Yamaha IMS Rally Team em busca do título do Sertões 2020

Yamaha IMS Rally Team encara o Sertões 2020 com Túlio Malta, Adrien Metge e Ricardo Martins – Foto: Gustavo Epifânio

 

O maior rally das Américas chega à sua 28ª edição com muitas novidades. Além das mudanças no formato devido à pandemia do Covid-19, uma das novidades é em relação ao time Yamaha, que chega reforçado e com nova estrutura para lutar por vitórias na prova que começa nesta sexta-feira, dia 30, e termina no dia 7 de novembro, em Barreirinhas, no Maranhão. O Sertões 2020 tem percurso de quase 5 mil quilômetros, cruzando cinco estados e o Distrito Federal.

Ricardo Martins é o piloto mais experiente do time. Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country, além de Campeão Brasileiro de Rally Baja, o catarinense é um dos favoritos e – totalmente recuperado de uma cirurgia no joelho – quer conquistar o inédito título de campeão do Sertões na geral (já foi campeão das categorias Marathon e Super Production).

Destaque na modalidade nos últimos anos, o mineiro Túlio Malta, que disputa o Sertões pela quinta vez, foi integrado ao time azul nesta temporada. É favorito ao título na categoria Moto 2 (antiga Production Aberta). Em 2019, o piloto já disputou a temporada a bordo de uma Yamaha, portanto, está bem familiarizado com a WR450F que vai acelerar na prova.

Último reforço anunciado pela Yamaha para a temporada 2020, Adrien Metge já chegou mostrando suas credenciais. O francês, que carrega a experiência de cinco edições do Dakar, maior rally do mundo, venceu logo na estreia pela nova equipe e subiu no mais alto degrau do pódio no Rally Jalapão. Acostumado às vitórias e ao Brasil, o campeão brasileiro de rally e campeão do Sertões de 2015 na categoria Production, luta esse ano para levar a Yamaha a vitória na classificação geral.

O prólogo, primeiro desafio dos pilotos, será realizado nesta sexta-feira, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, São Paulo. Serão 4.730 metros e o resultado define a ordem de largada do rally.

O Sertões também será válido pelo Brasileiro de Rally Cross Country 2020. Por conta da situação atípica que atingiu todo o mundo, a prova terá um rigoroso protocolo de segurança, sem interação com o público, que poderá acompanhar tudo pelas redes sociais da Yamaha Racing Brasil.

 

Ricardo Martins #3

Moto1 / Moto Yamaha WR450F

Florianópolis, Santa Catarina, nascido em 24/05/1980

Ricardo Martins é campeão do Sertões nas categorias Marathon e Super Production. Experiente, carrega consigo inclusive uma participação no Rally Dakar, o maior rally do mundo. Sabe os atalhos dos rincões do Brasil e leva o apelido de “Rei do Jalapão”.

Campeão do Sertões na categoria Marathon (2011);

Campeão do Sertões na categoria Super Production (2018);

Campeão Brasileiro de Rally Cross Country Production (2013, 2014);

Campeão Brasileiro de Rally Baja (2015).

 

Túlio Malta #5

Moto2 / Moto Yamaha WR450F

Lagoa da Prata, Minas Gerais, nascido em 09/05/1989

O mineiro Túlio Malta acumula títulos brasileiros no rally e no enduro. Em 2020, estreia na equipe oficial da Yamaha Racing Brasil.

Tricampeão do Enduro da Independência;

Bicampeão do Brasileiro de Enduro de Regularidade – Cat. Senior;

Tricampeão Brasileiro Brasileiro de Rally Cross Country – Cat. Brasil;

Campeão Brasileiro de Rally Cross Country – Cat. Marathon;

Campeão Rally dos Sertões 2018 – Cat. Marathon.

 

Adrien Metge #21

Moto1 / Moto Yamaha WR450F

Ganges, França, nascido em 30/05/1986

“O francês mais brasileiro que existe” dizem os que conhecem Adrien Metge. Nascido na França, já correu no Brasil em diversas oportunidades e é fluente na língua portuguesa. Tem vasta experiência nos rallys e já disputou cinco Dakar.

Campeão Europeu de Enduro Junior 2009

Campeão Francês de Rally 2013

Campeão Brasileiro de Enduro 2014

Campeão da Copa EFX 2015

Campeão Brasileiro de Rally Categoria Production 2015

Cinco participações no Rally Dakar. Melhores resultados foram 11º e 12º