Bubba e Bogle vencem em Toronto, pela 12ª etapa do AMA SX’14

||

Suzuki 2014 Detroit (3)
Bubba é quem mais venceu em 2014 – Foto: Suzuki Racing

 

A 12ª etapa do AMA Supercross, realizada na noite deste sábado, 22, em Toronto, Canadá, ficará marcada como o dia em que James “Bubba” Stewart ultrapassou Ricky Carmichael e se tornou o segundo maior vencedor de provas do AMA SX com 49 conquistas.

Foi a quarta vez que Bubba venceu nesta temporada. E fez isso com maestria, mostrando todas as suas habilidades após largar por volta do décimo lugar e se recuperar até a primeira colocação.

Justin Barcia liderou boa parte da corrida, mas acabou na segunda colocação. Ryan Dungey completou o pódio, enquanto Ryan Villopoto viveu um dia muito difícil. O líder do campeonato teve “problemas estomacais” e quase nem competiu, mas por fim conquistou a sexta colocação no Main Event (saiba mais abaixo).

Os resultados mantém a ordem dos três primeiros no campeonato, com Villopoto, Dungey e Bubba em sequência, mas Bubba diminui de 49 para 39 pontos a sua diferença em relação a Villopoto, e parece em condições de vencer mais provas.

Na 250, Justin Bogle quebrou a hegemonia da Pro Circuit Kawasaki ao colocar a Geico Honda no lugar mais alto do pódio. Martin Davalos terminou em segundo e Matt Lemoine completou o pódio.

Com os resultados, Davalos assumiu a liderança do campeonato e Bogle se aproximou dos líderes. Davalos agora tem quatro pontos a mais que Cianciarulo, que abandonou a prova (saiba mais detalhes abaixo) mas ainda é vice-líder da competição.

A 13ª etapa acontece no próximo sábado, 29, na cidade de Saint Louis, no estado de Missouri (Costa Leste).

 

Notas preliminares

– Ryan Villopoto passou mal ao longo do dia. Acordou mal do estômago, foi para o hospital e nem participou dos treinos, mas alinhou para correr à noite. Antes de correr, disse que estava bem e que queria “salvar alguns pontos”. Foi último a escolher gate de largada na sua classificatória, largou mal, e terminou a “Heat” em nono. Depois, na Semi 2, classificou para o Main Event em segundo.

– Adam Cianciarulo caiu nos treinos, deslocou o ombro ao bater no chão, e teve que ser atendido pelos médicos da corrida. No segundo período de treinos, fez apenas o 14º tempo. Mas na sua classificatória – a primeira corrida da noite -, largou na frente, foi ultrapassado por Matt Lemoine (que venceu a classificatória) e Justin Bogle. Terminou em terceiro.

– Justin Barcia venceu a primeira classifiacatória da 450, e James Stewart ganhou a segunda. Bubba, aliás, foi o mais rápido nos treinos (Dean Wilson girou na mesma casa).

 

Final da 250

Era noite de Justin Bogle. Ele largou na frente, seguido de Adam Cianciarulo, Matt Lemoine e Martin Davalos.

Cianciarulo bem que tentou, mas na quarta volta, quando passava pelas costelas, seu ombro deslocou outra vez. Ele saiu da pista e os médicos colocaram o ombro de volta para ele tentar voltar para a corrida! Mas o jovem piloto não conseguiu dar nenhuma volta mais. Saiu da pista muito irritado e decepcionado com a situação.

Blake Baggett, que havia largado mal, vinha se recuperando bem até que, na 11ª volta, caiu quando brigava pela terceira colocação com Lemoine. Com a moto toda torta, teve que abandonar.

Bogle liderou até o fim e conquistou sua primeira corrida como profissional. Veja os resultados!

