Polêmica: chefes de Peick e Friese comentam a briga da primeira etapa do AMA Supercross 2016

||

JohnGallagher_AMA
John Gallagher definiu as penalidades de Weston Peick – Crédito: Simon Cudby

 

A briga de Weston Peick e Vince Friese na primeira etapa do AMA Supercross 2016, no dia 9 de janeiro, ainda repercute. O site americano Racer X conversou com os proprietários das equipes de ambos os pilotos, Coy Gibbs e Mike Genova. E aproveitou para falar com John Gallagher – membro da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) – que definiu as penalidades à Peick.

 

Confira a conversa com o que eles disseram:

John Gallagher (FIM)

– O problema maior foi o fato dos socos. Isso não pode acontecer. Weston Peick vai pagar 5 mil dólares como pena e vai ficar fora da segunda etapa do AMA Supercross, em San Diego. Isso foi explicado à sua equipe após o incidente na noite do sábado.

E sobre Vince Friese?
Em relação à Vince, não há nenhuma penalidade.

 

Coy Gibbs (Proprietário da equipe de Weston Peick)

– Não posso tolerar o que Weston fez. Ele bateu. É lamentável e eu tenho certeza que ele se sente mal com tudo isso. Friese definitivamente é um piloto agressivo nas pistas. Outros classificariam ele como perigoso. Gosto de Friese, ele é um bom garoto. Mas você sabe, duas vezes na mesma noite. Tudo que vai, volta. Isso que aconteceu.

Então a equipe concorda com a pena?
Sim, eu acho que a pena é justa. Você não pode ter caras que lutam na pista. Isso não é o que queremos, não para o esporte, nossos patrocinadores e equipe.

 

Mike Genova (Proprietário da equipe de Vince Friese)

– Vince estava correndo forte e não tinha a intenção de derrubar Peick. Ambos são fortes e tem a mesma mentalidade, a curva estava apertada e eles caíram. Mas esse tipo de comportamento não é aceitável, não só prejudica o esporte como põe em risco a saúde de Vince. O que aconteceria agora se ele estivesse ferido? Investimos muito nele e nos preocupamos com isso. Por razões óbvias, não é aceitável. Eu nunca vi nada parecido.

Sinto muito pelos caras da JGR. Estava conversando com Jeremy Albrecht (gerente da equipe de Peick) e eu disse que estava chateado, mas que ia ter que tomar uma atitude. Ele comentou que estava envergonhado e Weston deve estar mais ainda. Nós não vimos ninguém da equipe vir aqui e pedir desculpas, eu faria isso se estivesse do outro lado. Estou orgulhoso de Vince mostrar autocontrole, ele não precisa agredir ninguém.

 

Vince tem mostrado uma reputação um pouco violenta na pista. Ele é assim ou foi apenas nessa noite?
Bom, cada um tem uma opinião diferente sobre isso. Todo mundo comenta sobre essa reputação, mas 70% dos caras são assim. Isso é o é preciso para competir nesse nível. Será que Vince tem uma reputação pior do que qualquer outro? Não sei. Mas nós não estamos obtendo nenhuma punição da AMA e acho que não fizemos nada de errado, se não teriam chamado nossa atenção. Infelizmente, tenho visto todos os caras da mídia apontar o dedo para Vince, que ele provocou, etc. Mas vamos lá, todos nós já vimos Ricky Carmichael, Kevin Windham e outros fazerem isso. Essas coisas acontecem. Todos ficam pensando em coisas extremas e jogadas sujas. Weston chegou a fechá-lo em frente a um triplo, mas claro, ninguém viu isso. Posso dizer que se alguém da minha equipe tivesse feito isso, teria que suspendê-lo imediatamente. Mas meus pilotos têm disciplina, autocontrole e respeito.

 

Veja o lance outra vez!