Youthstream cancela GP da Ucrânia 2014 por causa da crise política

Yamaha
GPdaucrania
Ano passado, a pista recebeu o extinto Mundial de MX3 – Foto: Youthstream

 

A organização do Mundial de Motocross anunciou nesta quarta-feira, 2, que o GP da Ucrânia deste ano está cancelado. O motivo do cancelamento é a crise política instaurada no país. De acordo com a nota da Youthstream – empresa responsável pela organização do MXGP -, a data de 17 de agosto segue na programação, e um novo país deve sediar a 16ª rodada da temporada.

O GP da Ucrânia seria o antepenúltimo do ano, antes do Mundial passar novamente pelo Brasil e do encerramento, no México. De antemão, a Youthstream já anunciou que a Ucrânia está no calendário do Mundial de Motocross de 2015.

>>> Acesse o calendário completo!

A crise na Ucrânia começou no fim de 2013, depois que Viktor Yanukovich – então presidente ucraniano – decidiu não aceitar um acordo com a União Europeia que já vinha sendo negociado há cerca de três anos. Ao invés disso, Yanukovich estreitou relações com a Rússia. Em troca, a Ucrânia receberia um pacote de ajuda de 15 bilhões de dólares, além da redução no preço do gás importado dos russos. A maioria ucraniana discordou da atitude do presidente e iniciou uma onda de protestos que em fevereiro chegou a matar mais 80 pessoas em confrontos com forças de segurança do país.

Para saber mais sobre a crise no Leste Europeu, leia este resumo da Folha de São Paulo – clique aqui!

 

:: Lances do Mundial de MX3 na Ucrânia em 2013

Yamaha