BRMX Tips para a sexta etapa do AMA Supercross 2014

AMASXquinta-7
Villopoto ainda está na frente – Foto: Feld Motorsports

 

A sexta etapa do AMA Supercross, que acontece neste sábado, 8, em San Diego, Califórnia, é um marco para a competição: última parada do espetáculo na Costa Oeste antes de uma jornada de sete etapas pela Costa Leste.

Isso é algo muito importante para a categoria 250. Depois de San Diego, restarão apenas duas rodadas para definir o campeão da Costa Oeste na 250SX. Porém, estas duas etapas acontecerão apenas em abril, quando o campeonato retornar para o lado do Oceano Pacífico.

Por isso, Jason Anderson, Cole Seely e Dean Wilson têm motivos de sobra para fazer uma grande corrida neste sábado. Passar estas sete semanas de “folga” na liderança será um presente e tanto para qualquer um deles.

Confira abaixo mais detalhes sobre o que vai acontecer em San Diego!

 

Ao vivo

Fique ligado na página de eventos ao vivo do BRMX para acompanhar treinos e corridas. A abertura da transmissão é às 20h do horário de Brasília.

>>> Acesse aqui a página de corridas AO VIVO!
>>> Faça sua aposta no Bolão BRMX e concorra a prèmios!

1608934_809722319043742_912204703_n

 

250 em chamas!

Jason Anderson e Cole Seely estão empatados na liderança da classe 250SX com 109 pontos. Dean Wilson, que venceu a etapa passada, aparece em terceiro com 12 pontos a menos. Tudo indica que a batalha pelo título – e pela vitória neste sábado – será entre estes pilotos.

>>> Confira a classificação completa do campeonato

Vale lembrar que já aconteceu um pouco de tudo na 250 durante as cinco primeiras rodadas desta temporada. Por três vezes o vencedor da final foi decidido na última volta, já teve punição para o líder do campeonato por saltar enquanto uma bandeira de socorro estava sendo agitada na pista e, para completar, na rodada passada teve polêmica envolvendo Jason Anderson e Malcolm Stewart (companheiro de equipe de Cole Seely) por causa de alguns blockpasses um pouco mais fortes.

A equipe de Jason Anderson – Rockstar Energy KTM – chegou a protestar na AMA (Associação dos Motociclistas Americanos) porque achou “maldoso” o blockpass de Malcolm. A AMA, porém, não aceitou a reclamação, considerando que a disputa foi normal.

:: Reveja a disputa

 

 

Chad Reed na história

AMASXquinta-11
Chad Reed pode ser maior que Carmichael? – Foto: Feld Motorsports

 

Parece que encontraram alguém para bater Ryan Villopoto na 450. E ele estava ali, aos olhos de todos. Chad Reed, prestes a completar 32 anos, surge neste momento como a maior ameaça ao tricampeão da Monster Energy Kawasaki. E, além de brigar pelo título, Reed vai fazendo história.

O australiano está a uma vitória de alcançar James “Bubba” Stewart no ranking dos maiores vencedores de provas de AMA Supercross. Com o triunfo em Anaheim 3, chegou a marca de 44 conquistas contra as 45 de Bubba.

Jeremy McGrath encabeça a lista com 72 vitorias mas, se Reed mantiver o desempenho, até mesmo Ricky Carmichael vê a sua marca (48 vitórias) ameaçada.

Abaixo, a lista com os dez maiores vencedores de Main Events na história do AMA SX

1. Jeremy McGrath – 72
2. Ricky Carmichael – 48
3. James Stewart – 45
4. Chad Reed – 44
5. Ryan Villopoto – 36
6. Ricky Johnson – 28
7. Bob Hannah – 27
8. Jeff Ward – 20
9. Damon Bradshaw – 19
10. Kevin Windham – 18

Repare que Chad Reed é o único estrangeiro desta lista!

 

Roczen e Dungey

AMASXquinta-32
Dungey na perseguição a Villopoto – Foto: KTM Images

 

Ken Roczen e Ryan Dungey estão surpreendendo nesta temporada. O primeiro por sua excelente pilotagem e consistência nas cinco etapas iniciais. Além de vencer na abertura, o alemão tem pilotado com muita categoria e incomodado os “cabeças” Villopoto e Reed. Já Ryan Dungey parece que decidiu ser mais agressivo e menos passivo dentro da pista – algo que muitos cobravam dele ao longo dos últimos anos. Porém, a agressividade de Dungey ainda não se transformou em melhores resultados, e tem até causado quedas para o pupilo de Roger DeCoster, como na rodada passada quando ele teve que abandonar após cair que quebrar a embreagem. Será esse mesmo o caminho?

 

Eli Tomac de branco

tomacbranco
Roupa branca para a Geico Honda em San Diego

 

Nesta sexta-feira, Eli Tomac divulgou que vai correr com uma Honda “pintada” de branco em San Diego – na verdade é camuflada em tons de cinza. Sem explicar por quê (mais tarde veio a explicação – é uma homenagem às forças armadas dos EUA), ele postou uma foto em sua fanpage no Facebook. Fato é que o piloto da Geico Honda está precisando de um bom resultado para estrear de uma vez por todas na classe das 450. Depois de ficar fora das quatro rodadas iniciais por causa de lesão, quando voltou viu seu pneu furar em A3, há uma semana.

 

Nicoletti no lugar de Grant

grant
Josh Grant sai de cena para se recuperar de lesão no ombro – Foto: JGR Yamaha Divulgação

 

Phil Nicoletti substituirá Josh Grant na equipe JGR Yamaha em San Diego. Grant machucou o ombro na segunda etapa deste ano, em Phoenix, e depois tentou seguir competindo mesmo com dores, mas resolveu parar. Não há previsão de retorno para Grant. Enquanto isso, Nicoletti vai recebendo suas chances.

*Texto atualizado às 16h17 desta sexta-feira, 7