UTV ganha cada vez mais adeptos nas competições brasileiras

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Quadri em ação – Foto: Gustavo Epifânio / Fotoarena

 

UTV, que em português significa Veículo Multitarefa, é uma evolução do quadriciclo. Máquinas que podem alcançar 130 km/h começaram a fazer parte das competições de motociclismo no Brasil no dia 3 de dezembro de 2011, durante o Rally dos Amigos, válido pelo Brasileiro de Rally, em uma prova de apresentação.

No ano seguinte, a categoria dos UTV’s já estava presente em grande parte do calendário para participar do campeonato de forma experimental, e em 2013 entrou para valer nas disputas das provas nacionais de motociclismo. Hoje, a categoria está inserida no calendário do Brasileiro de Rally Baja, subdividida em três categorias, e no Brasileiro de Rally Cross Country, em uma única classe.

– Em 2011 alguns pilotos de quadriciclos nos procuraram manifestando o desejo de andar de UTV no campeonato. Reunimos pilotos, organizadores, mecânicos e chefes de equipes e decidimos formatar a categoria – lembra o diretor de Rally da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Adilson Kilca.

Um dos pioneiros na categoria foi o piloto Bruno Sperancini. Apaixonado pela velocidade, acabou se rendendo ao UTV. Bruno conquistou dois títulos (2012 e 2013) pelo Brasileiro de Rally Cross Country e foi vice-campeão em 2012 pelo Brasileiro de Rally Baja.

– Comecei no fim de 2011, logo após ser campeão Brasileiro nos quadris. Vi a chance de continuar no Rally Cross Country, competindo em alto nível e terminando as provas mais inteiro fisicamente. Hoje consigo me divertir competindo. Esta foi a principal razão – afirma o piloto.

A categoria é uma das que mais cresce no motociclismo nacional. Na última etapa do Brasileiro de Rally Baja, durante a etapa Rally Rota SC realizada neste mês de junho, 37 UTV’s bateram o recorde de inscrições.

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– Em todas as etapas estamos tendo uma média de pelo menos 30 UTV’s inscritos. É uma categoria em crescimento e que ainda tem muito potencial. Em breve devemos chegar a 50 UTVs por prova – afirma Adilson Kilca.

Atualmente existem duas fabricantes de UTV no Brasil: a Can-Am e a Polaris. A GS Motos, parceira do BRMX, é revendedora oficial da Polaris. Acesse o site deles aqui!

Os UTVs vieram dos quadriciclos. A estrutura, design e o motor são os mesmos, só que ganhou mais segurança com uma “gaiola” de proteção para o piloto.

– A base dele é de um quadriciclo só que foi adaptado para mais pessoas. A motorização é a mesma. Pilotos de motos que já estão mais veteranos e de quadriciclos estão migrando para a categoria, pois pode ser considerada segura. Os UTVs também estão trazendo de volta para as provas muitos pilotos que já haviam parado de correr – conta o chefe de equipe da Bike Box, José Koizuni, mais conhecido como Avê.

– Por propiciar a emoção de condução próximo de uma motocicleta, como a sensação do ‘vento na cara’, com a segurança da proteção tubular, o UTV hoje atraí pilotos de diversas categorias. Acreditamos que o UTV será a maior categoria do Rally em alguns anos e para isso é importante mantermos o baixo custo de preparação quando comparado com outras categorias off-road – destaca o diretor geral da Polaris América do Sul, Rodrigo Lourenço.

 

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Quadri é o irmão mais velho do UTV – Foto: Gustavo Epifânio / Fotoarena