AMA SX 2020: 7 rodadas restantes serão disputadas em Salt Lake City

Rice-Eccles Stadium em Salt Lake City receberá as 7 rodadas restantes do AMA Supercross 2020

 

A Feld Entertainment anunciou nesta quinta-feira, 14, que todas as 7 rodadas restantes do AMA Supercross 2020 serão disputadas no Rice-Eccles Stadium, em Salt Lake City, começando no dia 31 de maio e terminando no dia 21 de junho, com as disputas acontecendo nos domingos e quartas-feiras, ou seja, com um intervalo de apenas dois dias entre uma rodada e outra.

Após 10 rodadas disputadas, o AMA Supercross 2020 foi interrompido no início de março devido à pandemia do coronavírus.

O formato das disputas foi ajustado para reduzir o número de pilotos e permanecer dentro dos requisitos mínimos de segurança. As corridas seguirão um formato padrão em todas as 7 rodadas, exceto na final, quando acontece o confronto entre as regiões Leste e Oeste da categoria 250SX (Showdown).

Neste novo formato, apenas os 40 melhores pilotos (com base na classificação do campeonato até a 10ª rodada) poderão disputar as 7 rodadas que restam, e esta regra é válida para as três categorias em disputa: 450SX, 250SX Costa Oeste e 250SX Costa Leste.

Tal novidade acaba por “excluir” os treinos classificatórios, ficando apenas os treinos livres. Ademais, a programação segue a mesma para as três categorias: duas baterias classificatórias com 20 pilotos cada, os 9 primeiros avançam direto para a final e os demais disputam uma bateria de repescagem, onde apenas os 4 primeiros garantem vaga no Main Event.

As rodadas dos dias 31 de maio, 3 de junho, 7 de junho e 17 de junho serão válidas pela costa Leste da categoria 250SX. Já as rodadas dos dias 10 e 14 de junho serão válidas pela costa Oeste. No dia 21 de junho, as duas regiões se enfrentam na última rodada, a grande final do campeonato.

Ao final de 7 rodadas, três campeões serão coroados. Na categoria 450SX, Eli Tomac lidera com três pontos de vantagem para o alemão Ken Roczen. Na 250SX Costa Oeste, o francês Dylan Ferrandis está 7 pontos na frente de seu companheiro de equipe, Justin Cooper. Já na 250SX Costa Leste, Chase Sexton tem 10 pontos de vantagem para Shane McElrath.