 

:: Resultados da sexta etapa da Costa Leste

1. Justin Bogle (HON)
2. Martin Davalos (KAW)
3. Matthew Lemoine (KAW)
4. Jeremy Martin (YAM)
5. Cole Thompson (KTM)
6. Vince Friese (HON)
7. Alex Martin (YAM)
8. Kyle Cunningham (HON)
9. A J Catanzaro (HON)
10. James Decotis (HON)
11. Jackson Richardson (HON)
12. Matthew Bisceglia (HON)
13. Landen Powell (KTM)
14. Levi Kilbarger (HON)
15. Jesse Wentland (HON)
16. Brad Nauditt (HON)
17. Taylor Potter (HON)
18. Gannon Audette (KAW)
19. Ryan Zimmer (HON)
20. Blake Baggett (KAW)
21. Kyle Peters (HON)
22. Adam Cianciarulo (KAW)

 

:: Classificação após seis etapas

1. Martin Davalos (KAW) , 124
2. Adam Cianciarulo (KAW) , 120
3. Justin Bogle (HON) , 119
4. Blake Baggett (KAW) , 100
5. Vince Friese (HON) , 90
6. Kyle Cunningham (HON) , 76

>>> Acesse aqui a classificação completa!

 

Final da 450

Ken Roczen saiu na frente, seguido de Justin Barcia, Justin Brayton, Ryan Dungey, Weston Peick e Ryan Villopoto. James “Bubba” Stewart largou apenas por volta da décima colocação.

Na quarta volta, Barcia foi pra cima e passou Roczen. Enquanto isso, Bubba se recuperava da largada ruim e, sendo o piloto mais rápido da pista, chegou à quarta colocação na metade da corrida, atrás apenas de Dungey, Roczen e Barcia.

MUITO rápido, Bubba passou Dungey com certa facilidade. Depois foi pra cima de Roczen e também chegou e passou, para depois, na 14ª volta, fazer o mesmo sobre Justin Barcia e assumir a liderança!

Debilitado, Villopoto fez uma corrida de “herói”. Chegou perder posições, mas se recuperou e manteve a sexta colocação ao fim da corrida. Dean Wilson, que estava muito rápido nos treinos (quase tão rápido quanto Bubba), terminou a final em oitavo.

 

:: Resultado da 12ª etapa

1. James Stewart (SUZ)
2. Justin Barcia (HON)
3. Ryan Dungey (KTM)
4. Justin Brayton (YAM)
5. Ken Roczen (KTM)
6. Ryan Villopoto (KAW)
7. Weston Peick (SUZ)
8. Dean Wilson (KAW)
9. Joshua Hill (SUZ)
10. Matthew Goerke (KTM)
11. Andrew Short (KTM)
12. Nicholas Wey (KAW)
13. Jimmy Albertson (HON)
14. William Hahn (HON)
15. Cody Gilmore (KAW)
16. Nicholas Schmidt (HON)
17. Ronnie Stewart (SUZ)
18. Adam Enticknap (HON)
19. Mike Alessi (SUZ)
20. Preston Mull (YAM)
21. Daniel Meynet (KAW)
22. Ivan Tedesco (KTM)

 

:: Classificação após 12 etapas

1. Ryan Villopoto (KAW) , 246
2. Ryan Dungey (KTM) , 221
3. James Stewart (SUZ) , 207
4. Ken Roczen (KTM) , 197
5. Justin Brayton (YAM) , 185
6. Justin Barcia (HON) , 156
7. Andrew Short (KTM) , 153
8. Broc Tickle (SUZ) , 126
9. William Hahn (HON) , 122
10. Chad Reed (KAW) , 111
11. Weston Peick (SUZ) , 96
12. Joshua Hill (SUZ) , 89
13. Joshua Grant (YAM) , 78
14. Matthew Goerke (KTM) , 75
15. Mike Alessi (SUZ) , 72
16. Nicholas Wey (KAW) , 66
17. Ivan Tedesco (KTM) , 63
18. Jacob Weimer (KAW) , 50
19. Eli Tomac (HON) , 48
20. Dean Wilson (KAW) , 47

 

:: Cianciarulo tenta voltar

Este é o lance em que AC desloca o ombro durante a corrida, vai até os médicos e pede para que coloquem de volta, e ele tenta seguir na prova, mas não consegue. #monstro