Tim Gajser erra, e título mundial é adiado. Veja os resultados da 16ª etapa da MXGP

GajserSat_MXGP_16_NL_2016
Gajser pode comemorar o título próximo fim de semana – Crédito: MXGP

 

Tim Gajser poderia ser campeão mundial antecipado neste domingo, 28, na 16ª das 18 etapas do Mundial de Motocross 2016. Tinha 99 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Tony Cairoli, e bastava somar um ponto a mais que o italiano para comemorar seu primeiro título na classe principal. Mas não deu.

O esloveno da Honda Gariboldi HRC sofreu na pista de Assen, na Holanda. Na primeira bateria, caiu diversas vezes e terminou apenas na 18ª colocação. E, para piorar, sequer conseguiu finalizar a segunda bateria após outro tombo que danificou sua moto. Assim, perdeu 34 pontos neste domingo e adiou a comemoração do provável título para a próxima rodada, que acontece em Charlotte, Estados Unidos, no dia 3 de setembro.

Agora Gajser segue na liderança, com 653 pontos – 65 a mais que Tony Cairoli. Para ser campeão, ele precisa terminar a próxima rodada com 51 pontos a mais que o segundo colocado. É questão de tempo.

 

Desalle comemora primeira vitória no ano

desalle_assen_mxgp
Clement Desalle venceu sua primeira etapa neste ano – Crédito: MXGP

 

O belga Clement Desalle ganhou a etapa neste domingo com 2-2 nas baterias. Foi a primeira vez que o piloto da Kawasaki subiu no lugar mais alto do pódio neste ano. Shaun Simpson venceu a primeira bateria e Antonio Cairoli ganhou a segunda prova do dia. Outro piloto que se destacou foi o holandês Glenn Coldenhoff, com 3-3 nas baterias.

 

Melhores momentos da 16ª etapa


Na MX2, Jeffrey Herlings voltou a competir neste fim de semana após três etapas ausente por causa de lesão. Voltou e fez 2-1 nas baterias para vencer na soma. O norte-americano Thomas Covington venceu a primeira bateria e terminou a rodada em sexto após resultado ruim na segunda bateria.

Vale ressaltar ainda a boa performance do espanhol Jorge Prado, que estreou oficialmente nos profissionais neste fim de semana. O garoto de 15 anos fez 11-2 nas baterias e subiu no terceiro lugar do pódio.

 

 

Resultados da 16ª etapa

MXGP – baterias somadas
mxgp_assen_baterias

 

MX2 – baterias somadas
mx2_assen_gp

 

 

Classificação do campeonato

MXGP
mxgp_classificacao2016

 

MX2
mx2_classificacao2016