Justin Barcia vence Monster Energy Cup 2012, em Las Vegas, Estados Unidos


Com 100 mil dólares no bolso, Justin Barcia levou o troféu do MEC 2012 para casa – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports

Com três vencedores diferentes nos três Main Events – Ryan Villopoto, Justin Barcia e Eli Tomac –, o Monster Energy Cup 2012 foi realizado neste sábado, 20, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.

Justin Barcia saiu como campeão da edição deste ano pela soma dos resultados – 2-1-2 – e levou 100 mil dólares para casa como prêmio.

>>> Assista ao vídeo das corridas na íntegra

>>> Confira a galeria de imagens

O brasileiro Antonio Jorge Balbi Junior fez história se classificando para as finais na 17ª – apenas 22 pilotos passavam para os Main Events. À noite, Balbi alcançou a 13ª colocação nas baterias iniciais e a 16ª na última corrida do Monster Energy Cup 2012.

Kevin Windham e Blake Baggett, previamente escalados para o evento, não participaram. Ryan Villopoto ficou fora da última bateria por causa de uma queda sofrida na segunda corrida.

Cooper Webb desbancou o favorito Adam Cianciarulo na categoria Amateur All-Stars com o segundo lugar na bateria 1 e o terceiro posto na bateria 2. Cianciarulo foi o vice-campeão da classe, e Paul Coates o terceiro.

Na Super Mini, Austin Forkner ganhou as duas baterias e faturou o troféu. Chase Sexton foi o segundo e Kotaro Takahasi o terceiro.

Leia a seguir o resumo das baterias finais da principal categoria!

:: Resultados finais

Cup
1) Justin Barcia – 2-1-2
2) Ryan Dungey – 3-2-3
3) Eli Tomac – 4-4-1
Resultado completo

Amateur All-Stars
1) Cooper Webb – 2-3
2) Adam Cianciarulo – 5-1
3) Paul Coates – 7-2
Resultado completo

Super Mini
1) Austin Forkner – 1-1
2) Chase Sexton – 3-4
3) Kotaro Takahasi – 7-3
Resultado completo

:: Resumo dos Main Events

Ryan Villopoto começa MEC 2012 na frente

A primeira final do Monster Cup 2012 começou inusitada e emocionante.

Na primeira tentativa de largada, o gate do lado direito – lembre-se, eram duas largadas! – não baixou e a prova teve que ser interrompida para um relargada.

Coincidentemente, este era o lado do brasileiro Balbi Junior, e também do australiano Chad Reed.

Na segunda largada, Josh Grant fez o holeshot seguido de
Ryan Villopoto, Ryan Dungey e Justin Barcia.

Balbi Junior largou bem e se manteve na décima posição por algumas voltas. Chegou a ocupar a nona posição, mas perdeu espaço e acabou em 13º.

Villopoto assumiu a ponta na terceira volta, ultrapassando Grant com facilidade.

Dungey enfrentou problemas, conseguiu ultrapassagens, perdeu posições, mas cruzou a linha de chegada em terceiro, enquanto Justin Barcia mostrou potencial a bordo de sua 450cc e garantiu o segundo lugar

Cha Reed largou mal, na oitava ou nona colocação e teve que fazer uma corrida de recuperação. Nas voltas finais, brigou com Eli Tomac pela quarta posição.

Interessante ressaltar que muitos deixaram para passar na “joker lane” nas voltas finais. Villopoto disse que essa era sua estratégia para o caso de uma boa largada.

– Abri vantagem para poder passar na joker lane sem perder posição. Se eu largar mal, não sei se usarei a mesma estratégia – disse o número #1.

1) Ryan Villopoto
2) Justin Barcia
3) Ryan Dungey
4) Eli Tomac
5) Chad Reed
13) Balbi Junior
Resultado completo

Villopoto cai e Justin Barcia vence bateria 2

Ryan Villopoto fez o holeshot da segunda corrida da noite e todos pensaram que ele conseguiria dar um passo importante à conquista de mais 1 milhão de dólares. Porém, no início da segunda volta, RV2 caiu e perdeu esta chance.

Dungey e Alessi o seguiam e assumiram a dianteira da prova, puxando Chad Reed e Justin Barcia mais atrás. E com Villopoto vindo da última posição, a corrida ganhou emoção.

Alessi assumiu a ponta enquando Dungey começou a ter problemas com seu câmbio e, consequentemente, sentiu a pressão de Reed e Barcia.

Barcia, em uma ultrapassagem espetacular, ultrapassou Reed e Dungey de uma só vez, “costurando” os pilotos. E partiu para alcançar a liderança.

Faltando cinco voltas para o fim, Barcia assumiu o primeiro lugar e só o perdeu quando passou pela “joker lane”, porém recuperou segundos mais tarde.

Chad Reed caiu faltando três voltas e perdeu posições, terminando em quinto. Quem ganhou com isso, foi Ryan Dungey, que acabou na terceira posição.

Balbi Junior mais uma vez largou no pelotão intermediário e se manteve na décima posição por um bom tempo, acabando em 13º, uma atrás de Ryan Villopoto.

Depois desta prova, o Monster Energy Cup tinha Justin Barcia na liderança, com Ryan Dungey em segundo e Eli Tomac em terceiro.

– A pista é difícil para ultrapassar, tem que dar block pass o tempo inteiro. O negócio é tentar largar em primeiro e vencer – comentou Justin “BamBam” Barcia ao final da bateria.

1) Justin Barcia
2) Ryan Dungey
3) Mike Alessi
4) Eli Tomac
5) Josh Grant
13) Balbi Junior
Resultado completo

Eli Tomac vence terceira bateria da noite

Ryan Villopoto decidiu ficar fora da última bateria por causa da queda na segunda corrida. Apesar de não apresentar nenhuma lesão aparente, o campeão do MEC 2011 disse que bateu a cabeça e seria melhor se poupar para a abertura do Supercross 2013.

Assim, a corrida mais “morna” da noite começou com Mike Alessi alcançando o holeshot, seguido de Ryan Dungey, Justin Barcia e Eli Tomac.

Ainda na primeira volta, Alessi “overjump” uma rampa e passou reto na curva, deixando a briga para Dungey, Barcia e Tomac, que apenas trocaram de posições quando passaram pela “joker lane”.

No fim, Eli Tomac venceu a bateria, com Barcia em segundo e Dungey em terceiro. Balbi Junior terminou na 16ª posição.

1) Eli Tomac
2) Justin Barcia
3) Ryan Dungey
4) Chad Reed
5) Josh Grant
16) Balbi Junior
Resultado completo

:: Resultados das demais categorias

Super Mini

Bateria 1
1) Austin Forkner
2) Tristan Miller
3) Chase Sexton
4) Mark Worth
5) Challen Tennant
Resultado completo

Bateria 2
1) Austin Forkner
2) Joey Crown
3) Kotaro Takahasi
4) Chase Sexton
5) Bret Welch
Resultado completo

Amateur All-Stars

Bateria 1
1) Shane McElrath
2) Cooper Webb
3) Jordon Smith
4) Brady Kiesel
5) Adam Cianciarulo
Resultado completo

Bateria 2
1) Adam Cianciarulo
2) Paul Coates
3) Cooper Webb
4) Mitchell Oldenburg
5) Daniel Baker
Resultado completo