Pilotos e equipes poderão se comunicar via rádio durante o Monster Energy Cup 2019

Comunicação terá algo de inovador no Monster Energy Cup 2019

 

A Cardo Systems, empresa americana que fabrica sistemas de comunicação, oferecerá gratuitamente, durante o Monster Energy Cup 2019, sistemas de comunicação via rádio, para que os pilotos e membros de suas respectivas equipes possam conversar e trocar informações entre si durante as corridas do citado evento.

Embora a comunicação por rádio entre piloto e equipe seja algo estritamente proibido de acordo com as regras da AMA, neste caso, por se tratar de um evento extraoficial, tal comunicação é sim permitida.

A referida empresa oferecerá rádios sem custo algum, para qualquer piloto que queira usá-lo nas corridas deste sábado, 19, que serão disputadas no Sam Boyd Stadium em Las Vegas.

Este tipo de comunicação pode ser especialmente valiosa numa corrida como o Monster Energy Cup, onde, em cada um dos três Main Events, os pilotos são obrigados a passar pelo menos uma vez na chamada Joker Lane (trecho sem saída). A equipe pode evitar gafes como a de Ryan Dungey, na edição 2013 do evento, quando ele venceu o primeiro Main Event, mas foi penalizado por ter esquecido de passar pela Joker Lane e acabou perdendo a vitória.

E esta é justamente a propaganda que a empresa está fazendo entre os pilotos, em tradução livre algo mais ou menos assim: “evite o erro que pode lhe custar 1 milhão de dólares”.

Além disso, a comunicação via rádio também pode permitir que as equipes antecipem aos pilotos situações de bandeira amarela ou vermelha na pista, bem como outras estratégias relacionadas a corrida.

E segundo a mídia especializada, alguns pilotos e equipes (nos Estados Unidos e em outras partes do mundo) já usam esse sistema para se comunicar durante treinos semanais na pista.

E aí, será que essa moda pega e um dia o regulamento passa a permitir?