AMA SX 2019: o que esperar da 16ª etapa em East Rutherford

Penúltima queda de gate, momentos decisivos na temporada 2019 do AMA Supercross!

 

Após o intervalo de uma semana devido ao feriado de páscoa, o AMA Supercross volta neste sábado, 27, para a 16ª etapa do campeonato, a penúltima da temporada 2019. Ou seja, o momento da competição é decisivo! As corridas serão disputadas no MetLife Stadium em East Rutherford, Estado de Nova Jersey, pertinho de Nova York.

Uma característica muito particular desta etapa em relação as demais é a sua programação, que começa no meio da tarde e termina no início da noite. Ou seja, para nós aqui no Brasil as corridas começam a partir das 18h05 de acordo com o Horário Oficial de Brasília (confira no final da reportagem a programação completa).

 

Volta Virtual em East Rutherford

 

Perguntas que precisam ser respondidas

– Como ficará a disputa pelo título da 450SX entre Webb, Tomac e Musquin após esta penúltima etapa? Atualmente a diferença de pontos é 18 (Webb para Tomac) e 23 (Webb para Musquin).

– Líder da 250SX Costa Leste, Austin Forkner ficou fora das corridas em Nashville por causa de uma lesão no joelho, sofrida ainda durante os treinos classificatórios. Ele passou por exames de ressonância magnética e sua participação em East Rutherford foi colocada em dúvida, mas a equipe Monster Energy Pro Circuit Kawasaki confirmou sua presença nas corridas deste sábado. Como será seu desempenho após a lesão? Ele terá ritmo e velocidade para vencer? Depois de Nashville, sua vantagem na liderança caiu para 3 pontos em relação a Chase Sexton e 7 para Justin Cooper.

– Ainda falando da 250SX Costa Leste, como será o desempenho do vencedor da última etapa em Nashville, Martin Davalos?

 

Martin Davalos e a equipe Monster Energy Pro Circuit Kawasaki comemorando a vitória no pódio em Nashville

 

Austin Forkner: lesão no joelho afetará seu desempenho nas duas últimas rodadas da temporada?

 

Quem está quente

– Eli Tomac venceu duas etapas consecutivas, e ao que tudo indica, deve manter este ímpeto para chegar em Las Vegas com alguma chance real de título em relação a Cooper Webb.

– Mas o próprio Webb tem uma confortável vantagem de 18 pontos e está fazendo um ótimo trabalho na manutenção desta vantagem. É a famosa consistência, tão falada e tão elogiada pela lenda Ricky Carmichael.

– Justin Bogle encontrou seu ritmo e melhorou constantemente nas últimas etapas. O 4º lugar conquistado por ele em Denver foi impressionante e animador.

 

Quem esfriou (ou, quem precisa esquentar)

– Austin Forkner tem uma tarefa heroica nas mãos. Precisa derrotar Chase Sexton e Justin Cooper nestas duas últimas etapas, ao mesmo tempo em que administra uma grave lesão no joelho, a tão falada lesão que colocou em dúvida sua participação neste restante de temporada.

– Um mês atrás, Marvin Musquin era apontado como a principal ameaça ao líder da 450SX, Cooper Webb. Porém, as coisas azedaram nas últimas etapas e agora Musquin encontra-se em terceiro na classificação, 23 pontos atrás de Webb.

– Justin Barcia ficou fora da rodada em Denver devido a lesões crescentes e agora só volta na abertura do AMA Motocross 2019 em Hangtown.

– Dean Wilson caiu no Main Event em Denver, o que lhe rendeu uma fratura no ombro e um colapso nos rins. Outro que vinha surpreendendo positivamente que ficará fora das duas últimas rodadas da temporada.

 

Marvin Musquin

 

Dean Wilson

 

Previsões corajosas

– Sexton vencerá o Main Event da 250SX Costa Leste, indo para a final em Las Vegas como o novo líder do campeonato.

– Tomac vencerá o Main Event da 450SX, mas a consistência de Webb ainda manterá entre os dois um déficit de pontos difícil de ser revertido na última etapa.

– Austin Forkner finalizará o Main Event dentro do top 5, mas fora do pódio.

 

Programação da etapa

Horários de Brasília

 

11h – Início dos treinos livres

12h05 – Início dos treinos classificatórios

14h20 – Segunda parte dos treinos classificatórios

 

18h05 / 250SX Heat 1 – 6 minutos + 1 volta – 20 pilotos (1 – 9 vão para a final)

18h19 / 250SX Heat 2 – 6 minutos + 1 volta – 20 pilotos (1 – 9 vão para a final)

 

18h33 / 450SX Heat 1 – 6 minutos + 1 volta – 20 pilotos (1 – 9 vão para a final)

18h47 / 450SX Heat 2 – 6 minutos + 1 volta – 20 pilotos (1 – 9 vão para a final)

 

19h19 / 250SX Repescagem (LCQ) – 5 minutos + 1 volta – 22 pilotos (1 – 4 vão para a final).

 

19h30 / 450SX Repescagem (LCQ) – 5 minutos + 1 volta – 22 pilotos (1 – 4 vão para a final).

 

19h53 / Main Event 250SX – 15 minutos + 1 volta – 22 pilotos.

20h28 / Main Event 450SX – 20 minutos + 1 volta – 22 pilotos.