O campeonato estava na segunda etapa quando Justin Barcia venceu pela primeira vez na 450 do AMA SX 2013, deixado a impressão de que poderia estar no topo do pódio seguidas vezes dali pra diante. Não foi o que aconteceu mas, em Seattle, no sábado passado, 13 rodadas depois de daquela vitória em Phoenix, o estreante da categoria ganhou mais uma.
Abaixo você lê o que ele disse logo após a segunda vitória. A entrevista é da publicação norte-americana Racer X. Confira!
Como você está se sentindo?
Justin Barcia: Cara, estou no céu. A corrida foi demais! A pista estava “brutal”, e eu pilotei no limite no começo, mas depois pude me soltar. Havia muitos retardatários também, e só um traçado porque as canaletas eram muito profundas. Ryan (Villopoto) também estava atrás de mim e forçando. Eu conseguia ouvir ele o tempo todo. Tentei correr com velocidade e esperteza. Largar bem é fundamental nesta categoria. Tive dificuldades com isso, mas hoje (sábado) consegui o holeshot. Foi incrível!
Quando você sentiu a pressão de RV, você realmente sabia quem era?
Justin Barcia: Sabia que ele estava atrás de mim. Eu conseguia ver aquele verde ao meu redor. Ele estava forçando e eu sabia que não poderia vacilar. Estava para vencer ou para cair. Tinha muitos retardatários, mas todos respeitaram bastante esta noite. Gostei disso. Havia apenas uma boa linha mesmo por causa das canaletas muito fundas. Eu ouvia ele (RV) e percebia que ele estava “varrendo” algumas curvas, então eu mudei um pouco meu traçado e melhorei. Não vi os tempos ainda, mas acredito e estávamos fazendo tempos bem parecidos. Os pequenos erros separam os líderes. Eu estou trabalhando muito forte para melhorar isso.
Não lhe pareceu uma corrida longa?
Justin Barcia: Sim, parecia uma bateria de 30 minutos! Quando vi meu mecânicos colocar “2 voltas” na placa, eu agradeci a Deus. Ele (Villopoto) estava ao meu redor o tempo todo e eu não pude respirar.
Você tem feito bastante o quarto lugar. Um pódio aqui já estaria de bom tamanho?
Justin Barcia: Estaria feliz com o pódio, então, a vitória eleva ainda mais minha felicidade. É difícil você trabalhar duro durante toda semana e chegar na corrida para ser quarto ou quinto. Essa vitória me faz sentir muito bem.
Mas você esteve perto dos pódios nas últimas etapas…
Justin Barcia: Sim, perto, mas perto não é o suficiente. Acumulei largadas ruins e tive que trabalhar para ultrapassar todo pelotão. Quando os dois Ryans e os outros caras conseguem boas largadas, não há muito que você possa fazer. Eu realmente estava planejando um pódio esta noite. Gostei da pista, fui bem nos treinos, me diverti bastante.
E as suas largadas?
Justin Barcia: Hoje foi incrível, mas eu tenho trabalhado muito em casa em cima delas. Também fizemos algumas modificações na moto, e isso ajudou. Estava fazendo bem os saltos, mas tendo problemas com o gate. Acho que melhoramos isso. Acho que vocês verão boas largadas daqui para frente.
O que foi mudado na moto?
Justin Barcia: “Amansamos” ela um pouco. É muita potência para um cara pequeno como eu. Ela sai de mim facilmente. Eu peso apenas 68 quilos, então não tenho peso suficiente para manter aquela roda da frente no chão.
Duas vitórias tão distantes nesta temporada. O que você pensa sobre isso?
Justin Barcia: Acho que eu deveria ter mais. Tenho trabalhado muito e mesmo assim caí naquela fase nebulosa no meio da temporada. Quando corria na 250 e fazia apenas a metade da temporada, respeitava muito os caras da 450 porque ela tira o máximo de você, mentalmente e fisicamente.
Quantos holeshots você tem esse ano?
justin Barcia: Acho que só dois. Dois holeshots e duas vitórias! Nada mal!