Final do AMA Supercross 2013, em Las Vegas, terá todos os holofotes nas disputas dos títulos da 250SX Oeste e Leste

||

Esse é o único que está tranquilo para o fim de semana – Foto: AMA SX

Final de curso. Fim de campeonato. O AMA Supercross 2013 terá seu desfecho neste sábado, 4 de maio, em Las Vegas. E o foco estará voltado para as motos de 250cc.

>>> Veja a galeria de fotos de Salt Lake City!

Os títulos das conferências Leste e Oeste serão definidos em Las Vegas, como acontece desde 2011 (antes tudo era resolvido nas etapas anteriores, e na rodada final acontecia apenas o “shootout” – uma espécie de \”superfinal\” com pilotos das duas costas). Haverá finais de cada região para definir os campeões e depois o “shootout” com os melhores de cada conferência.

Fique ligado nos detalhes!

Transmissão
A transmissão dos treinos começa às 17h30 e as corridas rolam depois das 22h30 do horário brasileiro. >>> CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR!

Bolão
O Bolão do AMA SX no BRMX também chega a sua última rodada. Muita gente ainda tem chance de ganhar os prêmio – cavalete Ogio  180º, camiseta da equipe KTM, camisetas BRMX. Aposte aqui!

Quem vence no Oeste?
O título está entre Ken Roczen, da Red Bul KTM, e Eli Tomac, da GEICO Honda. Roczen tem cinco pontos de vantagem. Somente eles podem ficar com a taça. Se Tomac vencer e Roczen ficar em terceiro, eles empatam em pontos e o título vai para o piloto GEICO, que teria cinco vitórias contra três do alemão.

Quem vence no Leste?
A situação é semelhante. Só que no Leste a vantagem é do piloto GEICO Honda, Wil Hahn, sobre Marvin Musquin, da Red Bull KTM. Também são cinco pontos de diferença. Porém, a vantagem no caso de desempate por número de vitórias é de Musquin.

Sem chances
Blake Wharton, da Rockstar Energy Suzuki, tem a chance (muito remota) de igualar o número de pontos do atual líder da Costa Leste, mas é impossível que ele fique com o título. Se vencer a corrida em Vegas sem que Hahn e Musquin pontuem, chegará aos mesmos 178 pontos de Hahn e terá o mesmo número de vitórias que o piloto GEICO. Mas ele perde a taça no próximo critério de desempate, que é o número de vezes que os pilotos ficaram com o segundo lugar nos Main Events.

:: Pista virtual

450 definida
Com Ryan Villopoto campeão da 450SX com uma rodada de antecedência, a briga ficou pelo vice-campeonanto. Davi Millsaps e Ryan Dungey batalham por esse posto. Três pontos separam os dois atletas. No ano passado, Millsaps foi o vice. Em 2011 foi Chad Reed. E em 2010, quando Dungey foi campeão, Kevin Windham foi o vice.

Relembre
O BRMX levantou os últimos dez campeões e vices do AMA Supercross. Faça um exercício de memória! Confira!

2012
Campeão: Ryan Villopoto
Vice: Davi Millsaps

2011
Campeão: Ryan Villopoto
Vice: Chad Reed

2010
Campeão: Ryan Dungey
Vice: Kevin Windham

2009
Campeão: James “Bubba” Stewart
Vice: Chad Reed

2008
Campeão: Chad Reed
Vice: Kevin Windham

2007
Campeão: James “Bubba” Stewart
Vice: Chad Reed

2006
Campeão: Ricky Carmichael
Vice: James “Bubba” Stewart

2005
Campeão: Ricky Carmichael
Vice: Chad Reed

2004
Campeão: Chad Reed
Vice: Kevin Windham

2003
Campeão: Ricky Carmichael
Vice: Chad Reed

História e curiosidades do SX em Vegas
>> A primeira corrida do AMA SX em Las Vegas aconteceu em 1990. A vitória foi de Jeff Matiasevich, de Kawasaki, na classe principal, e de Jeremy McGrath, de Honda, na 125cc 2T.

>> Entre 1993 e 2002 aconteceram 156 corridas da classe principal – atual 450SX – em Vegas e Jeremy McGrath ficou fora de apenas uma, em 1995.

>> Em 1997 Doug Henry fez história ao vencer em Las Vegas com uma Yamaha 450 quatro tempos. Foi a primeira vez que uma 4T venceu uma corrida na classe principal do AMA Supercross.

>> A região Leste tem vantagem de uma vitória sobre a Oeste no Shootout, que foi instituído em 1995. São 9 vitórias para o Leste contra 8 do Oeste.