“Winners of the night” e parceiros de JGRMX: Milsaps e Bubba – Foto: Frank Hoppen / Feld Entertainment
O final de semana começou com a chocante noticia de que Ryan Dungey estaria fora da prova de Daytona, concidentemente depois de ser homenageado em Saint Louis por nunca ter ficado fora de uma prova de SX desde o início da sua carreria.
A fábrica, os patrocinadores, e principalmente o público, têm muito a perder com a ausência de Dungey, deixando assim o campeonato no colo de Ryan Villopoto, que lidera com mais de 50 pontos de vantem sobre Bubba Stewart.
Outro fator sempre decisivo, especialmente quando estamos falando da Florida, é o clima. Mais uma vez ele castigou a sexta-feira com uma forte chuva, deixando a pista bem encharcada para os primeiros treinos da tarde. Logo após os primeiros treinos livres, mais uma chuva caiu sobre o circuito, fazendo os treinos serem adiados para somente uma sessão cronometrada iniciando às 15h45.
>>> Acesse a galeria de imagens de Daytona
James Stewart foi o melhor dos treinos cronometrados, colocando 3 segundos (isso mesmo…3 segundos) sobre Kevin Windham e Ryan Villopoto. Na Lites, Barcia foi o primeiro colocado, seguido por Blake Baggett e Ken Roczen, que foram separados por um segundo.
Bubba Stewart, mesmo com os contratempos dessa temporada, era cotado como um dos favoritos, o que se confirmou com uma corrida sólida e dominante. A festa da JGR Racing foi ainda maior, já que seu segundo piloto (Davi Milsaps) acabou na segunda colocação.
O complemento do pódio também agradou o público, com seu favorito – e vencedor do “mud-fest” de 2008″ – Kevin Windham.
Ryan Villopoto, apesar de ter uma corrida difícil, acabou salvando alguns pontos com a quinta posição.
:: Repare na largada desastrosa de RV!
Na Lites, mais uma vez, Barcia!
Justin, conquistando o holeshot, liderou de ponta a ponta.
Mas eu diria que os destaques da prova foram os pilotos da Pro Circuit Kawasaki. Em primeiro lugar, pela agressividade e velocidade de Blake Baggett, que chegou a atacar o atual campeão, mas uma pequena queda o impossibilitou de executar a ultrapassagem. E e em segundo lugar a excelente corrida de recuperação de Darrin Durham, que acabou ultrapassando Ken Roczen pela última vaga do podio.
Justin Barcia, ” The Owner of East Coast” – Foto: Frank Hoppen / Feld Entertainment
Vamos aos FATOS
#1 – Ricky Carmichael participou dos primeiros treinos livres para dar um reconhecimento na pista. Ricky, que mais uma vez ajudou a desenhar a pista, teve um final de semana prolongado, já que no sábado e domingo promove a Monster Energy Daytona Amateur Supercross, em Daytona mesmo, com a participação do brasileiro Enzo Lopes.
#2 – DAYTONA marcou a volta de Kyle Regal às pista a bordo de uma Merge Racing Honda – que foi o seu primeiro time como profissional. Regal acabou a corrida na 13ª colocação. Com o bom desepenho do piloto, alguns rumores começam a se espalhar. Regal já foi abordado por um grande time para preencher a vaga de um piloto machucado.
#3 – James Stewart iniciou o dia com o seu velho número 259, o que eu achei muito estranho de início. Até aprender que é permitido a troca de números pelos primeiros cinco minutos dos treinos livres. Mesmo que matematicamente ele continua com o mesmo número! Entenda: 259 = 2+5= 7 + 9 = 16 . 1+ 6= 7, viu?
Bubba e a nostalgia do #259 – Foto: js7.com
#4 – Os pilotos privados Ricky Reneer e Rayn Smith competiram a prova com motocicletas de dois tempos, ambos pilotando Yamahas, que não resistiram à lama de Daytona e quebraram durante as corridas classificatórias.
#5 – Fiquei sabendo durante essa semana que depois de Ryan Dungey ter dificuldades no acerto de sua moto nas costelas em San Diego, a KTM usou da ajuda de técnicos da WP Suspension para o set-up de suspensão nas provas seguintes. Aparentemente foi usado um acerto próximo aos de Andrew Short na temporada passada, e que visivelmente gerou resulatdos. Será que esse é o fim da relação Decoster X Dungey X RG3???
#6 – Esta semana ficou marcada pela morte de Phil Aderton. Ele foi o fundador da Yamaha of Troy, que assim como a Pro Circuit, foi um dos únicos times privados que obtiveram algum sucesso diante dos times de fábrica. Phil estava em coma por vários dias, depois de um derrame causado por uma vida de abuso de drogas e álcool.
#7 – O piloto Ian Trettel esteve presente em Daytona, prova que no ano passado marcou o fim da sua breve carreira como profissional, e que lhe rendeu um trauma irreparável no cérebro, impossibiltando-o voltar às pistas.
#8 – Chad Reed declarou na TV aberta que não tem pretensão de colocar alguém para terminar o campeonato em seu lugar na Two Two Motorsports. Porém disse estar em negociações com alguns pilotos para o motocross, que inicia em maio.
#9 – Ryan Villopoto tuitou essa semana, dizendo (em outras palavras) que mesmo com a ausência de Ryan Dungey, o campeonato não está ganho, e que ele não tem a pretensão de se “acomodar” com a situação, mas continuar progredindo e sendo agressivo até a final do campeonato. O que eu achei nobre e esperto da parte dele.
#10 – Ryan Dungey estará fora entre quatro a seis semanas, e ainda há dúvidas se ele voltará às pistas até a final do campeonato.
“Be the change you want to see in the world” – Gandhi