Yamaha é campeã do Sertões 2020 com Ricardo Martins

Luciano Gomes, Ricardo Martins, Túlio Malta e Bruno Leles levaram suas WR450F ao pódio – Foto: Fotop/Gustavo Epifânio

 

É CAMPEÃO! Ricardo Martins, da Yamaha IMS Rally Team, é o campeão do Sertões 2020 na classe das Motos. Pilotando uma WR450F, o catarinense foi o mais rápido da competição após 4.567 quilômetros entre Mogi Guaçu, São Paulo, e Barreirinhas, no Maranhão. A prova começou no dia 30 de outubro e terminou neste sábado, 7 de novembro, após disputas emocionantes, chuva, frio, calor e muita estratégia.

Ricardo Martins contou com os companheiros de time da Yamaha, os pilotos Túlio Malta, Luciano Gomes, Bruno Leles e uma equipe de 14 profissionais envolvidos no apoio, todos fundamentais na conquista deste título histórico, o primeiro da Yamaha na classificação geral do Sertões.

O campeão assumiu a liderança da prova na segunda etapa, entre Brasília, no Distrito Federal, e Minaçu, em Goiás. Era a primeira parte da etapa Maratona, realizada no dia 2 de novembro, e Ricardo optou por um pneu mais macio, diferente dos outros competidores. Com uma pilotagem agressiva e consistente, abriu vantagem de 9 minutos para seu principal oponente. Nos dias seguintes, manteve a tocada e administrou a margem até a vitória.

– Fiz um Sertões muito consistente. Não errei, não caí, andei em um ritmo rápido em todas as etapas, fruto de muito treinamento. Estou muito feliz com a vitória. Saiu um peso das minhas costas, eu precisava desta vitória. Vim preparado para lutar. Com a saída do Adrien (Metge), me senti ainda mais responsável pela vitória. Fomos fortes. A equipe toda lutou muito. Túlio, Luciano e Bruninho foram muito importantes, e todos do time fizeram o seu trabalho de forma excelente. Ganhamos em equipe. A Yamaha é a campeã! Funcionou tudo muito bem, desde a moto, que chegou intacta ao box, que esteve sempre em perfeita harmonia. Também gostaria de dizer que estou na torcida pela recuperação do meu amigo Tunico (Maciel). Ele vai ficar bom logo – desejou Ricardo Martins.

Túlio Malta fez um Sertões sólido e nele garantiu o título antecipado do Brasileiro de Rally Cross Country 2020 na categoria Moto 2. O mineiro terminou o Sertões na quarta colocação geral, e foi vice na Moto 2.

– Foi uma prova atípica por conta da Pandemia, mas a organização conseguiu fazer muito bem feito. Final feliz para a Yamaha, nosso grande Bob (apelido de Ricardo Martins) saiu campeão, está de parabéns. Mérito dele e de todo time, da nossa nova equipe. Companheirismo, segurança, profissionais capacitados. Estão todos de parabéns! Torcer agora pela recuperação de nosso amigo Tunico Maciel, que esteja coberto pelo manto de Nossa Senhora Aparecida, do qual ele é devoto. Vamos comemorar – afimou Túlio.

As menções ao piloto Tunico Maciel, da Honda Racing Brasil, dizem respeito ao acidente sofrido pelo atleta no último dia de Sertões. O piloto caiu, foi socorrido pelos pilotos, depois pelos médicos da prova, e foi levado ao hospital de São Luís, capital do Maranhão.

Todo time da Yamaha Racing Brasil deseja pronta recuperação ao amigo e colega de competição, Tunico Maciel.

 

Classificação final – Sertões 2020

 Geral Motos

1) Ricardo Martins – 17:52:25 – WR450F – Yamaha IMS Rally Team

2) Bissinho Zavatti – 18:04:08

3) Vitor Siqueira – 18:13:53

4) Túlio Malta – 18:14:58 – WR450F – Yamaha IMS Rally Team

5) Bruno Leles – 18:30:58 – WR450F

6) Luciano Gomes – 18:38:48 – WR450F

7) Emerson Loth – 18:42:31

8) Rami Sfredo – 18:46:32

9) Francine Rossi – 18:53:12

10) Thiago Veloso – 18:55:17