Ken Roczen comenta vitória na quinta etapa do AMA Supercross, em Phoenix

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Roczen na abertura do campeonato – Crédito: AMA Supercross

 

Ken Roczen, piloto da equipe RCH Suzuki, precisou de um tempo para engrenar na temporada 2016 do AMA Supercross. Se compararmos o desempenho do piloto com o ano passado, quando venceu duas das três primeiras etapas, Roczen demorou para chegar no topo do pódio.

No último fim de semana, 6, em Glendale, Phoenix, no Arizona, o alemão conquistou sua quinta vitória de 450 na carreira e passou a ocupar a segunda colocação na geral do campeonato. Agora parece que tudo está caminhando na direção certa.

Após a corrida no sábado, o site norte-americano Racer X conversou com o piloto sobre esse início de temporada. Confira!

 

Antes de mais nada, como era a sensação de vencer logo na primeira etapa? E qual o sentimento agora, depois de várias etapas passarem?
Ken Roczen: É incrível. Eu me sentia muito bem na pista e apenas fazia minha corrida. Mas nessa noite, a pista era diferente, mais de alta velocidade do que o habitual. Foi muito mais difícil do que as corridas anteriores que fizemos até agora. Por isso, definitivamente foi algo diferente e super legal. Eu estava cauteloso demais nas costelas, um pouco perdido. Mas não reclamei, apenas fiz. É gratificante, me sinto super incrível ao estar no topo do pódio, finalmente. Vamos comemorar e, na segunda-feira, voltar ao trabalho, manter um programa constante e não desistir.

Então você sente que há algumas partes que poderia ter feito melhor? Ou trabalhar mais em algo?
Ken Roczen: Com certeza. Você pode ver que Ryan Dungey me superou um pouco aqui ou ali, e eu acho que a maior parte foi nas costelas. Normalmente, eu me sinto bem, mas estava cauteloso demais hoje. É muito difícil não ser cauteloso e é a pior coisa que você pode ser. Mas acabou. Ganhamos essa noite. Fui terceiro, segundo e agora primeiro. As corridas estão melhorando e vamos continuar treinando para obter boas largadas. Isso torna a vida muito mais fácil.

Então as costelas estavam difíceis…
Ken Roczen: Sim, elas eram muito grandes e íngremes. Você não pode cair nelas, por isso, se entrar de forma errada e se perder, você acaba caindo e isso não é nada bom. A parte desastrosa é que você não pode controlar os retardatários. Então você tem que acelerar e rezar para que eles se mantenham em linha reta.

Há quanto tempo as largadas têm feito parte da sua programação?
Ken Roczen: Estou treinando muitas largadas todos os dias. Eu tenho ido bem, mas era algo que eu não estava insistindo. Então, continuei praticando para obter mais consistência.

 

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Momento da chegada em Glendale – Crédito: AMA Supercross

 

E nesta noite você não tinha apenas o seu patrão. Você tinha a patroa do patrão – esposa de Carey Hart, Pink.
Ken Roczen: (Risos) Sim, a chefe do chefe estava aqui essa noite. E foi incrível! Eu não vi ela durante todo o dia e por isso foi tão bom vê-la no fim da noite. Todos estavam em casa e foi ótimo vencer, especialmente nesse novo estádio.

O que você achou do novo estádio?
Ken Roczen: É super grande e tem uma localização impressionante. Eu poderia ir para Scottsdale para assistir uma partida de golfe amanhã.

O seu capacete tinha o tema de golfe nesse fim de semana…
Ken Roczen: Sim, a Red Bull e a Air Tricks fizeram para mim. Ricky Fowler está jogando e ele é amigo meu. Ele veio no box mais cedo e acho que vamos sair amanhã com ele.

Sobre largada, quanto mais rápido dá para fazer? Talvez uma tocada diferente de embreagem?
Ken Roczen: Sim, eu mudei duas vezes, na verdade.

E geralmente vocês não mudam?
Ken Roczen: Não, geralmente mudamos só uma vez. Depende de como está a moto. Eu sei que Andrew Short largou em terceira, então às vezes ele sequer precisar mudar.

Então você largou em quarta? Depois foi para segunda, terceira e quarta?
Ken Roczen: Sim, exatamente.

Você se sente seguro por não ter caras ao seu lado?
Ken Roczen: Eu me sinto com uma vantagem quando não há toques acontecendo. Mesmo que cheguem muito perto na primeira curva.

Em um momento, Eli Tomac foi bem honesto. Você tem alguma ideia de onde ele estava ou estava fazendo apenas o que é certo?
Ken Roczen: Eu o vi aqui e ali. Ele se aproximou um pouco, mas não deixei ele me jogar pra fora. Eu só foquei na minha corrida e finalmente tive espaço.

Você se sente mais cansado no fim da corrida? Se adicionar dez ou vinte segundos a mais por volta, a corrida fica maior. Isso conta? Você está com mais fôlego?
Ken Roczen: O negócio é quando você começa a correr, você começa respirando difícil e depois vai se acomodando. Fica melhor no final, honestamente. Eu acho que para vários pilotos, não é sobre o tempo de volta, é sobre uma pista como essa, o quão solto você pode ficar, quanto você pode acelerar, especialmente nessa situação. Você tem que segurar um pouco, com essas costelas e outras coisas que fazem você prender a respiração. Portanto, é importante manter o ritmo e se concentrar apenas na respiração, e ficar solto.

 

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Roczen em Musquin em Oakland – Crédito: AMA Supercross

 

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Nos treinos classificatórios em Anaheim 1 – Crédito: AMA Supercross

 

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Pódio da 450SX na quinta etapa – Crédito: AMA Supercross

 

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Roczen comemora a primeira vitória na temporada – Crédito: AMA Supercross