AMA SX’14: Bubba e Justin Hill vencem em San Diego

Yamaha
AMASXquinta-58
Bubba de novo no topo – Foto: Suzuki Racing

 

Foi uma noite de boas corridas. A sexta etapa do AMA Supercross 2014, realizada neste sábado, 8, em San Diego, Califórnia, proporcionou adrenalina suficiente para manter os fãs do esporte acordados ao longo da madrugada.

James “Bubba” Stewart voltou a vencer na 450SX (a última vez havia sido em fevereiro de 2013) e levantou o público nas arquibancadas. O bicampeão do AMA SX chegou a sua vitória de número 46 na carreira com uma pilotagem rápida e consciente e somou pontos suficientes para subir uma posição na tabela do campeonato.

Ryan Villopoto ficou em segundo, mas viu sua vantagem na liderança aumentar em relação ao vice-líder, que agora é o alemão Ken Roczen. Chad Reed caiu na última volta da prova, foi parar no hospital, e perdeu pontos importantes para a temporada temporada.

>>> Classificação atualizada do campeonato

Na 250, o grande nome da noite foi Justin Hill, piloto de 18 anos da Pro Circuit Kawasaki que ganhou uma prova como profissional pela primeira vez na história. Jason Anderson conquistou o segundo lugar, o que foi suficiente para abrir quatro pontos de vantagem sobre Cole Seely na classificação do campeonato.

 

:: Nota extra

hill
Justin Hill – Foto: Pro Circuit

Jake Weimer e Wil Hahn ficaram fora da corrida por causa de lesões sofridas durante os terinos em San Diego. Weimer machucou o ombro direito. Hahn machucou a mesma mão que havia lesionado semanas atrás. Ambos devem voltar em breve às pistas.

 

:: Próxima etapa

A próxima rodada dará início ao período de provas na Costa Leste, com novos pilotos na 250SX e menos diferença de fuso horário em relação ao Brasil, o que quer dizer que as corridas começarão mais cedo para os brasileiros.

A sétima etapa será em Arlington (Dallas), no Texas – que nem é tão no Leste assim, já que se você olhar no mapa vai ver que a cidade está no meio dos Estados Unidos – dia 15 de fevereiro. Fique ligado no BRMX!

 

As corridas

Tudo começou com boas batalhas nas classificatórias. Na Heat 1 da 250, Dean Wilson precisou suportar os ataques do jovem Cooper Webb para vencer, enquanto na Heat 2, Jason Anderson precisou mostrar sua habilidade para se classificar. Ele caiu na largada, saiu de último e se recuperou até a sexta colocação. Cole Seely liderou toda a bateria para vencer sem muito sufoco.

Na primeira classificatória da 450, a emoção ficou por conta de Villopoto e Barcia, que duelaram pela segunda colocação, ja que Roczen liderou com maestria e a quarta vaga ficou com Andrew Sort. Já a Heat 2 começou com um holeshot impressionante do estreante no campeonato Phil Nicoletti, mas ele acabou caindo ainda nas primeiras curvas, deixando caminho livre para Ryan Dungey vencer. Chad Reed fez boas ultrapassagens e conquistou a última vaga para a final, atrás de Dungey, Bubba e Justin Brayton.

Depois vieram as Semis. Na primeira, Matt Moss, Matt Goerke, Justin Hill, Broc Tickle e Vince Friese conquistaram a vaga. E na segunda, Eli Tomac, Mike Alessi, Nick Wey, Ivan Tedesco e Jimmy Decotis passaram para o Main Event.

>>> Assista aos vídeos das corridas completas!

Interessante ressaltar que Phil Nicoletti, estreando como substituto do lesionado Josh Grant, e Weston Peick, quinto colocado na etapa passada (e nesta também), precisaram da repescagem para chegarem à final em San Diego.

