Eduardo Erbs: St Louis repleta de lembranças e marcos para AMA Supercross

||


Fotos: Frank Hoppen / Feld Motorsports

Huntington Beach (Califórnia) – Há um ano, tive a minha primeira experiência visitando o Estado do Missouri e, melhor que isso, foi a minha primeira experiência em um supercross na Costa Leste.

 
St Louis é a parada favorita de um grande número de pilotos pela consistência do terreno e, além disso, vale lembrar que foi palco de brigas e acontecimentos históricos no passado. Das quais posso citar a façanha de Jeff Emig interrompendo a sequência de vitórias de McGrath em 1996; a 48ª e última vitória de Ricky Carmichael no supercross em 2007; a pista um tanto criativa idealizada por Pastrana em 2009; além de marcar a pior queda da carreira de Ryan Villopoto em 2010, quando dilacerou os ossos da perna direita ao errar em uma seção da pista depois de ultrapassar agressivamente Ryan Dungey. 

:: Assista à última vitória de Carmichael no AMA Supercross

Parte 1

Parte 2



Em 2012, mais uma vez, o pessoal da Dirt Wurx fez um excelente trabalho ao construir uma pista criativa, com um túnel e duas seções de costelas – uma funda, com pouca distância entre as costelas, o que facilitou um pouco a vida dos pilotos, e outra mais baixa e espaçada, na qual a maioria dos competidores a emendava com apenas um salto.
 
Na quinta-feira, 1º de março, Ryan Dungey faltou a press conference e alguns rumores se iniciaram quanto à saúde do piloto, pois, parece que ele sofreu uma queda um tanto grave durante uma sessão de testes naquela semana. Porém, os rumores foram minimizados quando o mesmo marcou a segunda volta mais rápida dos treinos, ficando somente um centésimo atrás de Villopoto.

Dungey foi seguido por Windham, Brayton e Marvin Musquin – que fez sua estreia a na Costa Leste abordo de uma KTM 350. James Stewart foi o sexto colocado, seguido por Cole Seely, Wey, Millsaps e Chisholm.

Dungey desfez os boatos de lesão grave com bom desempenho em St Louis
 
Já na Lites, a surpresa nos treinos foi Justin Bogle, que conquistou a pole position em apenas sua terceira corrida. Ele foi seguido por Justin Barcia, Ken Roczen, Durham e Cuinngham. 

Eu diria que as provas não tiveram grandes surpresas. Ryan Villopoto, com uma boa largada, logo conquistou a liderança e dominou o evento sem maiores problemas. Ryan Dungey, mais uma vez, demorou a passar alguns adversários até que tirou a segunda posição de Justin Brayton e teve um final de prova excelente, baixando a distância para Villopoto em dois segundos. 
 
Na Lites, Justin Barcia liderou de ponta a ponta mostrando grande supremacia na classe. Ken Roczen, mesmo muito insatisfeito com a sua pilotagem, terminou na segunda colocação depois de sofrer ataques de Justin Bogle por toda a prova. Na última volta, no entanto, Bogle cometeu um erro, deixando a terceira posição e um lugar no pódio para Blake Warthon.  


Barcia está 100% no campeonato após três etapas da Lites – Costa Leste

Nesta quarta-feira, 7 de março, você confere aos Fatos da Semana que terá muitas informações  quentes, incluindo a resposta ao leitor Adam Santos, que me perguntou sobre a possível ida de Stewart para a Two Two Motorsports. Até lá!

Frase da Semana
 
“What makes something special is not just what you have to gain, but what you feel there is to lose” – Andre Agassi