Time brasileiro para o Motocross das Nações 2013 segue indefinido

||

Thales Vilardi, o melhor brasileiro na MX2, deve ficar fora do MXoN 2013 – Foto: Mau Haas / BRMX

Apesar de o “prazo” já ter vencido, nenhuma equipe se pronunciou oficialmente sobre o convite da CBM aos pilotos Wellington Garcia, Thales Vilardi, Balbi Junior e Jean Ramos para representar o Brasil no MX das Nações 2013.

A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) havia pedido às equipes que “entregassem” suas decisões na quarta etapa do Brasileiro MX, em Aracaju, há duas semanas. Lá, nada foi divulgado, assim como em Salvador, no último fim de semana, quando aconteceu a quinta etapa do Brasileiro de Motocross.

De acordo com as informações colhidas pelo BRMX nos bastidores das duas etapas, a equipe Honda dirá “não” pelo segundo ano consecutivo. O time só teria interesse em levar seus pilotos para o MXoN se todos os três fossem Honda. Como a equipe vermelha tem somente dois brasileiros atualmente – Wellington Garcia e Thales Vilardi – teria que recorrer a um piloto satélite para a terceira vaga.

A X Motos do Brasil também deve optar pela “não ida” de Jean Ramos. A escuderia prefere focar seus investimentos na participação do paranaense no AMA Supercross de 2014. O investimento, segundo o próprio piloto disse em matéria aqui no BRMX, é quase o mesmo, e o retorno é muito maior no AMA SX.

Assim, Balbi Junior e a Pro Tork ficam “sozinhos” mais uma vez. O time paranaense já disse que banca a ida de seu piloto caso os outros dois atletas sejam igualmente competitivos. Se fala também que a Pro Tork estaria disposta a bancar a ida de todo o time, desde que pudesse escolher os atletas e colocá-los na pista com os equipamentos das suas marcas.

Neste caso, começa outra especulação para saber quem comporia o time junto com Balbi. Comecemos pelos que andam de Kawasaki. Dudu Lima? Hector Assunção? Quem sabe o próprio Jean Ramos, mas com equipamentos Pro Tork? Ou então a Yamaha colocaria seus pilotos, como fez ano passado? Marçal Müller, Anderson Cidade, Pipo Castro e Rafael Faria?

A CBM não se pronuncia oficialmente porque o desejo do presidente é anunciar o time, e não ficar fazendo convocações deliberadas como em 2012. Enquanto isso, a entidade tenta articular com as grandes marcas para que banquem a ida dos atletas brasileiros. Segundo Firmo Alves, quando ele tiver o “ok” de três pilotos, será feito o anúncio.

Fato é que até o momento o Brasil NÃO tem um time definido para o MXoN 2013, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, em Teutschenthal, na Alemanha, mas o presidente da CBM diz que a formação da equipe está \”mais adiantada que estava neste período no ano passado\”.