A Unit Riders, marca australiana muito ligada ao BMX, lançou nesta quarta-feira, 16, durante a Aimexpo – feira do mercado duas rodas que acontece na Flórida, EUA – a FMX 250cc Carbon, moto especial para os praticantes de Motocross Freestyle.
O protótipo é construído praticamente 100% em fibra de carbono e titânio. Recebeu um motor KTM dois-tempos de 250cc, freios Brembo e uma estrutura totalmente inovadora, com quadro, balança, aros e cubos de fibra de carbono.
A moto pesa cerca de 72Kg e é muito fina, ergonomicamente desenvolvida para o piloto de FMX. Possui encaixes para as mãos sob o banco desenvolvidos para as manobras que já existem e as que ainda estão por vir.
Um fato curioso é que a moto não tem ponteira. O escapamento tem sua saída localizada por dentro da balança da moto.
Os fabricantes ainda não tem preço estimado nem previsão de quando chegará ao mercado e alegam ter construído o modelo pela paixão que a marca tem pelo esporte e por entender que não existia uma moto feita para esta finalidade.
– Os pilotos de freestyle jogam golf com um taco de Hoquei. Não existe uma moto feita para eles. Não existia – afirmou Paulo Everest, sócio proprietário da Unit Riders.