Ryan Villopoto conquistou pelo terceiro ano consecutivo o título da 450SX do AMA Supercross na noite de sábado, 27, quando chegou a sua nona vitória na temporada e alcançou 346 pontos, algo que mais ninguém pode conseguir restando apenas uma rodada para o campeonato terminar.
A 16ª etapa, realizada em Salt Lake City, ainda teve Davi Millsaps em segundo (pressionando bastante Villopoto durante toda corrida) e Ryan Dungey em terceiro. Esta também é a ordem da classificação do campeonato.
A corrida final se resumiu na tentativa de Millsaps para levar a disputa pelo título para a última rodada. Dungey largou na frente mas logo foi ultrapassado por Villopoto. Millsaps vinha logo atrás, demonstrando mais “ânimo” para atrapalhar os planos de RV. Passou Dungey na terceura volta e tentou, buscou, forçou para cima de RV nas 17 voltas seguintes, mas foi incapaz de tirar a liderança do campeão.
Na 250, vitória inédita e fogo no campeonato!
Jason Anderson, da Rockstar Energy Suzuki, ganhou sua primeira corrida de AMA SX na carreira. Ele assumiu a liderança na terceira volta, após roubar a posição de Zach Osborne, que havia feito o holeshot.
Mas os grandes momentos da noite foram os fatos envolvendo Ken Roczen e Eli Tomac, os dois postulantes ao título.
Roczen ficou fora do Main Event da 250SX e abriu caminho para Eli Tomac se recuperar na briga pelo campeonato. O alemão da KTM caiu duas vezes na sua classificatória e abandonou, apostando que classificaria para a final na repescagem. Mas o plano falhou porque ele se envolveu em outro acidente na largada LCQ e, mesmo fazendo uma corrida de recuperação fantástica, chegou apenas em terceiro (somente os dois melhores classificam).
Assim, Tomac tinha tudo para reassumir a liderança do campeonato nesta noite. Bastava ficar em segundo que ultrapassaria Roczen na tabela, levando a vantagem para a rodada final. Mas Tomac fez uma prova ruim, mostrando muitas dificuldades para vencer a seção de costelas e terminou apenas em sexto – descontando 15 dos 20 pontos que Roczen tinha de vantagem antes de SLC.
A final do campeonato acontece no próximo sábado, 4 de maio, em Las Vegas, estado de Nevada. Para Roczen ser campeão, basta terminar na frente de Tomac. Já o piloto GEICO Honda precisa de combinação de resultados, como sua vitória somada a um terceiro lugar de Kenny.
Em Vegas também acontecerá a final da 250SX – Costa Leste. A disputa de lá é entre Wil Hahn e Marvin Musquin e, coincidentemente como no campeonato do Oeste, existem apenas cinco pontos entre os dois candidatos a taça. Vai ser bonito de ver!
:: Resumo das classificatórias em SLC
Os favoritos tiveram má sorte nas classificatórias da 250SX. Na primeira, Eli Tomac ficou “espremido” na largada, saindo das últimas posições para terminar em quinto. Martin Davalos, da Pro Circuit, venceu.
Na segunda classificatória da 250SX, Ken Roczen caiu na segunda curva e depois, quando tentava se recuperar, ficou preso em um bloco de marcação da pista. A prova estava na metade, mas ele decidiu abandonar e apostar na LCQ para ir à final. Deu errado. Na LCQ, Roczen caiu novamente e ficou fora da final. Malcom Stewart venceu a heat 1 da 250.
Na 450, problemas para Chad Reed na primeira classificatória. O australiano sofreu com um problema mecânico (uma pedra que danificou sua moto) e abandonou. Ryan Dungey venceu a prova. Canard foi segundo e Andrew Short o terceiro.
Na heat 2 da categoria, Davi Millsaps e Ryan Villopoto travaram um duelo interessante, principalmente nas primeiras voltas. Demonstrando mais velocidade nas costelas, Millsaps venceu.
:: Resultados dos Main Events
250SX
1) Jason Anderson
2) Cole Seely
3) Martin Davalos
4) Malcom Stewart
5) Christian Craig
6) Eli Tomac
7) Ryan Sipes
8) Tyla Rattray
9) Joey Savatgy
10) Travis Baker
Completo
450SX
1) Ryan Villopoto
2) Davi Millsaps
3) Ryan Dungey
4) Trey Canard
5) Justin Barcia
6) Justin Brayton
7) Josh Hill
8) Andrew Short
9) Weston Peick
10) Chad Reed
Completo