Valentin Guillod, vencedor de três GPs da categoria MX2 no Mundial de Motocross 2015, não fará mais sua estreia na categoria MXGP em 2016 pela Standing Construct Yamaha (SCY), como anunciado pelo piloto e pela equipe anteriormente. O atleta de 23 anos de idade, que fazia parte da equipe desde 2014, encerrou parceria com o time após desacordo sobre preparação e estrutura.
Guillod chegou a recusar propostas da Suzuki antes do GP na Bélgica 2015, em agosto deste ano, para ficar com a SCY no próximo ano. Em entrevista ao site MX Large, ele deixou claro que ainda tem contrato com a Yamaha, que o rompimento foi apenas com a Standing Construct, mas que não sabe qual será seu destino em 2016.
– Fizemos um acordo nesse verão para a próxima temporada, mas recentemente a equipe queria mudar nossa organização, o meu treinamento e queria impor coisas que não tínhamos discutido antes e que não combinam comigo. Então vamos nos separar agora, e encontrar uma solução para a próxima temporada. Agradeço à equipe, conseguimos bons resultados, e desejo sorte no futuro – disse o piloto, que trabalha com Yves Demaria, campeão mundial de motocross na MX3 em 2007, na preparação.
Mesmo sem time, Guillod está planejando disputar o Supercross em Gênova, que acontece neste fim de semana, 7 de novembro, na Itália, e também o Supercross de Paris, na próxima semana.
Os pilotos Julien Lieber e Alex Tonkov, continuam na equipe Standing Construct Yamaha na categoria MX2 para a próxima temporada. Para a MXGP, o time deve buscar outro piloto.
*Com informações de Adam Wheeler, da OTOR Magazine