Marçal Müller, Rafael Faria e Gabriel Gentil são confirmados pela CBM como integrantes da seleção brasileira no Motocross das Nações 2012


Rafael Faria será o representante de 250cc do Brasil no MXoN – Foto: Mau Haas / BRMX

A Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM – confirmou na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, que Marçal Müller, Gabriel Gentil e Rafael Faria formarão o time brasileiro no Motocross das Nações 2012.

De acordo com o presidente da CBM, Firmo Alves, as inscrições dos três atletas já foram enviadas para a FIM – Federação Internacional de Motociclismo.

Firmo disse que a decisão foi tomada depois da desistência de Balbi Junior e das negativas de Dudu Lima e Marcello “Ratinho” Lima, que não conseguiram viabilizar suas participações.

– Convocamos esses pilotos e eles se viabilizaram, deram o ok. Já está tudo certo: moto, equipe, tudo certo – confirmou o presidente da CBM.

– As inscrições se encerravam ontem (quinta-feira, 30) e não podíamos mais esperar. Os pilotos que vão são jovens e ainda têm muito a crescer no esporte. Vamos ter um time e vamos participar, o que é importante – disse o presidente da CBM.

Balbi Junior, que estava garantido por seu patrocinador desde a primeira convocação, justificou sua desistência:

– No momento em que o Rato e Dudu falaram que não iriam, eu falei que não iria também. Conversei com a Pro Tork e tomamos a decisão de que, se fosse para ir e não fazer bem feito, melhor seria ficar em casa. Nações é um time e não apenas um piloto – afirmou.

– Fiquei triste, mas fiquei mais triste pelo descaso, pelos pilotos que deveriam ter ido. Na minha opinião, voltamos a estaca zero. A CBM deveria dar condições aos pilotos, independente de marca. Jogaram toda responsabilidade nos pilotos. Assim deixa de ser convocação e passa a ser quem quer pagar para ir – critica Balbi Junior.

Gui Lima, pai de Dudu e Ratinho e chefe da EMG Racing Kawasaki Rinaldi, informou que não conseguiu o montante necessário para colocar seus filhos pelo segundo ano consecutivo no Motocross das Nações.

– Tentei de todas as formas agarrar essa oportunidade, mas infelizmente não conseguimos todo dinheiro. Lamentamos – disse, mostrando abatimento.

O BRMX também conversou com Manuel Carlos Hermano, o Cacau, responsável por conseguir o apoio da Yamaha europeia, que viabilizou a ida dos três atletas.

– Há dois meses eu tinha oferecido um time para a CBM caso fosse necessário. Tínhamos os pilotos e tínhamos o apoio da Yamaha na Europa. A Yamaha vai colocar três motos à disposição já na quinta-feira (que antecede o evento). Vamos lá tentar fazer o melhor. Se não classificar, pelo menos tentamos. Mas acredito que o Brasil estará muito bem representado na Bélgica – afirmou.

– O time, pelos pilotos da Yamaha, teria que ter o Marronzinho, que infelizmente não está mais aí. Teria que ter o Campano, que não pode. Então escolhemos o Gabriel Gentil (da Yamaha Monster Energy Circuit) e o Rafael Faria (Flying Racing), e o Marçal Müller, que não tem rabo preso com ninguém e pode andar de Yamaha tranquilamente. Ele foi o melhor brasileiro na MX2 no GP Brasil do Mundial de Motocross, em maio deste ano. Gabriel Gentil e Rafael Faria atravessam boa fase e são pilotos com anos de experiência e bagagem no esporte. É muito importante poder proporcionar essa grande oportunidade aos pilotos, que defenderão nosso país com muita garra e vontade, e também poder ter o Brasil nessa, que é a competição mais importante da modalidade – disse.

Cacau já foi responsável por levar o time brasileiro ao Nações de 2001, em Namur, na França. Os pilotos brasileiros foram Paulo Stédile, Massoud Nassar Neto e Douglas Parise.

O Brasil no MXoN 2012
>>> CBM convoca pilotos brasileiros para o MX das Nações
>>> Honda e Pro Tork sinalizam positivamente sobre MXoN 2012
>>> Pilotos Honda estão fora do Motocross das Nações
>>> Jean Ramos e Dudu Lima são convocados para MXoN
>>> Jean Ramos, da Escuderia X Motos, está fora do MXoN
>>> Equipe EMG tenta viabilizar participação de Dudu e Ratinho no MXoN
>>> Balbi Junior pede agilidade na definição do time brasileiro

* Texto atualizado às 18h40 desta sexta-feira, 31 de agosto