Hot 5: Coldenhoff fecha com KTM, Husqvarna renova com pilotos, Assen e o futuro do MX, Frossard e Brasileiro MX Amador

Yamaha

O Hot 5 desta semana vai da Holanda para a França, passa pela Áustria, voa para os Estados Unidos e desembarca no Brasil. Confira!

 

1 :: Mais de 37 mil pessoas em Assen

assen_Fans_XIII_MXGP_16_NL_2015
Arquibancadas do autódromo foram utilizadas no evento – Crédito: MXGP

 

Onde o motocross vai parar? A etapa de Assen do Mundial MX no último domingo, 30, foi realizada dentro de um autódromo, em uma pista totalmente artificial, construída na semana do evento, diferente de toda tradição da competição. E deu certo! Quase 40 mil pessoas acompanharam as corridas das arquibancadas e a pista ficou boa, parecida com Lommel, que é super tradicional. Como o Mundial tem 18 etapas, não há problema algum em fugir da tradição em duas ou três ou quatro ou cinco rodadas. Talvez isso ajude a formar um novo público e dê mais visibilidade ao esporte. Concorda?

 

 

2 :: Frossard em recuperação

frossard_krt
Steven Frossard – Crédito: KRT

 

O francês Steven Frossard sofreu uma tremenda queda durante o GP da Lombardia, na Itália, há cerca de dez dias. Na queda, o piloto da Kawasaki machucou as costas e precisou de cirurgia para consertar os danos. A lesão foi grave, tanto que o atleta chegou a perder movimento e sensibilidade nas pernas, mas já recuperou. Agora ele passa por um processo de recuperação e só deve voltar a competir na próxima temporada.

 

 

3 :: Coldenhoff confirmado na KTM

coldenHoff_KTM2016
Pit Beirer e Claudio De Carli fecham com Hoff – Crédito: KTM

 

O holandês Glenn Coldenhoff assinou contrato com a RedBull KTM para correr a temporada 2016 da MXGP. Hoff segue os passos de Joel Smets, que era seu chefe de equipe na Rockstar Energy Suzuki e também se transferiu para a KTM recentemente. O piloto de 24 anos já andou de KTM em 2013, na MX2, mas se mudou para a Suzuki quando subiu de categoria. Em 2015, chegou a ganhar uma etapa, no GP da Letônia, em Kegums, e está na oitava posição da tabela.

 

 

4 :: Jason Anderson e Pourcel renovam

111522_Pourcel-HighPointMX2015Cudby-002_1024
Pourcel terminou o campeonato em quinto – Crédito: Simon Cudby

 

A Rockstar Energy Husqvarna renovou contrato com os pilotos Jason Anderson (até dezembro de 2018) e Christophe Pourcel (até dezembro 2017) para o AMA SX e AMA MX, ambos na categoria 450. Anderson estreou este ano na categoria principal, terminou o SX na sétima colocação e o AMA MX na sexta posição. Pourcel entrou no time em abril e correu apenas o motocross, terminando o campeonato em quinto.

 

 

5 :: Brasileiro de Motocross Amador na reta final

rafaelbecker_mauhaas-1
Rafael Becker está invicto na 50cc – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

No próximo fim de semana, 5 e 6 de setembro, a cidade de Morrinhos, em Goiás, recebe a terceira e última etapa do Brasileiro de Motocross Amador – categorias MXF, MX4, 65cc e 50cc. A prova também será válida pela terceira rodada do Goiano de Motocross 2015 e faz parte das festividades de comemoração dos 133 anos de emancipação do município.

As disputas serão na pista construída no Setor Darcy Chaves, localizada ao lado do Setor Vera Cruz. A pista tem obstáculos naturais e conta com 1.200 metros de extensão. A organização promete arquibancadas cobertas, sanitários, estacionamento e praça de alimentação.

 

Classificação após duas etapas

50cc
1. Rafael Becker – 50 pontos
2. Gustavo Hatleben – 38 pontos
3. Ivo “Japa” Konell – 38 pontos
4. Bruno Cruz – 31 pontos
5. Gregory Mota – 28 pontos

65cc
1. Gabriel Andrigo – 45 pontos
2. Carlos Eduardo Baltazar – 45 pontos
3. José Antônio Filho – 40 pontos
4. Pedro Chagas – 38 pontos
5. Henrique Henika – 29 pontos

MXF
1. Stefany Serrão – 50 pontos
2. Brunna Marcondes – 36 pontos
3. Bárbara Fernandes – 22 pontos
4. Maiara Basso – 22 pontos
5. Ana Vizioni – 20 pontos

MX4
1. Milton “Chumbinho” Becker – 50 pontos
2. Richard Berois – 44 pontos
3. Willian Guimarães – 36 pontos
4. Erivelto Nicoladelli – 36 pontos
5. Walter Tardin – 35 pontos

Yamaha