Melhor resultado de brasileiro no AMA Supercross

Você está farto de saber que o melhor resultado de brasileiro na história do AMA Supecross é de Balbi Junior, em 2008 (dia 7 de março), quando conquistou o 5º lugar no Main Event, sob muita chuva em Daytona. Foi na categoria 450SX, com Chad Reed, David Vuillemin, Kevin Windham, David Millsaps, Andrew Short e o jovem Ryan Dungey (na época, com 18 anos). E o mineiro (26 anos na época) ainda venceu sua classificatória (Heat) naquele dia.

No dia 29 de fevereiro de 2020, Enzo Lopes (20 anos de idade) conquistou o melhor resultado dele até aqui – 6ª colocação – na categoria 250SX, em Atlanta, Georgia. O gaúcho já havia feito um 8° lugar em Arlington, uma semana antes, além do 9º lugar em Seattle, em 2019, se juntando a Balbi na recém-iniciada lista de pilotos brasileiros que já alcançaram Top10 em AMA SX. E quer mais!

Enzo Lopes – Foto: Felipe Souza

Ramyller Alves é o terceiro na ordem cronológica a conseguir Top10 no AMA SX. Em 2018, na etapa de Daytona, em 10 de março, o brasileiro conquistou a 9ª colocação. E quer mais! Ramyller deve voltar em breve às pistas após se recuperar de lesão no braço.

Ramyller Alves

Jean Ramos, em 2018, na corrida de Oakland chegou ao 12º lugar na 250SX. Ele estava prestes a completar 29 anos em uma temporada bastante consistente no AMA SX, mesmo com pouco tempo de pré-temporada. O paranaense chegou ao Main Event nas seis rodadas que disputou naquele ano, somando 39 pontos.

Jean Ramos

Outros brasileiros já encararam o supercross norte-americano. Neste ano, Hector Assunção fez sua pré-temporada na categoria 450SX, participando de três etapas.

Rafael Zenni, Davis Guimarães, Marlon Olsen, Rafael Ramos também já encaram a tentativa de triunfar no AMA SX – em outros tempos, outras condições -, e mais alguns sonharam em ir, o que só reforça o tamanho dos feitos de Jean, Enzo e Balbi.

Será que um dia teremos um brasileiro no pódio? Um vencedor? Seria demais sonhar com um campeão?