Fisioterapia online é possível?

 

Coluna da fisioterapeuta, Roberta Bueno, especialista em Fisioterapia Esportiva (Recovery, registrada no Crefito 45972) e também mãe do piloto Pepê Bueno. Com vasta experiência no trabalho de recuperação seja de pilotos profissionais ou amadores e entende que as lesões fazem parte da vida de quem pratica esportes. Abaixo, Roberta traz uma novidade muito legal de outra profissão, confira!

* texto: Roberta Bueno
Instagram: @robbuenoo
WhatsApp: 41 9907-0302

Diante da atual situação em relação à pandemia que estamos enfrentando, não só no país como no mundo, muitos profissionais tiveram que se adaptar e dar sequência a tratamentos emergenciais via online. E comigo não foi diferente.

Como o maior número dos meus pacientes são atletas de alto rendimento e as lesões infelizmente fazem parte da rotina deles, eu também acabei tendo que me reinventar e montar protocolos seguros, porém à distância, para somar na evolução do quadro clínico dos que não podiam se tratar presencialmente. E assim acabamos desvendando tratamentos muito satisfatórios, principalmente em pós cirúrgicos.

Acho importante relatar que os tratamentos são à distância, contudo, supervisionados. Através de chamadas de vídeos online para cada sessão, com horário marcado, onde trabalhamos técnicas, manobras, exercícios essenciais e necessários analisando caso a caso. E assim, eu consegui atender e ajudar atletas no país e no exterior de forma prazerosa e evolução clínica.

Para você saber melhor como funciona:
1- Fazemos uma avaliação, analisamos exames e montamos um prognóstico, com uma data prevista para possível liberação. É nesta avaliação que deixo claro que o seu comprometimento e determinação precisam ser total.
2- Agendamos um horário exclusivo pra você, este horário é de uma consulta normal, variando de uma hora à uma hora e meia.
3- Nas datas e horas marcadas damos início ao tratamento e assim, vou passando e fazendo junto com você tudo o que precisa ser feito.
4- Quando necessário peço que tenha com você alguém que possa aplicar as técnicas por você, casos em que o atleta não consegue fazê-lo sozinho.
5- Dependendo do tamanho do edema peço que o paciente tenha uma fita métrica para irmos mensurando a diminuição do mesmo e assim, percebendo a evolução do quadro clínico.
6- Vamos tirando fotos, fazendo vídeos e marcando os dias para mensurarmos o tempo de evolução.

Confesso que os dias mais felizes são o primeiro, por ter um desafio enorme pela frente e que precisamos juntos darmos o nosso melhor para uma evolução diária, e o último, quando o atleta volta a sua rotina e percebe que não existe empecilho quando o atleta é compromissado e determinado. Isso não tem preço.

Então se você tem dúvidas se a fisio online funciona, a resposta é SIM.

Eu costumo dizer que o sucesso é certo, quando o atleta sabe onde ele está, as condições que ele tem e aonde e quando ele pretende chegar.

Relato de um caso desafiador, devido a complexidade da modalidade, para mim e para o atleta, Enzo Lopes durante o AMA Supercross

Ainda no Brasil, Enzo fez uma cirurgia no ombro direito, pois o mesmo, já tinha saído do lugar por diversas vezes. Com 60 dias o atleta já estava andando de moto e embarcando para o AMA Supercross nos Estados Unidos.

Na Abertura do AMA: Enzo cai e fratura o escafoide da mão esquerda, iniciamos novamente à distância um novo tratamento. Com 45 dias Enzo larga novamente no AMA Supercross.

Na decorrência dos treinos Enzo acaba tendo o nervo ulnar pinçado na região do ombro direito, o que acabou dificultando sua pilotagem por acabar travando o punho direito durante os treinos e competições. Cm muito trabalho e dedicação do piloto e seguindo a risca o tratamento, nas últimas etapas este nervo acabou se soltando e então ele conseguiu finalizar a etapa com um resultado satisfatório que confirma sua participação na mesma equipe para o ano de 2022.

Diante da complexidade, o tratamento não acaba por aí, precisamos dar continuidade, porém agora com seu retorno ao Brasil.