É sem dúvida um dos mais belos circuitos de motocross do mundo. Um circuito forte, que só pode produzir grandes corridas. No ano passado presenciamos a batalha entre Aleksander Tonkov e Jeffrey Herlings na MX2 e na MXGP tivemos a disputa épica entre o vencedor do GP, Gautin Paulin, e o favorito do público, Antonio Cairoli (veja o vídeo mais abaixo).
O circuito de Maggiora, na Itália, ficou conhecido com o Motocross das Nações em 1986, um evento dirigido pelo jovem promotor italiano chamado Guiseppe Luongo (atual presidente da Youthstream, empresa que organiza o Mundial). Passados 30 anos, tanto o circuito quanto o produtor seguem fortes no cenário do esporte.
Para alguns pilotos a viagem à Itália e a corrida em Maggiora é especial, mas para o atual campeão mundial Antonio Cairoli, será muito mais, por causa do apoio que recebe dos seus fãs italianos.
– É sempre bom correr na Itália. No ano passado foi realmente incrível e eu tive uma boa batalha com Gautier. Eu não venci o GP, mas o apoio dos espectadores foi muito bom para mim e eu espero que este ano tenhamos uma atmosfera parecida com aquela de 2013 – disse Cairoli.
>>> Veja a tabela completa de classificação do campeonato
>>> Relembre a última etapa, na França: matéria e vídeo
Em 1966, Paul Friedrichs venceu o primeiro Grand Prix realizado no circuito, na categoria 500cc. Dentre muitos circuitos italianos, este foi especial para todos, pela beleza do lugar e as colinas onduladas feitas para para a emocionante batalha entre Friedrichs e pilotos como Jeff Smith, Rolf Tibbin e Dave Bickers.
A lenda italiana, Alex Puzar, venceu nas 125cc em 1997 em Maggiora. Puzar também havia vencido o GP nas 250cc no mesmo circuito em 1990. A categoria 250 visitou as fantásticas instalações de Maggiora com mais frequência que a 125 e a 500. Pilotos como Trampas Parker, Andrea Bartolini, Kees Van Der Ven e Pit Beirer fizeram sucesso no circuito nas décadas de 1980 e 90.
Maggiora desapareceu do cenário do Mundial por um tempo, até o ano passado, é claro, quando foi reintroduzido com a aprovação de todos do mundo do motocross. Um homem que pode se orgulhar de ter trazido Maggiora de volta ao calendário do Grand Prix é presidente da Youthstream, Giuseppe Luongo.
– É o Motocross old school tradicional. Todos os fãs de motocross querem curtir esse tipo de circuito. Nós temos sorte que o Mundial de Motocross ainda dispõe de circuitos como este e, claro, muitos virão para ver Antonio (Cairoli) correr na Itália, uma grande multidão é esperada. Para mim, pessoalmente, será sempre um lugar especial, seguramente, tanto agora quanto no famoso Motocross das Nações de 1986 – disse Guiseppe Luongo.
Depois de um fim de semana livre, muitos pilotos chegarão descansados ao GP italiano no próximo sábado, 14. Tudo aponta para uma grande etapa na Itália no domingo, 15. Acompanhe no BRMX!
>>> Acesse a página de transmissão do Mundial ao vivo!
:: Reveja a etapa de 2013 em Maggiora