Chad Reed e Dean Wilson vencem em Anaheim 3 pela quinta etapa do AMA SX 2014

chadreed
Chad Reed – Foto: Feld Motorsports

 

A Kawasaki dominou as ações na quinta rodada do AMA Supercross 2014, que aconteceu em Anaheim, Califórnia, na noite deste sábado, 1 de fevereiro.

Chad Reed conquistou sua segunda vitória na categoria 450SX nesta temporada e diminuiu de sete para dois pontos a sua desvantagem em relação a Ryan Villopoto, que segue líder da classe após conquistar o terceiro lugar em Anaheim 3.

>>> Assista aqui os vídeos das corridas na íntegra

A noite foi boa também para Dean Wilson, que finalmente conquistou sua primeira vitória na 250SX em 2014. Se na semana passada ele teve azar ao deixar escapar o primeiro lugar na última volta, desta vez ele teve sorte (e competência, claro) ao ver Cole Seely lhe entregar a vitória de bandeja. Após os resultados, Cole Seely empatou com Jason Anderson na liderança e Dean Wilson voltou para a briga do título na Costa Oeste.

Confira abaixo o resumo das corridas, assista aos melhores momentos e anote na sua agenda: próximo sábado, 8, acontece a sexta etapa da competição, em San Diego, Califórnia.

 

Corridas classificatórias em A3

As classificatórias apresentaram boas corridas. Na Heat 1 da 250SX tivemos o francês Valentin Teillet fazendo bonito com uma excelente largada, Cole Seely mostrando técnica e velocidade após cair na largada e ainda chegar em terceiro em apenas seis voltas de corrida, e uma bela disputa entre Malcolm Stewart e Jason Anderson pela primeira colocação.

Já a Heat 2 da classe foi mais “morna”, com vitória de Dean Wilson seguido de Cooper Webb e Jessy Nelson.

Depois, na Heat 1 da 450SX, pudemos acompanhar o retorno de Eli Tomac, que mesmo com uma largada “média” garantiu a quarta posição, passando direto para o Main Event após disputa com Broc Tickle. Ken Roczen venceu a bateria, seguido de Justin Brayton e Weston Peick. Justin Barcia, por causa de um tombo, ficou fora do TOP4 e teve que disputar uma das Semis para ir à final.

James “Bubba” Stewart venceu a segunda classificatória da 450, seguido de Villopoto, Dungey e Reed. Destaque para a disputa entre Dungey, Reed e Jake Weimer pela quarta e última vaga ao Main Event.

Jimmy Albertson, Andrew Short, Nick Wey, Ivan Tedesco e Chris Blose conseguiram suas vagas para a final pela Semi 1. Justin Barcia, Broc Tickle, Mike Alessi, Wil Hahn e Vince Friese passaram pela Semi 2. E Matt Moss, Josh Grant, Jake Weimer e Matt Goerke precisaram da repescagem (LCQ) para conquistar suas vagas no gate da final.

 

Final da 250

Wow! Sobrou emoção na final da quinta etapa da 250SX – Costa Oeste.

Cole Seely fez o holeshot e começou a abrir vantagem, dando a impressão (mais uma vez) que venceria pela segunda vez no ano. Mas a corrida reservava surpresas.

Dean Wilson estava em segundo, seguido de Cooper Webb e Justin Hill, enquanto Jason Anderson brigava para se recuperar de uma largada ruim.

Na terceira volta, Anderson e Malcolm Stewart brigavam pela quinta posição. Anderson foi ao ataque, mas os dois se chocaram e caíram, perdendo várias posições (vídeo abaixo). Malcolm voltou em sétimo, e Anderson em décimo.

Então, faltando três voltas para o fim, o ponto alto da prova. Enquando Anderson ultrapassava Malcolm pela quinta posição mais uma vez, Cole Seely cometia um erro na liderança, caindo e deixando o caminho livre para Dean Wilson faturar a sua primeira corrida nesta temporada e voltar para a disputa do título.

Emocionado, segurando o choro, Wilson falou ao final o quanto tem sido difícil para ele esta temporada, e o quanto foi especial voltar a vencer e recuperar a confiança em sua pilotagem.

 

:: Resultado da quinta etapa

1. Dean Wilson
2. Cole Seely
3. Cooper Webb
4. Justin Hill
5. Jason Anderson
6. Malcolm Stewart
7. Jake Canada
8. Shane McElrath
9. Jessy Nelson
10. Dakota Tedder

 

:: Classificação após cinco rodadas

1. Jason Anderson – 109 pontos
2. Cole Seely – 109 pontos
3. Dean Wilson – 97 pontos
4. Cooper Webb – 85 pontos
5. Justin Hill – 82 pontos
6. Zach Osborne – 69 pontos
7. Malcolm Stewart – 69 pontos
8. Jessy Nelson – 61 pontos
9. Shane McElrath – 55 pontos
10. Dean Ferris – 52 pontos

 

 

Final da 450

Sem nenhum acidente na largada, “os tops” largaram bem, principalmente Villopoto, Bubba, Reed e Roczen.

Ainda nas primeiras voltas, Chad Reed se impôs e tomou a liderança de Ryan Villopoto, estabelecendo a seguinte sequência para as voltas iniciais: Reed, RV, Roczen, Bubba, Alessi, Dungey, Barcia e Brayton.

Na quarta volta, Roczen foi pra cima de Villopoto e roubou a posição do líder do campeonato com certa tranquilidade, enquanto mais atrás se ensaiava uma disputa entre Bubba, Dungey e Barcia.

Estes eram os dois focos principais da prova, com três grandes pilotos brigando pela primeira posição e outros três disputando a quarta colocação.

Mas na 11a volta, Bubba caiu e perdeu muitas posições, voltando para a corrida em oitavo. E na volta seguinte, Dungey caiu. Ele até tentou voltar, mas sem êxito. Um pouco depois, o nome de Tomac apareceu seguido da palavra “fora” (out) na lista de classificação da corrida.

Com uma tocada forte lá na frente, Reed e Roczen abriram vantagem sobre Villopoto que, na tentativa de se aproximar da disputa, acabou errando.

No fim das contas, Reed manteve o controle da prova sem que Roczen pudesse ameaçar com muito perigo. E, quem se deu mal foi Ryan Dungey que, após cair, abandonou a prova e acabou descendo de quarto para sexto colocado na tabela de classificação, sendo ultrapassado por Bubba e Brayton.

O retorno de Eli Tomac também foi frustrante. Após ficar fora das quatro primeiras etapas por causa de lesão, Tomac NÃO conseguiu terminar a corrida em A3 assim como Dungey.

 

:: Resultado da quinta etapa

1. Chad Reed
2. Ken Roczen
3. Ryan Villopoto
4. Justin Barcia
5. Weston Peick
6. Justin Brayton
7. James “Bubba” Stewart
8. Jake Weimer
9. Andrew Short
10. Ivan Tedescco

 

:: Classificação após cinco etapas

1. Ryan Villopoto – 104 pontos
2. Chad Reed – 102 pontos
3. Ken Roczen – 97 pontos
4. Justin Brayton – 86 pontos
5. James “Bubba” Stewart – 80 pontos
6. Ryan Dungey – 76 pontos
7. Justin Barcia – 74 pontos
8. Andrew Short – 61 pontos
9. Wil Hahn – 52 pontos
10. Jake Weimer – 50 pontos