Tri-campeão do AMA MX aposentado, Jeff Stanton agora curte a vida como fazendeiro nos EUA

||

stanton_chrisortiz
Jeff Stanton na corrida das lendas na última etapa do AMA Motocross – Crédito: Chris Ortiz

 

Jeff Stanton foi um dos pilotos mais bem sucedidos do motocross norte-americano no início dos anos 1990. Numa época em que o esporte começava a se consagrar como “business de verdade” nos EUA, ele brilhou e dominou o campeonato estadunidense. Conquistou o título da 250cc no AMA Motocross três vezes, em 1989, 1990 e 1992. Em 1994, se aposentou das pistas.

Após se aposentar, Stanton voltou ao local onde nasceu – Coldwater, Michigan – para, inicialmente, cuidar de uma fazenda da família. Mas quem disse que  conseguiu ficar longe do esporte por muito tempo? Logo começou a trabalhar na Honda como chefe de equipe e treinador. Lá permaneceu por mais de 10 anos, mas por passar muito tempo longe da família, resolveu que era hora de se afastar da rotina das corridas.

Quando foi anunciado a Corrida das Lendas na 12ª etapa do AMA MX, Stanton foi um dos primeiros a se inscrever. Com 47 anos, ele continua com uma ótima forma física e ainda pratica enduro (e motocross às vezes). Após a corrida que reuniu grandes nomes do passado, ele deu uma entrevista bem interessante ao site norte-americano Racer X sobre a sua aposentadoria, sua vida fora das pistas. É interessante notar como um grande piloto tem um outro mundo paralelo ao que estamos acostumados e acompanhar.

Confira!

 

O que você tem feito durante todo esse tempo?
Jeff Stanton: Estou muito ocupados, honestamente. Estou sempre envolvido com as coisas na fazenda. Estou focado em um negócio local, tenho certeza que as pessoas que me acompanham no Facebook já devem saber. Estava em um casamento com a minha esposa, e foi em um antigo celeiro. Quando estava dirigindo para casa, disse à minha esposa “querida, nós estamos perdendo tempo. Temos um celeiro ainda mais agradável que aquele”. Então, restauramos o nosso celeiro, com kitnet, suítes nupciais…

Então, Jeff Stanton agora tem um local que recebe casamentos e festas?
Jeff Stanton: Bem, sim. Está reservado quase todos os finais de semana e preenchemos nos dias da semana com aniversários e chás de bebê. Estou focando toda a minha energia nisso há um ano e meio. Está indo muito bem, temos uma pessoa que está lá todo dia para nós e estamos indo todo o final de semana para garantir que está tudo ok. Fica bem perto de casa, então se torna mais fácil. Se chama Stone Barn. E eu também crio veados e cervos, estamos na melhor época do ano (setembro, outubro e novembro). Os transporto e vendo, tudo isso me mantém ocupado.

Não tínhamos ideia que você estava fazendo essas coisas. Você ainda está correndo de moto?
Jeff Stanton: Sim, no meio de tudo isso eu e meu filho corremos às vezes em algumas provas e enduros locais. Mas para mim, é filhos, esposa, família e fazenda. Estamos aqui agora, mas assim que acabar temos este ou oito horas de viagem até o norte de Michigan para participar do Enduro Jack Pine, é a nona edição do evento, meu filho e meu sobrinho correram no ano passado, mas eu não pude, tive que levar minha filha ao Estado de Michigan para o primeiro ano de faculdade. Vai ser divertido!

Nunca pensei que Jeff Stanton praticaria enduro! Há quanto tempo isso vem acontecendo?
Jeff Stanton: Eu nasci e cresci andando pela mata. Nós sempre tivemos uma casa no norte de Michigan e eu andava à cavalo na floresta. É apenas uma parte de mim. Para ser sincero, ir à uma corrida de motocross não é nada divertido. Alguns jovens pensam em superar você e eu tenho que elevar o nível. Não quero levar o nível e sair da minha zona de conforto, entende? Então algumas voltas e o enduro é cada um por si e você acabando andando no próprio ritmo. Não tenho nada a provar pra ninguém, então é divertido de praticar. Você sabe como é, eles são divertidos e descontraídos e ficam felizes em ter você lá.

E você mencionou antes que sua esposa também está correndo?
Jeff Stanton: Sim, no próximo fim de semana faremos um enduro da família. Minha esposa gosta de correr, eu dei uma Honda 230F e ela vai participar na categoria feminina. É divertido, meus sobrinhos também vão, toda a família vai. Eu não faço necessariamente tudo certo no enduro, gosto de alinhar e ir no meu tempo fazendo as coisas. Mas é divertido ter minha mulher, meu filho e meus sobrinhos.

 

sarastantion_arquivopessoal
Sara, esposa de Jeff, com sua Honda 230F

 

Me conte um pouco sobre suas crianças…
Jeff Stanton: Minha filha se chama Siana, ela está no segundo ano da faculdade de veterinária no Estado de Michigan. Meu filho, Toren, está no colegial e acabou de fazer 16 anos. Ele é um grande jogador de futebol, e estamos na temporada. Então, também trabalhamos em torno disso. As coisas estão indo bem, minha esposa é da medicina, ela trabalha quatro dias por semana como assistente.

O que vocês estão plantando na fazenda da família agora?
Jeff Stanton: Agora estamos plantando vários legumes. Também estamos com mais de trezentas propriedades de repolho, tomate, couve. Saem milhares de coisas por semana. Ocupa muito o tempo! Estamos cultivando cerca de três mil propriedades e há sempre uma tonelada de coisas para se preocupar.

Sobre seu papel como treinador, é algo que pode acontecer novamente?
Jeff Stanton: Bem, eu não trabalhei com Justin (Barcia) no ano passado, mas fiquei com ele durante três anos. Mas toda essa coisa do celeiro e tal, quero gastar toda a minha energia e tempo com isso. Felizmente, deu certo. Você perde as corridas, mas pode ir aos eventos e fazer parte disso. Também estou feliz pela RCUs (Ricky Carmichael University) e fico envolvido com isso. Ainda falo com todos e tento me manter no esporte, mas tenho várias coisas acontecendo e é difícil estar 100% envolvido como treinador.