 

Final da 250

 

Dean Wilson saiu na frente com um belo holeshot, seguido de Malcolm Stewart, Justin Hill, Jessy Nelson, Jason Anderson e Cole Seely.

Mas na terceira volta, Wilson levou um baita tombo, virando pra frente após errar um salto. Ele teve que parar, esperar os mecênicos fazerem os reparos, e voltou com três voltas de débito em relação ao líder. Completou a prova e somou um ponto.

Após o tombo de Wilson, Justin Hill assumiu a liderança da corrida e liderou até a bandeira quadriculada. Esta foi a primeira vitória na carreira do piloto da Pro Circuit Kawasaki!

Jason Anderson se recuperou bem da largada ruim e acabou em segundo, seguido de Malcolm Stewart, Cole Seely e Shane Mcelrath.

 

:: Rseultado da corrida

1. Justin Hill
2. Jason Anderson
3. Malcolm Stewart
4. Cole Seely
5. Shane Mcelrath
6. Jessy Nelson
7. Michael Leib
8. Scott Champion
9. Jake Canada
10. Dean Ferris

 

:: Classificação do campeonato após seis etapas

1. Jason Anderson – 131 pontos
2. Cole Seely – 127 pontos
3. Justin Hill – 107 pontos
4. Dean Wilson – 98 pontos
5. Cooper Webb – 92 pontos
6. Malcolm Stewart – 89 pontos
7. Jessy Nelson – 76 pontos
8. Shane Mcelrath – 71 pontos
9. Zach Osborne – 69 pontos
10. Dean Ferris – 63 pontos

 

Final da 450

 

Ryan Villopoto e James “Bubba” Stewart dividiram as primeiras curvas, até o piloto da Suzuki conseguir passar RV2 para assumir a liderança e nunca mais largar.

Chad Reed, Ken Roczen, Ryan Dungey, Justin Barcia, Andrew Short e Eli Tomac vinham na sequência, formando o TOP 8 inicial da corrida.

Na quarta volta, Roczen iniciou seu ataque a Reed, mas só foi conseguir a ultrapassagem quatro voltas depois, fazendo uma manobra em uma curva de alta.

Neste mesmo momento, Ryan Villopoto tentava se aproximar de Bubba, que defendia bem a liderança. O público se agitava na arquibancada a cada investida de RV sobre Bubba, mas mesmo que por vezes o piloto da Kawasaki tenha dado impressão que conseguiria ultrapassar, toda as tentativas foram frustradas.

Então o foco se voltou para a disputa entre Chad Reed e Ryan Dungey, pela quarta colocação. A partir da 15a volta, Dungey ameaçou Reed, e ambos acabaram encostando em Ken Roczen, que era terceiro colocado.

Então, na última volta, pegando muitos retardatários pelo caminho, os três brigavam por posição até que Chad Reed tentou cruzar atrás de Roczen nas costeletas e acabou batendo na roda traseira do piloto da KTM e caindo. Por isso, o australiano terminou a corrida na 12a colocação.

 

:: Resultado da corrida

1. James “Bubba” Stewart
2. Ryan Villopoto
3. Ken Roczen
4. Ryan Dungey
5. Weston Peick
6. Justin Barcia
7. Eli Tomac
8. Broc Tickle
9. Justin Brayton
10. Andrew Short

 

:: Classificação após seis etapas

1. Ryan Villopoto – 126 pontos
2. Ken Roczen – 117 pontos
3. Chad Reed – 111 pontos
4. James “Bubba” Stewart – 105 pontos
5. Justin Brayton – 98 pontos
6. Ryan Dungey – 94 pontos
7. Justin Barcia – 89 pontos
8. Andrew Short – 72 pontos
9. Weston Peick – 53 pontos
10. Wil Hahn – 52 pontos

 

:: Tombo de Chad Reed na última volta

 

*Texto corrigido às 19h deste domingo, 9. Antes, a inforrmação sobre o tombo de Chad Reed estava errada.

Yamaha