Agressivo e consistente, Ryan Villopoto vence em Houston e chega a quinta vitória consecutiva no AMA SX 2013

||

RV deixa todos para trás com facilidade – Foto: Feld Motorsports

Embalou. Ryan Villopoto emendou a quinta vitória consecutiva e chegou ao seu oitavo triunfo no AMA Supercross 2013 na noite deste sábado, 6, em Houston, no estado do Texas.

A prova contou pontos pela 13ª das 17 etapas da competição e agora RV tem 21 pontos de vantagem sobre Davi Millsaps, vice-líder do campeonato, que foi apenas quinto colocado em Houston.

>>> Assista aos vídeos das corridas!
>>> Confira a classificação do campeonato!
>>> Veja o calendário de competições!

Ryan Dungey ficou em segundo lugar na prova e parece, neste momento, mais candidato a vice-líder do que Millsaps. O piloto da Red Bull KTM tem 25 pontos a menos que Ryan Villopoto, e mostra mais consistência que seu adversário da Rockstar Energy Suzuki.

Na 250SX, Blake Wharton venceu a antepenúltima etapa da Costa Leste. Wil Hahn conquistou a segunda colocação e abriu mais dois pontos – agora são oito – na briga pelo título sobre Marvin Musquin, o terceiro colocado em Houston.

A 14ª etapa do AMA SX acontece no próximo sábado, dia 13 de abril, em Minneapolis, Minnesota.

Nota sobre a 250SX
Diferente dos anos anteriores, a etapa de Las Vegas vai contar pontos para a decisão do título da 250SX. Assim, faltam ainda duas etapas, a de Minneapolis – no dia 13 de abril – e a final, dia 4 de maio.

Resumo das corridas

Em uma pista bastante técnica, o \”tendão de Aquiles\” dos pilotos foi a seção de costelas. Bem profundas, elas causaram a maioria das quedas da noite, principalmente na 250SX que, com menos potência, tinha mais dificuldades para passar \”flutuando\”.

Os destaques das baterias classificatórias ficaram por conta da vitória de Trey Canard na Heat 1 da 450 e mais uma bandeira vermelha na Heat 2 da 450. Justin Sipes caiu quando a corrida se encaminhava par a metade das oito voltas, interrompendo a prova. Villopoto liderava e se manteve na frente após a nova largada.

:: Veja a queda de Justin Sipes

Nas classificatórias da 250, nada de anormal. Wil Hahn ganhou a Heat 1 e Marvin Musquin faturou a Heat 2. Destaque para Tyler Bowers, o novo contratado da Pro Circuit Kawasaki. O rapaz mostrou agressividade nas ultrapassagens.

Main Event da 250
A corrida final da 250SX começou muito quente e terminou morna. No início, Blake Wharton, Marvin Musquin e Wil Hahn estavam muito próximos uns dos outros, brigando pela liderança.

Na quinta volta, Marvin Musquin era o segundo colocado na caça de Wharton, o líder desde as primeiras curvas. Mas Musquin perdeu o controle nas costeletas e caiu, deixando Wil Hahn passar.

Hahn ainda tentou buscar Wharton. Chegou a pressionar na nona volta, mas não obteve êxito.

Main Event da 450
Mike Alessi fez o holeshot (quanta novidade!), seguido de Ryan Villopoto, Trey Canard, Ryan Dungey, Bubba Stewart e Justin Barcia.

Villopoto ficou atrás de Alessi por três retas, até fazer uma curva sensacional para assumir a ponta e abrir vantagem rumo a mais uma conquista – a oitava da temporada.

E então a corrida se limitou à busca pelo segundo lugar. Na oitava volta, Canard, Dungey e Bubba protagonizaram uma boa disputa e, na décima volta, Bubba caiu após perder o controle da roda dianteira de sua Suzuki. Neste momento, ele era o terceiro colocado, mas acabou abandonando.

Millsaps viveu uma noite ruim. Após fazer o pior tempo nas classificatórias entre os candidatos a vitória na 450, precisou fazer uma corrida de recuperação em sua classificatória depois de perder tempo com um acidente na segunda curva e, na final, largou mal outra vez – na nona posição -, tendo que correr contra o tempo para terminar em quinto.

>>> Assista aos vídeos das corridas!

:: Resultados de Houston

250SX
1) Blake Wharton
2) Wil Hahn
3) Marvin Musquin
4) Tyler Bowers
5) Gavin Faith
6) Cole Thompson
7) Peter Larsen
8) Lance Vicent
9) Daniel Harrlein
10) Steven Clarke
Completo

450SX
1) Ryan Villopoto
2) Ryan Dungey
3) Trey Canard
4) Justin Barcia
5) Davi Millsaps
6) Justin Brayton
7) Andrew Short
8) Josh Hill
9) Jake Weimer
10) Broc Tickle
Completo