* Texto atualizado às 12h50 deste sábado
A penúltima etapa do AMA Supercross 2014, que acontece neste sábado, 26, marca o retorno da competição para a região de New York depois de 23 anos. E o regresso deve ser em grande estilo, com a consagração de Ryan Villopoto tetracampeão da 450.
Conquistando pelo menos a 18ª colocação na prova deste sábado, RV garantirá seu quarto título consecutivo da competição. Seus adversários na corrida pela taça – James Stewart e Ryan Dungey – precisam vencer a prova e torcer por um abandono de RV2.
Esta também será a última corrida na Costa Leste. A classe 250 daquela conferência terá sua penúltima etapa em disputa, restando depois só a final, em Las Vegas.
A transmissão dos treinos começa às 15h. As corridas iniciam às 20h30 (ambos horários de Brasília). Para assistir ao vivo, acesse aqui!
Sem chances para os outros
É impressionante o domínio de Ryan Villopoto na categoria 450. O piloto da Kawasaki lidera o campeonato desde a segunda etapa, quando venceu pela primeira vez nesta temporada.
Comparando com as três temporadas passadas, a de 2014 é a qual Villopoto menos ganhou corridas (até o momento), e mesmo assim foi pouco ameaçado. Em 2011, ele ganhou apenas seis corridas, mas teve Chad Reed disputando o troféu até a última rodada. Naquele campeonato, RV não pontuou em uma etapa, e foi campeão com apenas quatro pontos de vantagem.
RV campeão
2011 – 6 vitórias
2012 – 9 vitórias
2013 – 10 vitórias
2014 – 5 (até o momento – pode chegar a 7 no total)
A irregularidade de James “Bubba” Stewart, que também ganhou cinco corridas nesta temporada, contribuiu bastante para a “vida tranquila” de Villopoto. Em duas etapas, Bubba ficou entre os últimos, e noutras duas terminou em sétimo. Enquanto isso, RV2 esteve em todas (exceto uma, na qual foi sexto) entre os cinco melhores!
:: Mapa virtual da pista
Davalos fora da briga na 250 CL (Costa Leste)
Martin Davalos estava na briga por seu primeiro título da carreira. O equatoriano tem duas vitórias na temporada e ficou fora do pódio apenas uma vez nas sete etapas já realizadas. Mas o esporte tem suas surpresas. Na última terça-feira, 22, treinando, Martin Davalos se lesionou e por isso está fora da rodada desta noite.
Seu principal concorrente, Justin Bogle, que ganhou uma corrida e tem oito pontos a menos que Davalos, praticamente ganhou o título de presente. Depois dele, estão Adam Cianciarulo (fora também por causa de lesão) e Blake Baggett, com 21 pontos de desvantagem.