Eduardo Erbs: Fatos da semana pós St Louis e pré Dayton

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Huntington Beach (Califórnia) – Semana importante para o interesse das equipes e pilotos na continuidade do campeonato. Então, vamos aos fatos da semana:

1 – St Louis foi marcada pela presença de vários pilotos do AMA Arenacross Series, tais quais o campeão Tyler Bowers, Jeff Gibson, Cory Green, Dave Ginolf e Mike McDade.

 
Tyler Bowers, campeão no AMA Arenacross, se aventurou no AMA Supercross – Foto: Frank Hoppen / Feld Motorsports 

2 – Algo que o internauta Adam Santos comentou na minha coluna da semana passada, foi sobre a possibilidade de James Stewart migrar para a Two Two Motrosports. Eu acredito que tudo começou no ano passado, depois que Reed declarou abertamente que disponibilizaria sua moto e seu time para James participar do Monster Energy Cup. É claro que, com a aparente insatisfação de James com as Yamahas no passado e o “fracasso” que esta temporada está sendo para todo o time, os boatos são reforçados. 
Ainda podemos citar que uma forte discussão entre James e Coy Gibbs depois da corrida de Atlanta agravou a relação de piloto e equipe. Porém, acho dificílimo que isso aconteça no decorrer dos três próximos anos, período em que Stewart tem contrato com a JGR. Muito mais difícil será isso acontecer ainda para a temporada 2012 de motocross, como alguns afirmam.
 
3 – Ainda sobre Stewart, ele comentou que o seu time analisou os dados da moto fornecidos pelo sistema de injeção eletrônica e que, com isso, o time descobriu que a sua péssima largada em St Louis foi devido a um problema na sua moto, logo no momento em que o gate caiu. Apesar da quinta posição, James – de uma forma um pouco sarcástica – está feliz de assumir a terceira posição no campeonato – com a ajuda de Reed, que deixou o campeonato após um grave acidente –, e diz que o time continua a progredir a cada semana. James também se diz otimista para Daytona neste fim de semana.

 
Foto: js7.com

4 – Nesta semana, pude conhecer um dos donos da Dodge-Hart & Huntingon Race Team, e ele me afirmou que o time tem grandes pretensões para o próximo ano. A equipe tem um contrato 95% firmado com alguém de renome no esporte para o próximo ano. Piloto, patrocinador, chefe de equipe? Ainda não sei, mas, Josh afirmou que não há duvidas que a equipe terá a atenção da mídia e de toda a indústria pela novidade que há por vir. Vamos esperar e ver!
 
5 – Ainda com a Hart and Huntington em mente, o time recebeu mais notícias ruins nessa semana. Kyle Partridge está fora das pistas – assim como Ivan Tedesco e Josh Hill – depois de atingir a parada da ponte da pista de St Louis. Kyle sofreu uma séria contusão no pé direito, além de quebrar as vértebras C3 e C4. Agora, Josh Hansen é o único piloto do time, que tem como base a cidade de Las Vegas.

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6 – St Louis marcou a estreia de Kyle Peters, que ficou de fora das duas primeiras provas com uma separação na sua clavícula. Porém, mais uma vez ficou fora da prova principal, não tendo o desempenho esperado. Seu companheiro na Valli/Star Yamaha, Weston Peick, teve uma estreia bem parecida, ficando a uma posição da classificação, tanto na sua heat, como na LCQ.
 
7 – Kevin Windham recebeu uma placa da Feld Motorsports – organizadora do AMA Supercross – por sua largada de número 201. Nick Wey também foi lembrado pela sua larga de número 150, sendo que as homenagens foram introduzidas por Mike LaRocoo, que mantém o recorde de 228 largadas.

Windham registrou sua 201ª largada no AMA Supercross e está próximo de bater o recorde de LaRocco – Foto: Frank Hoppen 

8 – Marvin Musquin teve a sua estreia na 350cc. Mesmo com uma largada medíocre, terminou a prova entre os top 10, na nona posição. Musquin declarou que estava bem nervoso para a prova, mas acredita que pode melhorar a sua colocação nesta semana, em Daytona.
 
9 – Daytona SX foi outra prova que pude assistir ao vivo em 2011. Com certeza, Daytona foi uma experiência única, bem diferente de qualquer outra corrida que eu tinha visto antes. Em primeiro lugar, esta é a única prova do calendário que não é supervisionada e organizada pela Feld Motorosports. Além disso, a corrida acontece numa pista com uma layout único, construída no gramado do mundialmente conhecido Daytona International Speedway. Uma das mais marcantes características da prova é que ela lembra o motocross, geralmente com voltas longas, de quase dois minutos de duração. Para completar, Daytona tem um terreno mais macio, que fica bem acidentado, o que dificulta bastante no acertos das motos e pode trazer outros nomes ao favoritismo, como Mike Alessi, Ken Roczen, Marvin Musquin e Blake Baggett, conhecidos como “outdoor specialists”.

Daytona tem características particulares que compõe o espetáculo – Foto: Frank Hoppen