Disputa entre pilotos das costas Leste e Oeste é o grande atrativo da etapa final do AMA Supercross 2012, em Las Vegas, Nevada


Eli Tomac, ao fundo, e Dean Wilson enfrentam os melhores da Costa Leste na grande final deste sábado – Foto: Frank Hoppen

Las Vegas, Nevada, será palco da prova final do AMA Supercross 2012 neste sábado, 5 de maio. A rodada mais “pomposa” do ano será no Sam Boyd Stadium, como de costume, e reunirá Costa Oeste e Leste em uma só corrida da categoria Lites.

O BRMX traz todos os resultados em tempo real a partir das 17h e fica de plantão para retransmitir as imagens do Speed Channel a partir das 23h30 – horários de Brasília.

>>> Confira o traçado preparado para a final

Vale lembrar que a temporada foi marcada por lesões. Trey Canard, Chad Reed, Kevin Windham e até o campeão da categoria Supercross, Ryan Villopoto, não conseguiram cumprir as 17 rodadas por conta dos machucados.

Também existiram boas disputas na Lites Costa Oeste, que teve Eli Tomac, da equipe GEICO Honda, como campeão. No Leste, Justin Barcia, da mesma equipe de Tomac, faturou o título tranquilamente, com cinco vitórias em oito etapas. Por isso, um dos atrativos da prova final é o duelo entre os dois pilotos.

Mas oito atletas diferentes venceram pelo menos uma prova da Lites neste ano, o que aumenta a expectativa de uma corrida intensa. Além de Barcia e Tomac, Dean Wilson, Cole Seely, Ryan Sipes, Darryn Durham, Ken Roczen e Blake Wharton conquistaram corridas.

Na 450cc, a disputa pelo vice-campeonato segue aberta. David Millsaps, Justin Brayton e Ryan Dungey buscam esta marca.

Há um ano no BRMX
>>> Villopoto vence em Las Vegas e conquista primeiro título da categoria na carreira

Classificação do campeonato

Supercross Class
1) Ryan Villopoto – 323 pontos (campeão)

2) David Millsaps – 244 pontos
3) Justin Brayton – 237 pontos
4) Ryan Dungey – 232 pontos
5) Jake Weimer – 211 pontos


Lites Class – Oeste
1) Eli Tomac – 159 pontos (campeão)
2) Dean Wilson – 132 pontos
3) Marvin Musquin – 127 pontos
4) Cole Seely – 119 pontos
5) Jason Anderson – 95 pontos

Lites – Costa Leste
1) Justin Barcia – 185 pontos (campeão)
2) Darryn Durham – 143 pontos
3) Ken Roczen – 143 pontos
4) Blake Wharton – 142 pontos
5) Blake Baggett – 128 pontos