Enzo Lopes disputará Monster Energy Cup 2016, em Las Vegas

||

enzolopes_mauhaas
Enzo Lopes disputará categoria Amateur All-Star – Fotógrafo: Mau Haas / BRMX

 

O brasileiro Enzo Lopes disputará a Monster Energy Cup 2016, em Las Vegas, Estados Unidos, no dia 15 de outubro. O garoto de 17 anos foi convidado pela organização para correr na categoria Amateur All-Star, da qual participam pilotos amadores com motos de 250cc.

Como o piloto não pôde participar do Loretta Lynn MX no começo de agosto porque sofreu uma queda na 3ª etapa do Brasileiro de Motocross e lesionou os pulsos duas semanas antes do evento, ele não esperava ser convidado neste ano, já que o desempenho dos pilotos no Loretta é uma das bases de seleção dos atletas que competirão na MEC.

̶  O convite chegou exatamente no dia do meu aniversário (16 de agosto)! Ainda estou frustrado por não ter ido para o Loretta, mas ser selecionado para correr na Monster Cup foi o melhor presente que eu podia ter recebido – comentou Enzo Lopes, já recuperado das lesões.

De acordo com o organizador do evento, os 22 pilotos escolhidos na categoria All-Stars representam a próxima geração de pilotos profissionais, ao competirem no maior palco de supercross do mundo, com mais de quatro horas de cobertura televisiva. O formato das corridas será de treinos livres, prova classificatória e duas baterias de seis voltas cada uma. O resultado geral será a soma das duas baterias.


No ano passado, Austin Forkner foi o grande vencedor desta categoria. Em 2014, Aaron Plessinger ganhou. Em 2013, RJ Hampshire. Em 2012, Cooper Webb. Em 2011, na primeira edição, Justin Hill ficou com o primeiro lugar. Todos eles correm profissionalmente em 2016.

Enzo será o terceiro brasileiro a correr a Monster Energy Cup. Em 2012, Balbi Junior representou as cores verde e amarela na categoria profissional com o 15º lugar. Em 2013, Ramyller Alves garantiu o 16º lugar na categoria Supermini.

 

1 milhão de dólares

villopoto_mec
Villopoto foi o único a ganhar toda grana – Crédito: MEC

 

Entre os profissionais, a Monster Energy Cup pode dar até 1 milhão de dólares para o vencedor. Caso o mesmo piloto vença as três baterias da noite, ele vai para casa com esta quantia em dinheiro. Apenas na primeira edição do evento, em 2011, isso aconteceu, com Ryan Villopoto.

Em 2016, já estão confirmados nomes como Ryan Dungey, James Stewart, Chad Reed, Justin Barcia, Marvin Musquin, Trey Canard, Davi Millsaps, Weston Peick, Cooper Webb e o europeu Tim Gajser, entre outros.

Vale ressaltar que os pilotos profissionais correm todos na mesma categoria (sem a tradicional divisão entre 250 e 450) em três baterias decisivas na mesma noite.

 

Veja como será a pista da Monster Energy Cup 2016