A quinta etapa do AMA SX 2016 aconteceu neste sábado, 6, em Glendale, Phoenix, Arizona. As provas rolaram em um estádio inédito na competição, em uma pista com a largada mais longa da história do AMA Supercross – aproximadamente 140 metros – e uma seção de costelas de tirar o fôlego. E os vencedores das duas classes também foram inéditos nesta temporada. 😀
>>> Veja as corridas completas clicando aqui!
O alemão Ken Roczen, da RCH Suzuki, chegou a sua quinta vitória em sua carreira na 450 do AMA SX e subiu da quarta para a segunda posição na classificação do campeonato. Ele não vencia desde a terceira etapa ano passado.
Dungey mais uma vez foi consistente, terminou em segundo e manteve a liderança do campeonato com seu 21o pódio consecutivo. Em terceiro, Eli Tomac, com seu melhor resultado nesta temporada.
Christian Craig, da Geico Honda, brilhou na final da 250. Com a vitória dele e o segundo e terceiro lugares para Cooper Webb e Joey Savatgy, respectivamente, o campeonato ficou embolado.
Savagty caiu para segundo lugar na tabela, enquanto Webb voltou ao primeiro posto, mas ambos estão empatados com 98 pontos. Craig aparece em terceiro, 11 pontos atrás.
Próxima
A sexta etapa acontece no próximo sábado, 13, em San Diego, Califórnia.
Resumo das Finais
450 Main Event
450 Highlights – 2016 Monster Energy Supercross Round #5 in Gl…450 Highlights – 2016 Monster Energy Supercross Round #5 in Glendale, ArizonaFull race will re-air on FS1:Sunday at 7:30pm EST / 4:30pm PSTMonday at 9:00pm EST / 6:00pm PST
Publicado por Supercross em Domingo, 7 de fevereiro de 2016
Millsaps saiu na frente, mas logo perdeu a liderança para Ken Roczen. Mike Alessi aparecia em terceiro, enquanto o líder Ryan Dungey estava no “meio da folia”, por volta da sétima colocação.
Depois da segunda volta, Eli Tomac apareceu muito bem na terceira colocação. O piloto da Kawasaki imprimiu bom ritmo e passou Millsaps pela segunda colocação na quarta volta. Enquanto isso, Dungey abria caminho e chegava a terceira posição na sexta volta.
Lá na frente, o trio Roczen-Tomac-Dungey abria vantagem enquanto uma bela briga pela sexta posição entre Chad Reed e Marvin Musquin acontecia mais atrás.
Na 15a volta, Dungey passou Tomac na longa e complicada seção de costelas e tentou atacar Roczen, mas sem êxito.
250 Main Event
250SX Supercross Highlights – Round 5 in PhoenixWe were treated to yet another epic battle between Christian Craig & Cooper Webb, but it was the 38 Geico Honda taking the W this time in Phoenix.
Publicado por Supercross em Domingo, 7 de fevereiro de 2016
Mais uma vez um piloto da Geico Honda saiu na frente. Jimmy Decotis saiu em primeiro, mas logo foi ultrapassado pelo companheiro de time, Christian Craig. Os dois logo trataram de abrir vantagem, enquanto Zach Osborne, da Rockstar Energy Husqvarna abandonava a prova na primeira volta após uma queda.
Cooper Webb e o líder Joey Savatgy largaram mais atrás, por volta da quinta colocação, e trabalharam para subir os degraus até o pódio. Webb, mais rápido, chegou à segunda posição na quarta volta.
Na metade da prova – volta número 7 -, Webb encostou em Craig. E uma nova bela batalha entre os dois se iniciou. Mas Webb caiu sozinho na décima volta, tentando o ataque. Com a queda, Savatgy encostou em Webb. E Craig abriu vantagem.
Classificação do campeonato
450
250
Resultados das classificatórias
:: Tombo de Jordan Smith
250 Heat 1 / Top 9 passa para a final
250 Heat 2 / Top 9 passa para a final
250 LCQ / Repescagem, apenas dois passam para a final
450
450 Heat 1 / Top 4 passa para a final
450 Heat 2 / Top 4 passa para a final
450 Semi 1 / Top 5 passa para a final
450 Semi 2 / Top 5 passa para a final
450 LCQ / Repescagem, apenas os dois primeiros passam para a final