Tudo que você precisa saber sobre o Supercross de Paris 2019

Neste fim de semana, 9 e 10 de novembro, acontece o Supercross de Paris 2019, considerado o mais antigo e mais prestigiado evento internacional de supercross (antigamente conhecido pelo nome de Supercross de Bercy).

Também é uma das mais importantes provas realizadas nesta época de pré-temporada na Europa e nos Estados Unidos, sendo utilizada como “treino” por grandes nomes do esporte.

A seguir, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a edição 2019 deste importante evento.

 

Supercross de Paris 2019: vídeo oficial de lançamento

 

Formato de disputa

O formato da disputa segue o mesmo modelo do Monster Energy Cup. A única diferença é que os pilotos são divididos em duas categorias principais (ao invés de uma única categoria): SX1 e SX2.

No resto, é tudo igual: treinos livres e cronometrados e três baterias finais para cada categoria, no sábado e no domingo. Da soma destas baterias obtém-se o resultado geral do dia. E no domingo, o campeão de cada categoria.

Além disso, nos dois dias, antes das baterias finais, é disputado a Superpole da categoria SX1, que confere um ponto extra ao piloto mais rápido. Aliás, o sistema de pontuação também é o mesmo do Monster Energy Cup: vence quem somar menos pontos, sendo que cada ponto se refere à posição que o piloto finalizou na corrida, exemplo: 1º lugar 1 ponto, 2º lugar 2 pontos, e assim por diante.

 

Largada de uma das baterias da categoria SX1 na edição 2018 do Supercross de Paris

 

Programação e horários

Tanto no sábado, como no domingo, a programação noturna do Supercross de Paris começa com a Superpole da categoria SX1, e daí sucedem-se as baterias finais das duas categorias.

No sábado o “show” começa às 20h25 pelo Horário de Paris (16h25 no Horário Oficial de Brasília).

No domingo, a programação começa um pouco mais cedo: 15h25 pelo Horário de Paris (11h25 no Horário Oficial de Brasília).

No sábado, a largada da última corrida, a terceira bateria final da categoria SX1, acontece a partir das 23h07 pelo Horário de Paris (19h07 no Horário Oficial de Brasília).

No domingo, está mesma terceira bateria final da SX1 também encerra a programação, com largada prevista para às 18h07 pelo Horário de Paris (14h07 no Horário Oficial de Brasília).

Confira a seguir a programação noturna completa dos dois dias do evento, segundo o Horário Oficial de Brasília.

 

Sábado

16h: Cerimônia de Abertura

16h25: Superpole SX1

16h45: 1ª bateria SX2

16h53: 1ª bateria SX1

17h38: 2ª bateria SX2

17h48: 2ª bateria SX1

18h36: 3ª bateria SX2

19h07: 3ª bateria SX1

 

Domingo

11h: Cerimônia de Abertura

11h25: Superpole SX1

11h45: 1ª bateria SX2

11h53: 1ª bateria SX1

12h38: 2ª bateria SX2

12h48: 2ª bateria SX1

13h36: 3ª bateria SX2

14h07: 3ª bateria SX1

 

Transmissão ao vivo

Ainda desconhecemos se haverá transmissão ao vivo das corridas nos dois dias, bem como o horário em que elas começam, se são pagas ou gratuitas, mas ao que tudo indica, seguindo o modelo dos anos anteriores, as corridas devem sim ser transmitidas ao vivo, gratuitamente, na página oficial do evento no Facebook. Para acessar, clique neste link.

 

Brasileiro no evento

Pela primeira vez na história um piloto brasileiro irá participar do Supercross de Paris. Trata-se do gaúcho Enzo Lopes, que irá disputar a categoria SX2 com apoio da equipe Bud Racing Kawasaki.

 

Enzo Lopes será o primeiro brasileiro na história a disputar o Supercross de Paris

 

E aí, qual é a sua expectativa em relação ao desempenho e os resultados que o Enzo pode obter no evento? Vamos estar na torcida, e olha que legal a análise que o piloto Leandro Silva fez no vídeo a seguir:

 

 

Nomes de peso confirmados

Além do brasileiro Enzo Lopes, conforme citado no primeiro parágrafo desta reportagem, o Supercross de Paris é uma das mais importantes provas neste período de pré-temporada nos Estados Unidos e na Europa, sendo disputada por nomes de peso do esporte.

Para a edição 2019, está confirmada a presença de pilotos como Dylan Ferrandis, Chad Reed, Justin Barcia, Joey Savatgy, Malcom Stewart e Jeremy Martin, entre outros.

 

Francês Dylan Ferrandis estará correndo em casa neste fim de semana, durante o Supercross de Paris 2019

 

As ausências sentidas são Zach Osborne e Marvin Musquin, de início confirmados, mas posteriormente afastados por lesão.

Quem será o grande campeão? Para já começar a aquecer e sentir o gostinho do evento, confira no vídeo a seguir os melhores momentos da categoria SX1 na edição 2018, vencida por Jason Anderson.