AMA SX 2013 chega a 14ª etapa com foco voltado para a categoria 250

||

Wil Hahn lidera a 250 no Leste, mas sente a ameaça de Musquin – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports

Neste sábado, 13, a cidade de Minneapolis recebe a 14ª etapa do AMA Supercross 2013. E as atenções estão todas voltadas para a categoria 250SX, já que Ryan Villopoto domina com sobras a 450SX.

Confira os detalhes, e acompanhe tudo no BRMX.

>>> Faça sua aposta no Bolão BRMX!

Transmissão
O BRMX traz a transmissão dos treinos e os tempos cronometrados a partir das 14h. As corridas começam às 21h30 – ambos horários de Brasília – mas NÃO haverá transmissão das provas ao vivo, apenas cronometrados. ACESSE AQUI a página de eventos ao vivo.

Briga na 250
Esta será a última etapa da Costa Leste antes da grande final em Las Vegas, dia 4 de maio. Oito pontos separam Wil Hahn de Marvin Musquin na briga pelo título. Se o francês vencer e Hahn for o segundo em Minneapolis, a diferença cai para cinco pontos. Assim, na última etapa Musquin teria que vencer e Wil Hahn poderia ficar em segundo para ser campeão. O terceiro lugar de Hahn combinado com vitória do francês daria o título a Musquin. #suposições #matemática

>>> Veja a classificação do campeonato
>>> Confira o calendário de provas

Tyler Bowers, o novato do time Pro Circuit Kawasaki – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports

Na briga por vitória
Blake Wharton e Tyler Bowers são os pilotos que podem se intrometer nesta disputa roubando pontos dos postulantes ao título. Wharton, da Rockstar Energy Suzuki, venceu a etapa passada, em Houston. Bowers fez a sua estreia pela Pro Circuit Kawasaki há uma semana, quando foi quarto colocado. Está querendo mostrar serviço para ver se garante um contrato mais longo.

Fim da Costa Leste
Depois desta etapa o circuito voltará para a Costa Oeste, para as etapas de Seattle e Salt Lake City, antes de final em Vegas. Voltando para o Oeste, teremos outra vez disputas entre Ken Roczen e Eli Tomac na 250. Por lá, a briga também é boa. Roczen lidera com 17 pontos de vantagem restando três etapas, mas é Tomac que tem a maioria das vitórias em etapas.

Monotonia na 450
Por outro lado, a monotonia vai tomando conta da disputa pelo título da 450. Ryan Villopoto tem cinco vitórias consecutivas e 21 pontos de sobra na liderança. Ninguém parece capacitado a batê-lo. Talvez, Ryan Dungey que, aliás, corre “em casa” neste fim de semana.  

:: Pista virtual

Números
Minneapolis ficou fora do circuito desde 2008. Naquele ano, Josh Hill ganhou a corrida na 450SX. Esta é a única vitória de Hill na categoria em toda a sua carreira.

A cidade recebeu corridas desde 1994, com vitórias na 450SX de Jeremy McGrath (6 vezes), Ricky Carmichael (3 vezes), David Vuillemin, Kevin Windham e Josh Hill (1 vez cada). Ou seja, a atual geração ainda não venceu em Minneapolis na 450SX, mas Dungey, Villopoto e Bubba fizeram isso na 250.

É do Metrodome, estádio coberto que recebe a prova neste sábado, o maior público da história do AMA SX: 60.049 espectadores.

>>> Veja a galeria de fotos da etapa de Houston

Ryan Villopoto em busca de mais uma vitória – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports