Ryan Villopoto e Dean Wilson vencem na sétima etapa do AMA SX, em Arlington, Texas

||

Resultado da 450 repete pódio da corrida em Oakland – Foto: RV2 divulgação

A LOUCURA tomou conta do Cowboys Stadium neste sábado, 16, durante a realização da sétima etapa do AMA Supercross 2013.

>>> CLIQUE e assista aos vídeos da rodada!

Tudo começou com classificatórias ESTONTEANTES, cheias de quedas e BATALHAS por posições. Na primeira da 250SX, na qual tudo era FRESCO e novo para os olhos dos espectadores por causa da mudança para o Leste, GAVIN FAITH venceu a Heat 1, seguido de Marvin Musquin e JAMES DECOTIS.

Então veio a segunda largada da noite, e com ela um tombo espetacular de Zach Bell, que liderava a bateria com quatro voltas transcorridas. Faltavam duas voltas para terminar a classificatória e os juízes deram bandeira vermelha, paralisando a corrida. A retomada foi em fila indiana (isso já está virando rotina), com Dean Wilson na ponta, pois ele era o segundo colocado no momento da queda de Bell. Wilson venceu.

Quando as classificatórias da 450 começaram, Trey Canard foi o azarado da vez, caindo na primeira volta da Heat 1. Após recuperação DIGNA, terminou em nono e classificou direto para o Main Event. Nesta corrida, Bubba e Villopoto protagonizaram um duelo interessante porém TRANQUILO. Bubba levou a melhor e venceu a bateria.

Na Heat 2, Justin Barcia (companheiro de equipe de Canard na Muscle Milk Honda) levou dois tombos nas duas voltas iniciais. Resultado: terminou em 12º e teve que encarar a repescagem (LCQ) para chegar a final. Millsaps venceu tranquilamente após figurar poucas voltas na segunda posição, atrás do “rei do holeshot”, Mike Alessi.

A noite ganharia mais uma colher de INSANIDADE quando Zach Bell apareceu para alinhar na largada da repescagem da 250. Correu, ficou em segundo, classificou e CHOROU. O piloto de 18 anos não conteve a emoção por voltar para a pista tão rápido após tombo tão feio.

Na LCQ da 450, tudo incrivelmente normal. Justin Barcia venceu com folga, e Chris Bogle o acompanhou para o Main Event com a segunda colocação.


:: Assista a queda de Zach Bell

Main Events dentro da normalidade

250 de Dean Wilson

Pra seguir o roteiro das coisas incomuns neste 16 de fevereiro, Dean Wilson teve que correr para o banheiro “tirar a água do joelho” quando sua moto já estava alinhada no gate para a final. As câmeras mostraram, inclusive, Wilson voltando do banheiro FECHANDO A BODEGA!

Após o gate cair, quase tudo seguiu um roteiro mais previsível. Wilson largou em segundo, atrás de Kyle Peters e a frente de Blake Wharton.

Demorou poucas curvas para Wilson assumir a dianteira e não largar mais. Wharton também se adiantou a Peters e segurou bem a segunda posição, com uma pilotagem segura.

Zach Bell, o “homem de ferro”, andava na nona posição quando caiu mais uma vez e abandonou. Havia se passado a metade da prova, e ele parecia fazer uma corrida na defensiva, garantindo pontos importantes.

Já Marvin Musquin teve que correr atrás do prejuízo após cair na largada. Em uma bela corrida de recuperação, o francês chegou em sexto, ganhando a posição de Gavin Faith nas últimas curvas.

:: Resultado
1) Dean Wilson
2) Blake Wharton
3) Will Hahn
4) Kyle Peters
5) Justin Hill
Completo

:: Classificação – 250SX Leste
1) Dean Wilson – 25 pontos
2) Blake Wharton – 22
3) Will Hahn – 20
4) Kyle Peters – 18
5) Justin Hill – 16
Completo


450 de Ryan Villopoto

O inusitado ocorreu na largada, ou melhor, antes dela. Bubba Stewart ficou fora por causa de uma pane em sua embreagem. A moto já estava alinhada quando a televisão mostrou que ele não correria.

Fora isso, a corrida foi bem normal. Ryan Villopoto venceu de ponta-a-ponta, com tanta tranquilidade que nos deu a impressão de termos entrado em um túnel do tempo, direto para 2012.

Chad Reed, Davi Millsaps e Ryan Dungey protagonizaram os melhores momentos. Millsaps colocou pressão em Reed e conseguiu a ultrapassagem na quarta volta. Tentou a partir de então tirar  a diferença de aproximadamente cinco segundos para RV2, mas não conseguiu.

Dungey encostou em Reed na metade da corrida e na 14ª volta conseguiu a ultrapassagem para fazer seu terceiro pódio consecutivo.

Com os resultados, Ryan Villopoto assumiu a terceira posição do campeonato isoladamente, apenas três pontos atrás de Ryan Dungey, que tem 21 a menos que o líder Millsaps.

Villopoto é também o piloto com o maior número de vitórias na temporada. Tem três, contra duas de Millsaps, uma de Dungey e uma de Justin Barcia.

:: Resultado
1) Ryan Villopto
2) Davi Millsaps
3) Ryan Dungey
4) Chad Reed
5) Justin Brayton
Completo

:: Classificação
1) Davi Millspaps – 154 pontos
2) Ryan Dungey – 133
3) Ryan Villopoto – 130
4) Trey Canard – 119
5) Chad Reed – 115
Completo

Importante

A oitava etapa do AMA SX 2013 acontece em Atlanta, Georgia, no próximo sábado, dia 23 de fevereiro.