venceu a corrida da 250 na última volta – desta vez mais por sorte do que por mérito.

>>> Assista as provas na íntegra

Agora RV tem sete pontos a mais que o vice-líder Chad Reed, que foi terceiro colocado nesta noite, atrás apenas de Villopoto e Bubba.

Na 250, Anderson retomou a liderança por seis pontos sobre Cole Seely. Dean Wilson esteve muito próximo de vencer a corrida, mas teve problemas na volta final e ficou com a segunda colocação em Oakland.

Confira abaixo os resultados e o resumo das provas. No dia 1º de fevereiro, sábado, acontece a quinta etapa, em Anaheim outra vez.

 

Em banho maria

A noite começou um tanto morna, sem muitas emoções nas baterias classificatórias. Aconteceram alguns pegas e algumas quedas pequenas, mas nada que fizesse ferver adrenalina nas veias dos expectadores que lotavam o O.Co Coliseum, em Oakland.

Ryan Villopoto e James “Bubba” Stewart venceram as duas “heats” da 450. Depois Andrew Short e Justin Brayton ganharam as “semis’, enquanto na 250 Jason Anderson e Dean Wilson faturaram as classificatórias.

O mais interessante é que Ivan Tedesco, Nick Wey, Josh Hill, Broc Tickle e Matt Moss acabaram na repescagem da 450 (LCQ). E pior: os três últimos, todos da Suzuki, sequer largaram.

 

Final da 250

 

A emoção chegou com a final da 250. Todos os favoritos (Dean Wilson, Jason Anderson, Cole Seely, Justin Hill, Cooper Webb e Malcolm Stewart) largaram bem, com Wilson puxando a fila.

Ainda nas primeiras curvas, Hill assumiu a liderança e Jason Anderson o segundo lugar. Então Hill, Anderson e Wilson tiveram algumas boas disputas.

Na sétima volta, Anderson fez o ataque a Hill, mas não conseguiu ultrapassar e acabou perdendo a segunda colocação para Wilson. Mas se recuperou enquanto Wilson pulava para a primeira posição com uma ultrapassagem limpa sobre seu companheiro de time, Justin Hill.

Wilson então começou a abrir vantagem, já que Anderson e Hill, na segunda e terceira coloçações respectivamente, pareciam satisfeitos com o resultado. Mas na última volta, Wilson teve um pequeno problema mecânico (que nem ele soube explicar depois da corrida) e deu uma bela “engasgada”, deixando Jason Anderson vencer sua terceira corrida na temporada e retomar a liderença da Costa Oeste.

Vale ressaltar que Cooper Webb e Malcolm Stewart caíram enquanto disputavam posição. Webb cortou a frente de “Mookie” na curva e derrubou os dois, mas o irmão de Bubba foi quem levou a pior.

 

:: 250 / Resultado da quarta etapa

1. Jason Anderson
2. Dean Wilson
3. Justin Hill
4. Cole Seely
5. Zach Osborne
6. Michael Leib
7. Jessy Nelson
8. Shane McElrath
9. Cooper Webb
10. Dean Ferris

 

:: 250 / Classificação após quatro rodadas

1. Jason Anderson – 93 pontos
2. Cole Seely – 87 pontos
3. Dean Wilson – 72 pontos
4. Zach osborne – 69 pontos
5. Cooper Webb – 65 pontos
6. Justin Hill – 64 pontos
7. Malcolm Stewart – 54 pontos
8. Jessy Nelson – 49 pontos
9. Shane McElrath – 42 pontos
10. Dean Ferris – 42 pontos

 

Final da 450

 

Justin Brayton, Chad Reed e Ryan Villopoto disputaram a lidernça nas primeiras curvas da final da 450. Villopoto logo assumiu a dianteira e começou a trabalharar para garantir a segunda vitória no ano.

Ryan Dungey também largou entre os cinco, mas teve pouco poder de fogo para se juntar aos ponteiros, enquanto Bubba e Roczen largaram fora do TOP 5.

Bubba se recuperou bem e na quarta volta já brigava com Dungey e Brayton pela terceira colocação. Quatro voltas mais tarde, JS7 era o terceiro e já iniciava seu ataque a Chad Reed, o segundo colocado naquele momento.

A ultrapassgem sobre o australiano veio faltando oito voltas para o fim e, como poucas vezes, Bubba aparentou manter a cabeça no lugar e se contentou com o segundo lugar no pódio.

Villopoto venceu, seguido de Bubba e Chad Reed, que agora é vice-líder da competição. Confira os resultados!

 

:: 450 / Resultado da quarta etapa

1. Ryan Villopoto
2. James Stewart
3. Chad Reed
4. Ryan Dungey
5. Justin Brayton
6. Ken Roczen
7. Justin Bracia
8. Wil Hahn
9. Jake Weimer
10. Andrew Short

 

:: 450 / Classificação após quatro rodadas

1. Ryan Villopoto – 84 pontos
2. Chad Reed – 77 pontos
3. Ken Roczen – 75 pontos
4. Ryan Dungey – 75 pontos
5. Justin Brayton – 71 pontos
6. James Stewart – 66 pontos
7. Justin Barcia – 56 pontos
8. Andrew Short – 49 pontos
9. Wil Hahn – 43 pontos
10. Jake Weimer – 37 pontos

Yamaha