Resultados da 7ª etapa do AMA Supercross 2020 em Tampa

Yamaha
Largada do Main Event da categoria 450SX em Tampa – Foto: GuyB

 

A 7ª rodada do AMA Supercross 2020, disputada neste sábado, 15, em Tampa, na Flórida, foi de mudanças no campeonato. A começar pela mudança geográfica, saindo da costa Oeste e rumando para a costa Leste dos Estados Unidos.

E se mudou a região, mudam também os pilotos da categoria 250SX. Novas caras e um novo campeonato em disputa. Apenas duas coisas permaneceram iguais: Eli Tomac resolveu dominar a categoria 450SX, chegando a sua terceira vitória em sete rodadas e assumindo de vez a liderança na classificação.

Já na 250SX Costa Leste, mudou a região, mudou o campeonato, mudaram os pilotos, mas uma coisa permaneceu igual, pelo menos nesta primeira rodada: o domínio da equipe Monster Energy Star Racing Yamaha, desta vez, com Shane McElrath.

Voltando para a categoria 450SX, na largada foi Adam Cianciarulo quem fez o holeshot e disparou na frente, enquanto que seu companheiro na equipe Monster Energy Kawasaki, Eli Tomac, largou em 3º. A ultrapassagem de Tomac sobre Cianciarulo aconteceu no trecho de areia, quando a pista se dividia e criava duas alternativas de traçado.

 

Eli Tomac – Foto: GuyB

 

Concorrentes diretos de Tomac na disputa pelo título, Cooper Webb, da Red Bull KTM, e o alemão Ken Roczen, da HRC Honda, tiveram que se recuperar de largadas ruins, completando o pódio respectivamente na segunda e na terceira posição.

Justin Barcia, da Monster Energy Yamaha, foi o 4º, e Justin Hill, da MotoConcepts Honda, fechou o top 5. Na classificação, Tomac assumiu a liderança com 4 pontos de vantagem para o líder anterior, Roczen. Webb aparece em 3º, Barcia é o 4º e Cianciarulo fecha o top 5.

Na 250SX Costa Leste, conforme já citado, permaneceu o domínio da equipe Monster Energy Star Racing Yamaha, com Shane McElrath largando na frente e liderando de ponta a ponta, sem ser incomodado por ninguém.

 

Shane McElrath – Foto: GuyB

 

O pódio foi completado pelos pilotos da equipe GEICO Honda, com o atual campeão Chase Sexton em 2º e Jeremy Martin em 3º. Na sequência, dois pilotos da equipe Monster Energy Pro Circuit Kawasaki: Garrett Marchbanks, em 4º, e Jordon Smith fechando o top 5.

A tão aguardada estreia do brasileiro Enzo Lopes foi marcada por altos e baixos. Após se garantir na programação noturna com o 14º tempo nos treinos classificatórios, Enzo conquistou um excelente 5º lugar na Heat 2, avançando direto para a final.

No Main Event, Enzo caiu na largada, e depois na sessão de areia, quando fazia uma boa corrida de recuperação e já aparecia em 13º. Acabou finalizando em 19º.

 

Melhores Momentos 450SX

 

Melhores Momentos 250SX Costa Leste

 

Resultado 450SX

  1. Eli Tomac (Kawasaki)
  2. Cooper Webb (KTM)
  3. Ken Roczen (Honda)
  4. Justin Barcia (Yamaha)
  5. Justin Hill (Honda)
  6. Dean Wilson (Husqvarna)
  7. Malcolm Stewart (Honda)
  8. Jason Anderson (Husqvarna)
  9. Adam Cianciarulo (Kawasaki)
  10. Justin Brayton (Honda)

 

Resultado e classificação 250SX Costa Leste

  1. Shane McElrath (Yamaha) 26 Pts
  2. Chase Sexton (Honda) 23 Pts
  3. Jeremy Martin (Honda) 21 Pts
  4. Garrett Marchbanks (Kawasaki) 19 Pts
  5. Jordon Smith (Kawasaki) 18 Pts
  6. RJ Hampshire (Husqvarna) 17 Pts
  7. Kyle Peters (Honda) 16 Pts
  8. Joey Crown (Yamaha) 15 Pts
  9. Jimmy Decotis (Suzuki) 14 Pts
  10. Jo Shimoda (Honda) 13 Pts
  11. Enzo Lopes (Yamaha) 4 Pts

 

Classificação 450SX

  1. Eli Tomac – 155 Pts
  2. Ken Roczen – 151 Pts
  3. Cooper Webb – 144 Pts
  4. Justin Barcia – 135 Pts
  5. Adam Cianciarulo – 127 Pts
  6. Jason Anderson – 120 Pts
  7. Malcolm Stewart – 106 Pts
  8. Justin Brayton – 102 Pts
  9. Justin Hill – 93 Pts
  10. Blake Baggett – 91 Pts
Yamaha