Os fãs de supercross não viam uma vitória de James “Bubba” Stewart desde o dia 10 de março de 2012, há quase um ano, quando ele venceu em Daytona. Por isso a noite de sábado, 23 de fevereiro de 2013, foi de muita comemoração para os torcedores do piloto do numeral #7.
Bubba voltou a ser Bubba e ganhou tudo na oitava etapa do AMA Supercross 2013. Fez os melhores tempos nos treinos livres, ganhou sua classificatória e faturou o Main Event de ponta-a-ponta, sem dar chances para os concorrentes.
A bela performance devolve prestígio ao piloto da Yoshimura Suzuki, mas ainda é insuficiente para colocá-lo de volta ao TOP 5 da classificação do campeonato. Bubba chegou a 100 pontos, e assim ocupa a oitava colocação da classificação, 74 pontos atrás do líder Davi Millsaps.
Ryan Villopoto foi o segundo colocado no Main Event da 450, seguido de Millsaps, que completou o pódio e agora tem 22 pontos de vantagem sobre o novo vice-líder da competição, exatamente Villopoto.
Com a modesta sexta colocação na noite deste sábado, Ryan Dungey caiu para terceiro na pontuação geral, sendo ultrapassado em quatro pontos por RV2.
Na 250, novo vencedor. Wil Hahn conquistou o primeiro lugar de forma inédita em sua carreira e encostou em Dean Wilson na classificação do campeonato. Tudo indica que a briga entre Pro Circuit Kawasaki e GEICO Honda vai ganhar mais capítulos emocionantes na conferência Leste.
Vamos ao resumo das provas?
Tudo corria normalmente nas “Heats” da 250. Dean Wilson havia vencido a primeira com certa tranquilidade e Zach Bell (ele mesmo, o do tombo espetacular da semana passada) liderava a segunda bateria.
Na última volta da Heat 2, Will Hahn, companheiro de equipe de Bell, encostou nos ponteiros. Passou Marvin Musquin, que era segundo, e foi pra cima de Bell. Na disputa, os dois chegaram a se tocar(!), e Hahn fez a ultrapassagem. Musquin se aproveitou e entrou na briga pela segunda posição. Na ÚLTIMA curva, Bell caiu, a moto dele apagou, e ele quase ficou fora do Main Event. Cruzou a linha de chegada em quinto, trazendo emoção ao público pela segunda semana consecutiva.
Nas classificatórias da 450, destaque para Davi Millsaps, que ganhou tranquilamente a Heat 1, e James “Bubba” Stewart, que voou na Heat 2 e venceu com mais de dez segundos de vantagem sobre Justin Barcia.
Andrew Short, estreando na equipe BTO Sports KTM também teve boa performance na Heat 1, terminado em segundo, à frente de Chad Reed, Eli Tomac e Ryan Dungey. No Main Event ficou devendo. Terminou em 14º.
Complicado foi para Trey Canard, que teve que disputar a repescagem (LCQ) após ter problemas com o pneu dianteiro na classificatória. Venceu a “last chance” e foi para a final. No Main, alcançou o quinto lugar.
Main Event da 250
Foi a noite de Wil Hahn. Emocionando no fim da corrida, ele mal sabia como agradecer todos os patrocinadores, amigos, família, mecânicos.
A vitória aconteceu após bela largada e holeshot. Dean Wilson, vencedor da etapa de abertura, largou em segundo e também manteve a posição até o fim.
A briga mais interessante aconteceu pela terceira posição. Blake Wharton largou neste posto e ainda nas primeiras voltas sentiu o francês Marvin Musquin se aproximar com velocidade.
Durante duas voltas, Wharton e Musquin duelaram pela posição. Musquin fez a ultrapassagem e abriu vantagem para conquistar seu primeiro pódio da temporada.
Outra figura deste AMA SX – Costa Leste, Zach Bell, fez uma largada ruim e conseguiu apenas a décima colocação após as 15 voltas do Main Event.
:: Resultados
1) Wil Hahn
2) Dean Wilson
3) Marvin Musquin
4) Blake Wharton
5) Jeremy Martin
6) Justin Hill
7) Gavin Faith
8) Kyle Peters
9) Vince Friese
10) Zach Bell
Main Event da 450
Uma noite ao melhor estilo do “velho” James Stewart. Após ganhar a classificatória, largou em primeiro no Main Event e liderou absoluto até a bandeirada final. Nem a sombra de Ryan Villopoto o fez titubear. O “velho” Bubba estava de volta.
Ryan Villopoto e Davi Millsaps, segundo e terceiro respectivamente, optaram por pilotagens seguras e nem chegaram a se ameaçar.
O destaque aqui vai para Eli Tomac, que fez sua estreia na 450SX mostrando a mesma pilotagem agressiva que lhe é marcante na 250. Apesar de rápido, teve trabalho para ultrapassar Jake Weimer quando brigavam pela oitava posição. Acabou em sétimo, mostrando que pode melhorar nas etapas seguintes.
:: Resultados
1) James “Bubba” Stewart
2) Ryan Villopoto
3) Davi Millsaps
4) Justin Barcia
5) Trey Canard
6) Ryan Dungey
7) Eli Tomac
8) Jake Weimer
9) Chad Reed
10) Mike Alessi
Importante
A nona etapa do AMA SX 2013 acontece em Saint Louis, no dia 2 de março, mesma data da abertura do Mundial de Motocross, que rola no Catar. Acompanhe tudo sobre os dois campeonatos no BRMX!