A 7ª rodada do AMA Supercross 2020, disputada neste sábado, 15, em Tampa, na Flórida, foi de mudanças no campeonato. A começar pela mudança geográfica, saindo da costa Oeste e rumando para a costa Leste dos Estados Unidos.
E se mudou a região, mudam também os pilotos da categoria 250SX. Novas caras e um novo campeonato em disputa. Apenas duas coisas permaneceram iguais: Eli Tomac resolveu dominar a categoria 450SX, chegando a sua terceira vitória em sete rodadas e assumindo de vez a liderança na classificação.
Já na 250SX Costa Leste, mudou a região, mudou o campeonato, mudaram os pilotos, mas uma coisa permaneceu igual, pelo menos nesta primeira rodada: o domínio da equipe Monster Energy Star Racing Yamaha, desta vez, com Shane McElrath.
Voltando para a categoria 450SX, na largada foi Adam Cianciarulo quem fez o holeshot e disparou na frente, enquanto que seu companheiro na equipe Monster Energy Kawasaki, Eli Tomac, largou em 3º. A ultrapassagem de Tomac sobre Cianciarulo aconteceu no trecho de areia, quando a pista se dividia e criava duas alternativas de traçado.
Concorrentes diretos de Tomac na disputa pelo título, Cooper Webb, da Red Bull KTM, e o alemão Ken Roczen, da HRC Honda, tiveram que se recuperar de largadas ruins, completando o pódio respectivamente na segunda e na terceira posição.
Justin Barcia, da Monster Energy Yamaha, foi o 4º, e Justin Hill, da MotoConcepts Honda, fechou o top 5. Na classificação, Tomac assumiu a liderança com 4 pontos de vantagem para o líder anterior, Roczen. Webb aparece em 3º, Barcia é o 4º e Cianciarulo fecha o top 5.
Na 250SX Costa Leste, conforme já citado, permaneceu o domínio da equipe Monster Energy Star Racing Yamaha, com Shane McElrath largando na frente e liderando de ponta a ponta, sem ser incomodado por ninguém.
O pódio foi completado pelos pilotos da equipe GEICO Honda, com o atual campeão Chase Sexton em 2º e Jeremy Martin em 3º. Na sequência, dois pilotos da equipe Monster Energy Pro Circuit Kawasaki: Garrett Marchbanks, em 4º, e Jordon Smith fechando o top 5.
A tão aguardada estreia do brasileiro Enzo Lopes foi marcada por altos e baixos. Após se garantir na programação noturna com o 14º tempo nos treinos classificatórios, Enzo conquistou um excelente 5º lugar na Heat 2, avançando direto para a final.
No Main Event, Enzo caiu na largada, e depois na sessão de areia, quando fazia uma boa corrida de recuperação e já aparecia em 13º. Acabou finalizando em 19º.
Melhores Momentos 450SX
Melhores Momentos 250SX Costa Leste
Resultado 450SX
- Eli Tomac (Kawasaki)
- Cooper Webb (KTM)
- Ken Roczen (Honda)
- Justin Barcia (Yamaha)
- Justin Hill (Honda)
- Dean Wilson (Husqvarna)
- Malcolm Stewart (Honda)
- Jason Anderson (Husqvarna)
- Adam Cianciarulo (Kawasaki)
- Justin Brayton (Honda)
Resultado e classificação 250SX Costa Leste
- Shane McElrath (Yamaha) 26 Pts
- Chase Sexton (Honda) 23 Pts
- Jeremy Martin (Honda) 21 Pts
- Garrett Marchbanks (Kawasaki) 19 Pts
- Jordon Smith (Kawasaki) 18 Pts
- RJ Hampshire (Husqvarna) 17 Pts
- Kyle Peters (Honda) 16 Pts
- Joey Crown (Yamaha) 15 Pts
- Jimmy Decotis (Suzuki) 14 Pts
- Jo Shimoda (Honda) 13 Pts
- Enzo Lopes (Yamaha) 4 Pts
Classificação 450SX
- Eli Tomac – 155 Pts
- Ken Roczen – 151 Pts
- Cooper Webb – 144 Pts
- Justin Barcia – 135 Pts
- Adam Cianciarulo – 127 Pts
- Jason Anderson – 120 Pts
- Malcolm Stewart – 106 Pts
- Justin Brayton – 102 Pts
- Justin Hill – 93 Pts
- Blake Baggett – 91 Pts