Davi Millsaps, quem diria? – Foto: Suzuki Racing
San Diego, sexta etapa do AMA SX 2013, marcou a volta de Davi Millsaps e Eli Tomac ao topo do pódio.
Millsaps confirmou a boa fase neste sábado, 9, com uma vitória na 450, aumentando sua vantagem para 19 pontos em relação ao vice-líder do campeonato, Ryan Dungey.
Na 250, Eli Tomac venceu e diminuiu sua diferença em relação ao líder Ken Roczen para 17 pontos na classificação.
>>> Assista aos vídeos de todas as corridas!
A noite também foi especial para o brasileiro Jean Ramos, que encerrou sua participação nesta “primeira fase” do AMA SX 2013 com o 14º lugar no Main Event, melhor marca de sua carreira. O paranaense ainda repetiu o sétimo lugar na sua classificatória, igualando o que havia feito uma semana antes, em Anaheim.
As classificatórias da noite foram vencidas por Kyle Cunningham e Martin Davalos na 250, enquanto Bubba ganhou a primeira da 450 e Villopoto a segunda.
Fato curioso da rodada foi a bandeira vermelha na Heat 2 da categoria 450. A prova precisou ser interrompida por causa da queda de Jet Browne na quarta volta. A relargada aconteceu em fila (igual em Indianápolis, em 2012), já que o regulamento prevê que uma nova e “tradicional” largada só será realizada se a corrida for interrompida antes do fim da terceira volta.
Agora o AMA SX migra para a Costa Leste, onde os pilotos da 250cc são outros e a diferença de horário para o Brasil diminui. Serão oito etapas, a começar por Arlington, no Texas, no próximo sábado, dia 16.
Resumo das corridas
Categoria 250SX
Jason Anderson largou na frente, com Martin Davalos brigando junto. Mas o piloto da Pro Circuit Kawasaki durou poucas curvas até cair e deixar o segundo posto para Eli Tomac.
Ken Roczen começou bem também. Largou entre os cinco primeiros e não demorou a estar em terceiro. Com oito voltas, era o segundo colocado, tendo que tirar uma diferença de aproximadamente cinco segundos para Tomac, que havia roubado a liderança de Anderson na quinta volta.
Na última volta, Tomac encontrou Jean Ramos (que ocupava a 14ª posição). Teve dificuldades para passar o brasileiro e, nesse tempo, Ken Roczen chegou. Os três cruzaram quase ao mesmo tempo a linha de chegada, Tomac em primeiro, Jean em 14º e Roczen em segundo.
:: Resultado
1) Eli Tomac
2) Ken Roczen
3) Jason Anderson
4) Austin Politelli
5) Kyle Cunningham
14) Jean Ramos
Completo
:: Classificação
1) Ken Roczen – 138 pontos
2) Eli Tomac – 121
3) Cole Seely – 95
4) Jason Anderson – 88
5) Kyle Cunningham – 83
19) Jean Ramos – 21
Completo
Categoria 450SX
Millsaps fez o holeshot e já na primeira volta começou a abrir vantagem. Broc Tickle largou em segundo, trazendo Chad Reed, Justin Brayton, Ryan Dungey e Ryan Villopoto na cola.
Reed logo fez seus ataques e conquistou a segunda posição. Pressionava Millsaps na sexta volta, mas caiu na décima e perdeu muitas posições, tendo que correr atrás do prejuízo.
Justin Barcia se aproveitou e assumiu a vice-liderança da corrida. Tirou a diferença e encostou em Davi Millsaps, oferecendo certo perigo.
As boas brigas, porém, se concentraram no pelotão intermediário, onde estavam Bubba Stewart, Chad Reed e Ryan Villopoto.
:: Resultados
1) Davi Millsaps
2) Justin Barcia
3) Ryan Dungey
4) James “Bubba” Stewart
5) Chad Reed
Completo
:: Classificação
1) Davi Millsaps – 132 pontos
2) Ryan Dungey – 113
3) Ryan Villopoto – 105
4) Trey Canard – 105
5) Chad Reed – 97
Completo